581 likes | 2.06k Views
EMOÇÃO, SENTIMENTO E AFETO. P rocessos emocionais são diferentes dos processos cognitivos, mas estão interligados. Nossa relação com o mundo não é só cognitiva, mas também emocional.
E N D
EMOÇÃO, SENTIMENTO E AFETO Processos emocionais são diferentes dos processos cognitivos, mas estão interligados. Nossa relação com o mundo não é só cognitiva, mas também emocional. Quando abordamos os processos emocionais surge o conceito de afeto, que é expresso através das emoções e os sentimentos. Por vezes confundem-se sentimentos com emoções, mas de certa forma são bem diferentes.
EMOÇÃO, SENTIMENTO E AFETO Os sentimentos são duradouros e fáceis de esconder. Já as emoções espontâneas e têm uma parte corporal (mãos suadas, agitação, choro, riso, melancolia…). As emoções são necessárias para comunicar, para nos adaptarmos a sociedade e assim conseguir sobreviver.
Ao contrário dos sentimentos, as emoções são muito difíceis de esconder, pois são corporais e espontâneas. As emoções são respostas adaptativas de nosso corpo. Quando enfrentamos desafios nossas emoções põem nossa atenção em foco e energizam nossas ações, todos os nossos sentidos entram em alerta, nosso coração acelera, apertamos o passo, etc.
As emoções são a mistura de: Ativação fisiológica (batimentos cardíacos acelerados) expressão de comportamento (acelerar o passo) Experiência consciente, incluindo pensamento (será que é um assalto?)
As emoções Alertam-nos para o perigo, portanto são essenciais para a sobrevivência do ser humano e, na verdade, o sistema límbico (estrutura cerebral associada às emoções) toma controle sobre nós quando nos encontramos em situações de perigo, ou possivelmente perigosas. Proporcionam-nos a hipótese de criar laços com os outros, desempenhando um papel importante na vida em sociedade; Influenciam a tomada de decisões; Alteram o nosso comportamento; Fornecem aos outros informações sobre o nosso estado interno; etc
As amídalas cerebelosas são grupos de neurônios que, juntos, formam uma massa esferóide de substância cinzenta situada no pólo temporal do hemisfério cerebral. Esta região do cérebro faz parte do sistema límbico e é um importante centro regulador do comportamento sexual e da agressividade. Este conjunto nuclear é também importante para os conteúdos emocionais das nossas memórias.
Emoções afetam nosso pensamento. A pesquisa neurológica mostra que vivenciamos a emoção antes da cognição. Emoções primária e universais: Alegria; medo; tristeza; ira; espanto; nojo Emoções secundárias - associadas as relações sociais: Vergonha; culpa
Emoção designa-se como: Um processo passageiro, desencadeado por um estimulo (externo ou interno); Opera a nível psíquico, inconsciente, e é difícil de verbalizar, no entanto, representa um poderoso meio de comunicação (expressão facial). Os animais também experienciam emoções, a diferença é que as emoções humanas têm como característica o modo como estão ligadas às ideias, aos valores, aos princípios e aos juízos complexos que só os seres racionais podem ter.
Sentimento É um processo mental relativamente estável, resultante da emoção. É um sentimento privado, diferente da emoção. O ser humano conscientemente interpreta, analisa, reflete seus sentimentos, isto é, constrói sentimentos, a partir deles mesmos.
Sentimentos (privados e duradouros) • Emoções (públicas e passageiras) Correlação Emoções/ Sentimentos
AFETO Falar de afeto é falar de relação. Implica em troca. Nas relações afetamos os outros e somos afetados por eles. Os afetos que se estabelecem constroem a matriz da nossa vida pessoal. Podem ser expressos por ódio ou amor. Nossa sobrevivência psicológica funda-se nas relações interpessoais