1 / 22

Educação para a Saúde e Sexualidade

EB 2,3 de Cabeceiras de Basto. Educação para a Saúde e Sexualidade. Ano Lectivo: 2008/2009. Toxicodependência. Trabalho elaborado por: Daniela 8º G Nº 9 Márcia 8º G Nº19. Disciplina: AP/TIC Professor: Armando Lemos. Introdução:.

Download Presentation

Educação para a Saúde e Sexualidade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EB 2,3 de Cabeceiras de Basto Educação para a Saúde e Sexualidade Ano Lectivo: 2008/2009 Toxicodependência Trabalho elaborado por: Daniela 8º G Nº 9 Márcia 8º G Nº19 Disciplina: AP/TIC Professor: Armando Lemos

  2. Introdução: Nós neste trabalho vamos falar sobre a toxicodependência. Vamos dizer quais os tipos de drogas que os Portugueses mais consomem e como são, e o que é a toxicodependência.

  3. O que é a toxicodependência ? A toxicodependência são pessoas que dependem das drogas e quase todas elas precisam de ajuda médica para conseguirem sair do consumo de drogas.

  4. As drogas: A droga é uma substância consumida por homens e mulheres que pode alterar todo o seu organismo. À medida que as pessoas a consomem, passam a viver em função dela, têm cada vez mais necessidade de aumentar as doses, ficam dependentes, isto é, tornam-se toxicodependentes. O uso das drogas altera o raciocínio, os sentimentos, o comportamento, provocando grandes e graves alterações também no aspecto físico, podendo levar à morte. As drogas mais conhecidas são: o Cannabis, a Cocaína, o Ecstasy, o GHB (ecstasy líquido) e a Heroína.

  5. São vários os motivos que levam as pessoas a drogar-se: o prazer, a curiosidade e acessibilidade (a droga vende-se por todo o lado: bares, discotecas, cafés, escolas, bairros…), a revolta, a falta de confiança em si mesmas, a pressão dos exames, os abusos e maus-tratos. Alguns indivíduos, sobretudo os mais jovens, começam a experimentar as drogas por influência dos amigos, outros apenas para se exibirem ou melhorarem a sua imagem. Todos eles começam na droga por alguma razão e, a maioria das vezes, com a ajuda de um grupo, o pior é quando querem sair dela; nessa altura, parece não haver ninguém que queira ajudar, parece que toda a gente só sabe criticar, parece que estamos completamente sós. O mundo e a vida deixam de nos interessar.

  6. Há algumas pessoas com ideias erradas sobre os que consomem drogas. Acham que vêm todos de meios pobres, de famílias com problemas e que já não existe solução para a maioria deles. Depois, há também as pessoas que acham que este tipo de problemas só acontece aos outros e que nunca lhes vai acontecer nada igual. A realidade é bem diferente! É bom que saibas que corres grandes riscos quando experimentas a droga. No entanto, se é esse o teu problema, conta que há sempre um familiar, um amigo ou até várias associações que te podem ajudar. O importante é querer sair da droga! O importante é pedir ajuda Há sempre alguém com quem podes contar!

  7. História das drogas A droga foi usada ao longo de vários anos para fins muito diferentes: em cerimónias religiosas, em sessões de meditação e na medicina. A classificação das diferentes drogas como lícitas ou ilícitas tem variado muito ao longo dos séculos. As ilícitas são aquelas cuja comercialização é proibida, porque provocam dependência física ou psíquica. As drogas lícitas são legalmente produzidas e comercializadas mas, em excesso, também podem provocar dependência. Muitas das drogas agora proibidas, como o Ópio, o Ecstasy, a Cannabis e o LSD, tiveram, no passado, um importante papel em termos medicinais, quando usadas controladamente. Alguns dos termos utilizados no mundo da droga são os seguintes: dependência (quando uma pessoa precisa tanto de uma droga que já não consegue viver sem ela), toxicodependente (usado para descrever uma pessoa que consome drogas), traficante (pessoa que vende droga) .

  8. Tipos de drogas Cocaína: A cocaína é uma droga psicoactiva que estimula, vicia, é extraída da folha da coca e se consumida por muito tempo provoca muitos problemas de saúde, como por exemplo: a aceleração do envelhecimento e danos cerebrais. Maconha: É uma droga derivada da planta Cannabis , um arbusto de cerca de dois metros de altura, de origem asiática, e que cresce em zonas tropicais e temperadas. É consumido injectado, inalado, e por via oral. Apresenta-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó.Ecstasy: Apresenta-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras ou em pó. Os seus efeitos surgem após vinte a setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas. Os efeitos físicos são taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldade em caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração ou dores musculares.

  9. Porque se consomem as drogas? Não se pode dizer que há uma única razão que leve ao consumo de drogas mas sim vários factores que podem influenciar o consumo . Estes factores podem ser individuais, sociais, familiares, ambientais e inerentes a cada substância.Existem diferentes formas de consumo com diferentes significados e as razões que levam as pessoas a experimentar uma droga são diferentes das razões que as levam a ficar dependentes.

  10. Tratamento Do pedido de ajuda ao regresso à autonomia, percorre-se o caminho do TRATAMENTO, numa parceria de responsabilidade mútua entre os que são capazes de prestar ajuda e aqueles que dela necessitam.Contactos:Departamento de TratamentoInstituto da Droga e da ToxicodependênciaPraça de Alvalade, nº. 7, 10º1700-036 Lisboa

  11. O álcool é uma droga O álcool apesar de ser legal, é uma droga, uma vez que tem efeitos no Sistema Nervoso Central. Em Portugal calcula-se que existam mais de meio milhão de alcoólicos crónicos.

  12. Fumar tabaco faz mais mal que fumar haxixe De um modo geral fuma-se haxixe misturado com tabaco, pelo que os efeitos da nicotina são acrescidos aos efeitos das diversas substâncias que compõem o haxixe.

  13. A Heroína é a droga dos pobres e excluídos. O consumo de Heroína atravessa todos os estratos sociais. As razões que estão na base dos consumos dependem fortemente de aspectos psicológicos, relacionais e outros.

  14. O haxixe: O haxixe pode provocar ataques de pânico, paranóia e mau estar.

  15. Todas as pastilhas são ecstasy (MDMA) Não é verdade. Um dos problemas do consumo de pastilhas vem do facto de não se saber que substâncias contêm. Investigações laboratoriais demonstram que a grande maioria das pastilhas não contêm MDMA (ecstasy) mas sim outras substâncias cujos efeitos podem ser inesperados e de difícil controlo.

  16. A Heroína dá paz de espírito e ajuda a resolver problemas. Mesmo que no início o consumo de Heroína possa aliviar as tensões internas, proporcionando bem-estar, a verdade é que esse consumo mais cedo ou mais tarde leva a estados de dependência e mau estar que podem desencadear uma série de problemas de âmbito pessoal e social.

  17. Quem consome drogas fá-lo porque tem problemas Mas o facto é que toda a gente tem os seus problemas, e por vezes graves, e a maior parte das pessoas não consome drogas. Muitos procuram nas substâncias um efeito “mágico” que lhes proporcione lidar com a realidade sem sofrimento. A verdade é que os problemas não desaparecem, as substâncias não resolvem nada e com o consumo de algumas substâncias os indivíduos perdem a capacidade de lidar com o real.

  18. Para largar as drogas basta ter força de vontade. A força de vontade ou a motivação é realmente uma condição indispensável para o início do tratamento. Contudo, é fundamental o acompanhamento técnico adequado para que a mudança seja duradoura.

  19. Tomar drogas provoca a Sida? Não é o consumo em si que provoca doenças como a sida e as hepatites, mas sim comportamentos associados aos consumos, como por exemplo a partilha de seringas, algodões, tubos ou qualquer material utilizado para o consumo, as relações sexuais desprotegidas e os contactos com sangue contaminado.

  20. Conclusão: Nós chegamos à conclusão que as drogas fazem mal à saúde e, que há vários tipos de drogas. É muito difícil deixar a toxicodependência.

  21. Bibliografia: Nós fomos buscar a informação à internet: www.Google.pt - A toxicodependência.

  22. fim

More Related