200 likes | 624 Views
O ORIENTE MÉDIO NO MUNDO. O ORIENTE MÉDIO EM DETALHES. ISRAEL: UM ENCLAVE NO ORIENTE MÉDIO. ORIENTE MÉDIO: UMA QUESTÃO FAMILIAR. De Ur, na Caldéia vem Abrão - O grande Pai -. Caldéia antiga, Iraque de hoje. ABRÃO: ONDE TUDO COMEÇOU...
E N D
ABRÃO: ONDE TUDO COMEÇOU... Abrão (Deus é exaltado/grande pai) é o homem com quem esse conflito árabe/judeu começou. Ele foi uma pessoa singular porque recebeu uma promessa muito especial de Deus, o Criador.
Em Gênesis 12 lemos, então: "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra (Ur), da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (vv. 1-3).
De Abrãopara Abraão O primeiro filho de Abrão nasceu da escrava Hagar, mas Ismael, nascido "segundo a carne" (Gálatas 4:23), não era o filho da promessa. Deus disse a Abrão: "Sarai, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaac; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência" (Gênesis 17:19).*De Abrão para Abraão (pai de multidão...) *De Sarai para Sara (princesa, senhora)
A descendência Abraão/Isaac/Jacó (Israel) Os doze filhos de Jacó (Israel)passaram a ser a nação de Israel, quando Moisés os tirou do Egito. Mais tarde, Deus especificou que Davi, o descendente de Judá (daí advém o termo judeu) seria o ancestral do Messias (Salmos 89:3-4; Atos 2:30).
A descendência de Ismael (Árabes) Assim como houve doze patriarcas em Israel (Gn 22.20), assim também Ismael, considerado o patriarca dos povos árabes, gerou também doze príncipes árabes.
Os Beduínos (povos do deserto) O Clã e a Tribo Uma característica marcante na vida de Ismael era que ele seria como um “homem bravo” (ACF), “jumento selvagem” (NVI) (Gn 16.12). Ismael haveria de ser forte, selvagem e livre, desprezando a vida na cidade e amando a liberdade dos desertos.
A SAGA DO PROFETA * Os grandes Impérios dos anos mil: - Império Romano do Oriente - Império Persa. * O Ano do Elefante: 570 d. C. nasce o Profeta Muhammad Ibn Abdulla (Maomé) - Uma infância tumultuada - Casamento feliz
A DECADÊNCIA MORAL ABALA MAOMÉ • Antigas virtudes tribais em baixa • A ganância do comércio • O acúmulo de riqueza em Meca • Desigualdade social • A idolatria da Caaba O ANJO FALA A MAOMÉ - Recita! - Um mensageiro para a humanidade - Um primo de Cadija, cristão, o orienta
PRIMEIROS CONVERSOS DE MAOMÉ - Seu primo Ali, filho de Abu Talib - Um rico mercador Abu Bakr - Um coraixita Omar Ibn Al-kattab - Outro coraixita Othman Primeira Lutas de afirmação - De Meca para Medina: a hégira (622). - A batalha do fosso: ódio/primos (627). - Leal a tribo - a morte de Maomé (632).
OS CINCO PILARES DO ISLÃ 1º - Um único Deus e Maomé é seu profeta; 2º - Orar cinco vezes ao dia voltado para Jerusalém (Meca); 3º - Jejuar durante o Ramadã; 4º - Pagar a Zakat; 5º - Peregrinação a Meca, pelo menos, uma vez na vida. • Islã = submissão a vontade de Deus (Alá) • Muçulmanos = aqueles que se rendem • Ramadã = mês da revelação do Alcorão • Zakat = ajuda aos necessitados, 2,5% da riqueza pessoal
A CRISE NA SUCESSÃO DE MAOMÉ - A tradição tribal de sucessão consensual - Os califas (sucessores) bem guiados - A crise de 655 d. C. (morte de Othman) - Ali, o primo do Profeta assume - Aisha, a viúva do Profeta, oposição a Ali - Muawiya e Damasco a nova capital - Hasan e suas noventa beldades - Husayn (680 d.C.) e o Xiat Ali - Os XIÍTAS e os SUNITAS.
ISRAEL: UMA LONGA HISTÓRIA • O moderno Estado de Israel tem as suas raízes históricas e religiosas na Bíblia. • A revolta contra os romanos: diáspora em 122 d. C. – expulsão e dispersão dos judeus pelo mundo. • Século XX: A Liga das Nações concedeu ao Reino Unido o Mandato Britânico da Palestina após a Primeira Guerra Mundial, com a responsabilidade para o estabelecimento de "…tais condições políticas, administrativas e econômicas para garantir o estabelecimento do lar nacional judaico [...] e também para a salvaguarda dos direitos civis e religiosos de todos os habitantes da Palestina, sem distinção de raça e de religião… ".
O SIONISMO E A CRIAÇÃO DE ISRAEL • O sionismo foi um movimento político surgido no século XIX que defendeu à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico. Uma das figuras do movimento sionista foi Theodor Herzl, jornalista judeu austro-húngaro, que publicou em 1896 O Estado Judeu na qual propõe a criação de um Estado para os judeus. • Em 1897, na Basiléia (Suíça) ocorreu a formação da Organização Mundial Sionista. Neste congresso se confirmou a opção da Palestina como local de fundação do estado judaico. • Após a segunda guerra mundial, sob a comoção do holocausto, a ONU aprovou a criação do Estado de Israel. Tal fato desencadeou uma série de guerras na região.