1 / 4

O contexto da fala

O contexto da fala. Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas . A fala tem sido vista na perspectiva da escrita e num quadro de dicotomias estritas porque predominou o paradigma teórico da análise imanente ao código. O contexto da fala.

remedy
Download Presentation

O contexto da fala

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O contexto da fala Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas. A fala tem sido vista na perspectiva da escrita e num quadro de dicotomias estritas porque predominou o paradigma teórico da análise imanente ao código. MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

  2. O contexto da fala HIPÓTESE As diferenças entre fala e escrita se dão dentro do continuum tipológico das práticas sociais de produção textual e não na relação dicotômica de dois polos opostos. MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

  3. O contexto da fala Concepção de língua Fenômeno heterogêneo, variável, histórico e social, indeterminado sob o ponto de vista semântico e sintático e que se manifesta em situações de uso concretas como texto e discurso. A língua se realiza essencialmente como heterogeneidade e variação e não como sistema único e abstrato. MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

  4. O contexto da fala ORALIDADE/LETRAMENTO (práticas sociais) ORALIDADE: primária/secundária LETRAMENTO: indivíduo letrado – eventos de letramento FALA/ESCRITA (modalidades de uso da língua) (aspectos sonoro e gráfico) FALA: forma de produção textual-discursiva para fins comunicativos na modalidade oral concepção oral e meio sonoro ESCRITA: forma de produção textual-discursiva para fins comunicativos de constituição gráfica (tecnologia) concepção escrita e meio gráfico MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

More Related