1 / 19

O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO

O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO. O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES. ISRAEL: UM ENCLAVE NO ORIENTE MÉDIO. ORIENTE MÉDIO: UMA QUESTÃO FAMILIAR. De Ur, na Caldéia vem Abrão - O grande Pai -. Caldéia antiga, Iraque de hoje. ABRÃO: ONDE TUDO COMEÇOU...

rafer
Download Presentation

O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO

  2. O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES

  3. ISRAEL: UM ENCLAVE NO ORIENTE MÉDIO

  4. ORIENTE MÉDIO: UMA QUESTÃO FAMILIAR

  5. De Ur, na Caldéia vem Abrão- O grande Pai -

  6. Caldéia antiga, Iraque de hoje

  7. ABRÃO: ONDE TUDO COMEÇOU... Abrão (Deus é exaltado/grande pai) é o homem com quem esse conflito árabe/judeu começou. Ele foi uma pessoa singular porque recebeu uma promessa muito especial de Deus, o Criador.

  8. Em Gênesis 12 lemos, então: "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra (Ur), da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (vv. 1-3).

  9. De Abrãopara Abraão O primeiro filho de Abrão nasceu da escrava Hagar, mas Ismael, nascido "segundo a carne" (Gálatas 4:23), não era o filho da promessa. Deus disse a Abrão: "Sarai, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaac; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência" (Gênesis 17:19).*De Abrão para Abraão (pai de multidão...) *De Sarai para Sara (princesa, senhora)

  10. A descendência Abraão/Isaac/Jacó (Israel) Os doze filhos de Jacó (Israel)passaram a ser a nação de Israel, quando Moisés os tirou do Egito. Mais tarde, Deus especificou que Davi, o descendente de Judá (daí advém o termo judeu) seria o ancestral do Messias (Salmos 89:3-4; Atos 2:30).

  11. A descendência de Ismael (Árabes) Assim como houve doze patriarcas em Israel (Gn 22.20), assim também Ismael, considerado o patriarca dos povos árabes, gerou também doze príncipes árabes.

  12. Os Beduínos (povos do deserto) O Clã e a Tribo Uma característica marcante na vida de Ismael era que ele seria como um “homem bravo” (ACF), “jumento selvagem” (NVI) (Gn 16.12). Ismael haveria de ser forte, selvagem e livre, desprezando a vida na cidade e amando a liberdade dos desertos.

  13. A SAGA DO PROFETA * Os grandes Impérios dos anos mil: - Império Romano do Oriente - Império Persa. * O Ano do Elefante: 570 d. C. nasce o Profeta Muhammad Ibn Abdulla (Maomé) - Uma infância tumultuada - Casamento feliz

  14. A DECADÊNCIA MORAL ABALA MAOMÉ • Antigas virtudes tribais em baixa • A ganância do comércio • O acúmulo de riqueza em Meca • Desigualdade social • A idolatria da Caaba O ANJO FALA A MAOMÉ - Recita! - Um mensageiro para a humanidade - Um primo de Cadija, cristão, o orienta

  15. PRIMEIROS CONVERSOS DE MAOMÉ - Seu primo Ali, filho de Abu Talib - Um rico mercador Abu Bakr - Um coraixita Omar Ibn Al-kattab - Outro coraixita Othman Primeira Lutas de afirmação - De Meca para Medina: a hégira (622). - A batalha do fosso: ódio/primos (627). - Leal a tribo - a morte de Maomé (632).

  16. OS CINCO PILARES DO ISLÃ 1º - Um único Deus e Maomé é seu profeta; 2º - Orar cinco vezes ao dia voltado para Jerusalém (Meca); 3º - Jejuar durante o Ramadã; 4º - Pagar a Zakat; 5º - Peregrinação a Meca, pelo menos, uma vez na vida. • Islã = submissão a vontade de Deus (Alá) • Muçulmanos = aqueles que se rendem • Ramadã = mês da revelação do Alcorão • Zakat = ajuda aos necessitados, 2,5% da riqueza pessoal

  17. A CRISE NA SUCESSÃO DE MAOMÉ - A tradição tribal de sucessão consensual - Os califas (sucessores) bem guiados - A crise de 655 d. C. (morte de Othman) - Ali, o primo do Profeta assume - Aisha, a viúva do Profeta, oposição a Ali - Muawiya e Damasco a nova capital - Hasan e suas noventa beldades - Husayn (680 d.C.) e o Xiat Ali - Os XIÍTAS e os SUNITAS.

  18. ISRAEL: UMA LONGA HISTÓRIA • O moderno Estado de Israel tem as suas raízes históricas e religiosas na Bíblia. • A revolta contra os romanos: diáspora em 122 d. C. – expulsão e dispersão dos judeus pelo mundo. • Século XX: A Liga das Nações concedeu ao Reino Unido o Mandato Britânico da Palestina após a Primeira Guerra Mundial, com a responsabilidade para o estabelecimento de "…tais condições políticas, administrativas e econômicas para garantir o estabelecimento do lar nacional judaico [...] e também para a salvaguarda dos direitos civis e religiosos de todos os habitantes da Palestina, sem distinção de raça e de religião… ".

  19. O SIONISMO E A CRIAÇÃO DE ISRAEL • O sionismo foi um movimento político surgido no século XIX que defendeu à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico. Uma das figuras do movimento sionista foi Theodor Herzl, jornalista judeu austro-húngaro, que publicou em 1896 O Estado Judeu na qual propõe a criação de um Estado para os judeus. • Em 1897, na Basiléia (Suíça) ocorreu a formação da Organização Mundial Sionista. Neste congresso se confirmou a opção da Palestina como local de fundação do estado judaico. • Após a segunda guerra mundial, sob a comoção do holocausto, a ONU aprovou a criação do Estado de Israel. Tal fato desencadeou uma série de guerras na região.

More Related