650 likes | 810 Views
BEM-VINDOS À 6ª SEMANA DA PÁSCOA!. Atos Apóstolos 18,9-18. João 16,20-23. Salmo 46. CANTO DE ENTRADA: O Senhor Ressurgiu! Aleluia! Aleluia! É o Cordeiro Pascal! Aleluia! Aleluia! Imolado por nós! Aleluia! Aleluia! É o Cristo, Senhor, Ele vive e venceu! Aleluia!
E N D
BEM-VINDOS À 6ª SEMANA DA PÁSCOA! Atos Apóstolos 18,9-18 João 16,20-23 Salmo 46
CANTO DE ENTRADA: O Senhor Ressurgiu! Aleluia! Aleluia! É o Cordeiro Pascal! Aleluia! Aleluia! Imolado por nós! Aleluia! Aleluia! É o Cristo, Senhor, Ele vive e venceu! Aleluia! 1- O Cristo Senhor Ressuscitou, a nossa esperança realizou; vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente!
ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo. TODOS:Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
ATO PENITENCIAL: 1- Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós! 2- Ó Cristo, nosso irmão, que conheceis nossa fraqueza, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós! 3- Senhor, Filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
PRESIDENTE: Deus, Pai misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna! TODOS:Amém!
ORAÇÃO DO DIA: PRES.: Ó Deus, fazei que a pregação do evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o vosso verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela vossa palavra. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!
l i t u r g i a D a P a l a v r a
1ª Leitura: (Atos dos Apóstolos 18,9-18) Leitura dos Atos dos Apóstolos. Estando Paulo em Corinto, uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”.
Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus. Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”.
E Galião mandou-os sair do tribunal. Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto.
Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!
salmo responsorial: (46) O Senhor é o grande Rei de toda a terra! (Bis)
salmo responsorial: (46) 1- Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra. O Senhor é o grande Rei de toda a terra!
salmo responsorial: (46) 2- Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado. O Senhor é o grande Rei de toda a terra!
salmo responsorial: (46) 3- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! O Senhor é o grande Rei de toda a terra!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (João 16,20-23) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, para entrar em sua glória!
EVANGELHO: (João 16,20-23) PRES.: O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PRES.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará;
Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada”. Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!
“Se vivemos as palavras de Jesus, seremos amados por ele e o Pai celeste fará morada em nós.”
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Obrigado(a), Senhor!
1- Pela perseverança e coragem de nossos ministros ordenados e leigos e dos agentes de pastoral. Obrigado(a), Senhor! 2- Por todas as pastorais e movimentos a serviço das comunidades.
3- Pela vida das crianças, esperança de renovação do mundo, e dos idosos, guias dos mais jovens no caminho da sabedoria e da felicidade. Obrigado(a), Senhor! 4- Pelos que exercem o poder com honestidade e pelas lideranças dos movimentos sociais.
5- Por todas as pessoas e povos que se abrem aos valores do evangelho. Obrigado(a), Senhor!
LITURGIA EUCARÍSTICA
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: 1- Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado, Senhor da Igreja,/ aqui trazemos as nossas ofertas. Vê com bons olhos, nossas humildes ofertas;/ Tudo o que temos, seja pra Ti, ó Senhor.
2- Vidas se encontram no altar de Deus,/ gente se doa, Dom que se imola. Vê com bons olhos, nossas humildes ofertas;/ Tudo o que temos, seja pra Ti, ó Senhor. 3- Irmãos da terra, irmãos do céu,/ juntos cantemos glória ao Senhor.
PADRE: Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançarmos os bens eternos. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA(III): (Prefácio - O Cristo Vivo, Nosso Intercessor) PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, mas sobretudo neste tempo solene em que Cristo, nossa Páscoa foi imolado.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA ( III): PADRE: Ele continua a oferecer-se pela humanidade e, junto de vós, é nosso eterno Intercessor. Imolado, já não morre; e, morto, vive eternamente. Unidos à multidão dos anjos e dos Santos, transbordando de alegria Pascal, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:
S A N T O: Santo! Santo é! Santo! Santo é! Deus do universo, ó Senhor Javé! (2x) • O Céu e a terra vos proclamam: GLORIOSO! Hosana! Hosana nas alturas! - Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana! Hosana nas alturas! Hosana! Hosana ao Rei!!!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (III) PADRE: Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda a parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito. TODOS:Santificai e reuni o vosso povo!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este Mistério. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
ANAMNESE: PADRE: Eis o Mistério da fé! TODOS:Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, anunciamos, Senhor, a vossa Morte, enquanto esperamos a vossa vinda!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua Paixão que nos salva, da sua gloriosa Ressurreição e da sua Ascensão ao Céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este Sacrifício de vida e santidade. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o Sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só Corpo e um só Espírito. TODOS: Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos Santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, (Santo ou Padroeiro) e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença. TODOS:Fazei de nós uma perfeita oferenda!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a Salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa, N..., o nosso Bispo, N..., com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, Dos vossos filhos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : (III) PADRE: Acolhei com bondade no vosso Reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós, saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. TODOS:A todos saciai com vossa glória!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (iII) PADRE: Por Ele dais ao mundo todo o bem e toda a graça. (Oração do Sacerdote): Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. TODOS:Amém!
P A I – N O S S O: Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome! Venha a nós o vosso Reino; Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu; O pão nosso, de cada dia, nos dai hoje; Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
EMBOLISMO: (Após o Pai-Nosso): PRESIDENTE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. TODOS:Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre!
ORAÇÃO DA PAZ: PRESIDENTE: Senhor, Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. TODOS:Amém!
PRESIDENTE: A paz do Senhor esteja sempre convosco! TODOS:O Amor de Cristo nos uniu!
canto de paz: - A paz esteja contigo! A paz esteja comigo! A paz esteja com ele, com ela e com todos os irmãos! (Bis) • Como Jesus pediu,/ como Jesus orou,/ como Jesus nos ensinou! • Paz! Paz! Paz na nossa Igreja! Paz na terra, em toda parte e assim seja! - Paz pra você, que tem Jesus no coração!/ Paz pra você, que é meu amigo e meu irmão! (2x)
cordeiro de deus: - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!