410 likes | 876 Views
Teologia da Missão. 1.1. Igreja = Missão. “ A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DA 144).
E N D
1.1. Igreja = Missão “ A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DA 144)
“A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai. A missão nasce do “amor original” ou da caridade do Pai, de quem o Filho é gerado e de quem procede o Espírito Santo”. (AG 2)
SER MISSIONÁRIA não é para a Igreja um privilégio, nem uma simples nota característica: É a sua própria razão de ser! Ela Existe para a missão. Foi fundada para isso. A Igreja deixará de existir sobre a terra quando esta missão estiver cumprida. Também não é mais Igreja aquela comunidade que perde seu elã missionário.
O QUE É MISSAO? Do latim “Mittere” = “Enviar” “Missus” = “Enviado” Missão: Incumbência - tarefa - obrigação - encargo - comissão especial - vocação.
DIVERSOS TIPOS DE “MISSÃO” Diplomática - de guerra - de paz - científica - religiosa. MISSAO NO SENTIDO RELIGIOSO Protagonistas: Deus e o homem
1.2. ORIGEM DA MISSÃO : A SANTÍSSIMA TRINDADE
1.2.1- A MISSÃO DO PAI : DEUS É AMOR Deus caritas est(1Jo4.8.16) Afirmar que Deus é amor, é dizer que ele não é “solidão cerrada”, mas é afirmar que Ele é “relação”. Transbordar, comunicar, relacionar, são caracteristicas do amor O amor de Deus que transborda, na teologia da Santíssima Trindade, é chamado de “amor fontal” “Deus amou de tal maneira o mundo, que lhe deu(transbordou) seu Filho único, para que todo o que n‘Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou seu Filho para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,16-17)
A origem, portanto, de toda ação salvífica, está no Pai. Os destinatários: os homens, o mundo, nós. O missionário é o enviado, o mediador, que sai à procura do destinatário. A missão = mediação salvífica (embora Deus possa falar diretamente aos corações). O Pai é oprimeiro interessado na salvação do mundo. “O vosso Pai que está nos céus não quer que se perca uma só destes pequeninos”(Mt,18,14) Por isso convida a pedir ao Pai para que como “Senhor da messe, envie operários “ (Mt. 9,37-38)
Todos, que continuamos a missão de Jesus na Igreja, temos que reconhecer no Pai, a origem de nossa missão. Nós somos missionários do Pai!
DEUS O PAI É SER PARA
“Filipe disse a Jesus: Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta. Jesus respondeu: Filipe, há tanto tempo estou convosco e na me conhece? Quem me viu, tem visto a Pai” Jo 14,9 “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Jo 14,6 Finalidade do envio do filho, na nossa carne (missão -encarnação): Restabelecer a paz ou a comunhão com Ele, e formar uma comunidade fraterna entre os homens: a UNIDADE “Pai, que TODOS sejam UM”. Jo 17
Cristo apresenta-se sempre como “enviado do Pai”. Se diz missionário ... “Saí de junto do Pai e vim ao mundo...” Jesus é o passo definitivo de Deus na história da salvação. “O Reino de Deus está no meio de nós” (Lc16,16) “Com seu sangue reconciliou-nos a todos e, na sua pessoa,deu-nos todas as bençãos”. (Ef 1,3-4) De fato, “O Pai ama o Filho e colocou tudo em suas mãos” (Jo. 3,3 5)
“A função da Igrejaé apenas realizar a missão de Jesus”. (AG 5) Jesus, no momento de nos dar o mandato missionário, proclamou solenemente que o Pai lhe tinha dado “todo o poder”(Mt 28,18) E na Igreja que envia, deixou este mesmo poder para enviar e participar de seu poder. Portanto, hoje, todo verdadeiro missionário só pode ser enviado pela Igreja - pelo Cristo - pelo Pai.
Jesus deu regras para fazer a missão. 1. Ser mediador - “Enviado como mediador entre Deus e os homens”. 2. Encarnar-se - “Andou pelos caminhos da verdadeira encarnação, para tornar os homens participantes da natureza divina; sendo rico, fez-se pobre...”. (2a Cor. 8,9) 3. Ser fiel - Jesus nada mudou, nem do plano, nem da doutrina recebida do Pai, apesar de provocar escândalos e divisões.
4. Evangelizar -Foi uma forma concreta com a qual Cristo realizou sua missão. “É necessário que anuncie o Reino de Deus em outras Cidades”.... “Porque para isso fui enviado...”(Mc1,38) Trata-se de uma evangelização feita de Gestos e Palavras, dirigida sobretudo aos pobres - anuncia a libertação de tudo que oprime o homem: pecado pessoal e social...
5. A Boa Nova é Ele Mesmo! - Acreditar n’Ele, enviado do Pai. “Não faço nada por minha conta, mas digo as coisas como me ensinou o Pai. E o que me enviou está comigo” (Jo 8,38) “A minha doutrina não é minha mas daquele que me enviou”(Jo 7,16)
O missionário também é enviado a pregar não a si mesmo, ou suas idéias pessoais, mas a pregar um Evangelho de que, nem ele (o missionário), nem ela (a Igreja), são donos absolutos para dele dispor a seu gosto, mas ministro para transmiti-lo com fidelidade. Os dois termos “transmissão e fidelidade” são importantes. (EN 4-15) “O que foi pregado uma vez pelo Senhor, ou o que nele se realizou pela salvação do gênero humano, deve ser proclamado e difundido até os últimos confins da terra” (AG 3)
6. Seu estilo ?-“Vida de pobreza, de serviço total, de perseguição, de aparente fracasso até a morte” (AG 5) “A Igreja é destinada a percorrer o mesmo caminho, a fim de comunicar os frutos da salvação dos homens” (LG 8) A redenção universal é obra da cruz: “quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim “(Jo 12,23)e “o discípulo não é maior que seu mestre” (Mt 10,24) No sofrimento é onde se cumpre a missão de Cristo e do missionário.
7. Cristo é também o centro e o objetivo de nossa atividade missionária. - “Ele é a verdade”.(Jo 14,6)Ele é o“Evangelho de Deus” (Mc 1,1) Portanto, não devemos somente anunciar as suas palavras, mas sobretudo a sua pessoa. Desua aceitação ou não, depende a nossa salvação.
“O mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Messias”. (I°discurso de Pedro, At 2,23). Por consequência “Convertei-vos e batizai-vos todos em nome de Jesus”. (At 2,36s) é o KERIGMA. São Paulo inaugurou sua pregação missionária dizendo: “Assim pois, fique bem claro, irmãos, que, por meio d’Este, se vos anuncia o perdão dos pecados; e de tudo aquilo que não pudestes ser libertados pela lei de Moisés, por este é libertado todo aquele que tem fé”. (At 13,38-29)
João Paulo II, na encíclica missionária Redemptoris Missio (RM) diz: “ A auto-revelação definitiva de Deus é o motivo fundamental pelo qual a Igreja é por sua natureza, missionária. Não pode deixar de proclamar o Evangelho, ou seja, a plenitude da verdade que Deus nos deu a conhecer de si mesmo “ (RM 5).
8. A missão de Cristo é universal. – “A evangelização deve também conter sempre, como base, centro e cume de seu dinamismo, uma clara proclamação de que Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, se oferece para a salvação de todos os homens”. (EN 27)
O FILHO É SER PARA
Jesus não deixou aos apóstolos um manual de missão, nem uma organização bem estruturada. Ele deixou o Espírito Santo que é o “protagonista da Missão “(RM 21) “O Pai envia-lo-á a vós em meu nome” (Jo 14,26..). E’ um dom de Cristo ressuscitado: “Recebei o Espírito Santo....” (Jo 21) Ao dar-lhes o mandato missionário “Ide e pregai ao mundo inteiro”, deu-lhes também outro mandato: “Primeiro esperai ser revestidos da força do alto” - “Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas até os confins do mundo”. (At 1,8)
Somente depois da vinda do Espírito Santo, no Pentecostes, os Apóstolos saem para todas as partes do mundo. (EN 75) A encíclica missionária Redemptoris Missio no cap. 3, diz que “o Espírito Santo é o PROTAGONISTA da missão.
Sem o Espírito Santo, a colaboração do homem na obra missionária não vale nada. “As técnicas de evangelização são boas; porém, nem as mais aperfeiçoadas, poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. Sem Ele, a dialética mais convincente nada consegue sobre o espírito dos homens. Sem Ele, os esquemas mais bem estruturados sobre bases sociológicas ou psicológicas, revelam-se depressa desprovidos de todo o valor” (EN 75)
O ESPÍRITO IMPÕE UM DINAMISMO No Antigo Testamento, o Espírito revela-se, com frequência, como “Ruah” , sopro-força que “reveste, enche, impulsiona” os enviados a fim de poderem cumprir a missão recebida . No Novo Testamento, a partir de Pentecostes, o espírito aparece como a força do missionário. Faz sentir seus imperativos missionários. Ex. a Pedro receoso, ordena: “Levanta-te, desce e vem com eles três pagãos sem duvidar, porque fui eu quem os enviou” (At 10,20)
No relato da conversão do primeiro pagão (At 10), o Espírito parece estar já em contato com aquele homem que segue a consciência, dá esmolas e..., a um certo ponto, o quer salvar levando-o a procurar o missionário (Pedro)... e a “escutar suas palavras, pelas quais será salvo ele e toda sua família”. “Se a Igreja ou os missionários não acudirem as missões, o Espírito, por caminhos conhecidos só de Deus, oferecerá a possibilidade aos não-cristãos de se unirem ao, mistério pascal” (GS 22a)
A Igreja de Antioquia: O espírito ordena: “Separai-me Barnabé e Saulo, para a obra que os chamei”. O Espírito Santo é uma pessoa concreta em continuo diálogo com o Apóstolo: “Levar-nos-á a verdade completa, recordar-vos-á o que vos ensinei”. (Jo 15,12s)
O “Ad Gentes” lembra: “Jesus, por meio do Espírito Santo, distribui os carismas para utilidade comum e inspira a vocação missionária” . O Espírito Santo predispõe também a se tomar a alma aberta e acolhedora da Boa Nova e do Reino anunciado; e leva a aceitar e compreender a Palavra da salvação (EN 75).
Neste caso, existirá de nossa parte, uma grave responsabilidade: será que poderemos nos salvar se, por negligência, por medo, por vergonha ou por idéias falsas, nos omitirmos de anunciá-lo? Porque isto significa sermos infiéis ao chamado de Deus, que, através dos ministros do Evangelho, quer fazer germinar a semente. (EN 80)
O ESPÍRITO SANTO É SER PARA
CONCLUINDO O Espírito Santo é a pessoa da Santíssima Trindade que dinamiza a Igreja, dá força a sua ação missionária no mundo. O missionário nada pode fazer sem o Espírito Santo. O sucesso está na unidade-colaboração com o Espírito Santo.
A MISSÃO É SER PARA