1 / 13

Virgem das Três Mãos

Virgem das Três Mãos.

rivka
Download Presentation

Virgem das Três Mãos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Virgem das Três Mãos

  2. “Eu não venero a matéria, mas o criador da matéria, que se fez matéria por mim e se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação através da matéria”. (São João Damasceno)A bela cidade de Damasco (Síria) pelo ano de 675 torna-se o berço natalício de um de seus mais ilustres filhos e também aquele que levaria o seu nome a todos os continentes: João Damasceno (de Damasco).

  3. Seu nome de batismo era João Mansur. Seus pais eram árabes cristãos, e gozavam de muito prestigio na cidade, além de uma confortável situação financeira.O pai de João era muito estimado entre os Sarracenos, que naquela época eram senhores do país, essa estima estendia-se também ao filho. Por muito tempo pai e filho serviram como ecônomos do califa de Damasco e por ocuparem cargos tão importantes desfrutavam de inúmeros privilégios.

  4. Nessa época Damasco já estava dominada pelos árabes mulçumanos, e que acabavam de conquistar também a Palestina. Por esse tempo o convívio entre as duas religiões era pacifico.João Mansur, jovem e brilhante, com sua inteligência e lealdade tornou-se o conselheiro e amigo do califa. Com o passar do tempo o coração de João Mansur inquietou-se e o nosso jovem trocou o alto posto em Damasco pela vida monástica da comunidade religiosa de São Sabas, na Palestina.

  5. Foi ordenado sacerdote e desde então se dedicou a penitencia e aos estudos das sagradas escrituras, no recolhimento e no silencio. As únicas vezes que saia do mosteiro, era para pregar na Igreja do Santo Sepulcro. Suas homilias, sempre repassadas em defesa da fé e da doutrina, eram depois distribuídas para outras dioceses. Tornou-se muito respeitado entre o clero e o povo, e foi a convite do bispo de Jerusalém, João V que ele participou do Concilio Ecumênico de Nicéia.

  6. Foi durante o concilio, um defensor da posição da Igreja contra os hereges iconoclastas.Escritor incansável, reconhecido por sua humildade e simplicidade, tornava-se um leão em defender a verdade, suas obras mais importantes são:

  7. “A Fonte da Ciência”, “A Fé Ortodoxa”, “Sacra Paralela”, e “Orações sobre as Imagens Sagradas”, onde defende o culto das imagens nas Igrejas, contra o conceito dos iconoclastas. Foi por causa deste último livro que João Damasceno foi perseguido e preso pelos hereges.

  8. Seus inimigos conseguiram lançar dúvidas no coração do Califa a respeito da lealdade de João para com ele. O Califa de Damasco cheio de ódio, por achar-se traído, ordena que a mão de João Damasceno seja decepada e exposta ao público.

  9. Impedido de escrever, João Damasceno, em lágrimas e súplicas, implora a intercessão da Virgem Maria para que tenha sua mão restituída e assim continuar defendendo a Sã Doutrina, através de seus escritos. No dia seguinte, a mão estava recolocada no lugar.

  10. Em reconhecimento e gratidão a Virgem Maria, João Damasceno comprou prata, com a qual mandou esculpir a mão em posição de súplica e agradecimento. Colocou-a na parte inferior de um ícone da Virgem Mãe, que passou a ser chamada de a: Virgem das Três Mãos.

  11. É a padroeira dos injustamente acusados e condenados e é uma devoção conhecida na Estônia. Tão logo o Califa soube do acontecido, reconhecendo a intervenção divina na defesa de João Damasceno, pediu-lhe perdão e a paz voltou a reinar.

  12. Roguemos a Virgem Mãe que nos ajude sempre a testemunhar a fé e a verdade e que São João Damasceno nos inspire a viva confiança na Justiça Divina.Amém.

  13. Texto – São João Damasceno – Música – Ave Maria F. P. Toste – imagens – Google Formatação – Altair Castro 19/01/2013

More Related