1 / 11

Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia

Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia Professor-Willian Academico: José Antônio Alves da Silva. Democratização do ensino. O Ensino a partir da década de 1990. O Brasil quase universalizou o ensino fundamental.

quinta
Download Presentation

Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Faculdade Albert Einstein-FALBE • Curso-Letras • Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia • Professor-Willian • Academico: José Antônio Alves da Silva

  2. Democratização do ensino O Ensino a partir da década de 1990

  3. O Brasil quase universalizou o ensino fundamental Apartir da década de 1990,o Brasil quase universalizou o Ensino Fundamental,atingindo 97% das crianças entre 7 e 14 anos.

  4. Ponto para o país ,mesmo que isso tenha acontecido em grande parte pelos compromissos internacionais assumidos em Jomtien (1990) e Deacar (2000), e junto ao Banco Mundial.Mesmo assim, é uma conquista parcial:a qualidade do ensino não aumentou na mesma proporção do alcance.

  5. Pelo contrário. • Em 2003 ,55% das crianças da 4ª série não conseguiam ler textos , situando-se nas faixas críticas do sistema de avaliação da educação(saeb).Este mesmo indicador mostrava que, numa década ,as medidas gerais do saeb caíram 32 pontos.

  6. A rede Pública de ensino brasileira tem um tamanho gigantesco: 48,5 milhões de alunos,cerca de 87% das matrículas no ensino básico, que comreende o Funamental e o o Médio (apenas 23% dos alunos estão nas escolas particulares). Os três níveis de governo –federal, estadual e municipal- investem cerca de 4% do produto interno bruto (PIB) em educação.

  7. Com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica(Fundeb), a expectativa é que esse montante suba de 4,5% ,distante dos 6% que são necessários , segundo os especialistas em educação.Houve um esforço dos governos, desde a década de 1990, para incluir todas as crianças na escola, mas isso ainda é insuficiente.

  8. As estatisticas mostram, no entanto, que aumentou o número de pessoas adultas co Ensino Médio ou mais,entre 2002 e 2005:o percentual passou de 35,5 para 40,8. São saldos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat´sticas (IBGE) citados pela Organização Não-Governamental(ONG) Ação educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro,que desde o início do novo milênio, monitoram o indicador de.

  9. Analfabetismo Funcional (Inaf), mecanismos criado por eles para acompanhar a evolução dos estudantes brasileiros no domínio da língua e da abstração

  10. O inaf mostrou que há mais gente com mais anos na escola, mas isso não correspondeu à elevação do domínio das habilidades de leitura, de escrita e de matemática na mesma proporção.Em outras palavras , o aluno brasileiro ampliou o tempo nos bancos escolares sem que tenha melhorado sua capacidade de ler ,escrever e desenvolver operações matemáticas necessárias ao cotidiano. Como isso é possível!?

  11. Fonte: • Questões Sociais • Autor:Jô Azevedo • Desafios para o país • Editora Salesiana • Páginas:62,63 e 64

More Related