560 likes | 1.71k Views
UNIDADES DE MEDIDAS, PADRÕES E CONVERSÃO ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS GRANDEZAS FÍSICAS. Unidades de Medida. Por muito tempo o mundo conviveu com medidas imprecisas baseadas em dimensões variáveis como partes do corpo, por exemplo, braça, pés, palmos.
E N D
UNIDADES DE MEDIDAS, PADRÕES E CONVERSÃO ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS GRANDEZAS FÍSICAS
Unidades de Medida Por muito tempo o mundo conviveu com medidas imprecisas baseadas em dimensões variáveis como partes do corpo, por exemplo, braça, pés, palmos...
Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Ela consistia na distância do cotovelo até a ponta do dedo médio do faraó.
O palmo também era muito utilizado pelos povos egípcios, essa medida consistia na utilização de quatro dedos juntos e correspondia à sétima parte do cúbito. Hoje o palmo ainda é utilizado em medições caseiras, é medido pela distância em linha reta do polegar ao dedo mínimo.
Algumas unidades ainda são utilizadas por determinados países até os dias atuais. A Inglaterra e os EUA utilizam a jarda como medida de comprimento. Essa medida consiste na distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado. Nos jogos de futebol, a jarda é utilizada nos momentos em que o juiz precisa marcar a distância entre a bola e a barreira, para isso ele faz a medição contando passos, que é a medida aproximada de 1 jarda ( 0,91m)
Enquanto o Brasil utiliza como medida de comprimento padrão o metro, os Estados Unidos utiliza a milha. Temos que 1 milha corresponde a, aproximadamente, 1,609 metros. A polegada é uma unidade de comprimento utilizada no Brasil em casos isolados, mas é muito usada em países como a Inglaterra, e sua medição possui uma relação com o centímetro, de forma que 1 polegada corresponde a 2,54 centímetros.
Na aviação verificamos uma unidade usada na determinação de altura, opé. Quando um avião precisa informar a sua altura ele utiliza essa unidade comunicando aos passageiros e informando a torre de comando a sua altitude correta. Por exemplo, um avião que se encontra a 10.000 pés de altitude está a 304.800 cm, que corresponde a 3048 metros. Dizemos que 1 pé corresponde a 30,48 centímetros.
Unidades de Medida Com o tempo e o avanço do comércio, isso tornou-se um problema já que a imprecisão trazia prejuízo a uns e benefício a outros, então, em 1789 o governo francês solicitou à Academia de Ciências da França que elabora-se um sistema de medidas que padronizasse as mensurações e, então, criou-se, inicialmente, o metro, o litro e o quilograma como o Sistema Métrico Decimal. Posteriormente outras medidas foram implantadas e, então criou-se o Sistema Internacional de Medidas ( SI ).
Unidades de Medida Ditas oficiais: aquelas que constam no Sistema Internacional de Medidas, facilitando a mensuração; SI estabelece prefixos para indicar múltiplos ou submúltiplos das unidades; Cada prefixo tem um nome, valor e símbolo, como apresentado na tabela ao lado
Conversão Entre unidades iguais - Valor com prefixo para valor sem prefixo Substituí-se o prefixo pelo seu valor correspondente multiplicando-o pela unidade - Valor sem prefixo para valor com prefixo Considerando-se 10^0 = 1 tem-se que: 6,8 m ? Km 6,8 m = 6,8 . 1m = 6,8 . 10^0 m = 6,8.10^-3 . 10³ = 6,8.10^-3 km - Valor com prefixo para valor com prefixo Através do fator de conversão, expresso em fração, por exemplo: 1kg = 1000g Então, 1kg/10³g e 10³g/1kg A partir dos fatores, multiplica-se por outros fatores que permitam a anulação da unidade original, obtendo-se a pedida.
Entre diferentes unidades Só é possível a partir do valor de equivalência, por exemplo: 1 pol = 2,54 cm Assim, 36 pol = 36. 2,54 cm = 99,06cm
AlgarismosSignificativos Primeiramentediferenciemosnúmero de algarismos: 632.984 é um númerocompostopor 6 algarismos Assim, têm-se poralgarismossignificativosaquelesalgarismosquecompõe um número e quecontribuiparasuaexatidão, porexemplo: 17,200 : possui 5 algarismossignificativospoisos 0 reforçam a precisãonumérica 86 : possui 2 algarismossignificativos 46,1001 : possui 6 algarismossignificativos 04,67: possui 3 algarismossignificativos, jáque zeros posicionados à esquerdanãoforcecemnenhumaprecisãonumérica
Algarismos Significativos Os algarismos significativos de um número são os dígitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito (0 ou não) caso haja uma vírgula decimal. Exemplos: • 7600 ou 7,6 x 10^3 (2 algarismos significativos) • 7600, ou 7,600 x 10^3 (4 algarismos significativos) • 76.050 ou 7,605 x 10^4 (4 algarismos significativos) • 0,076 ou 7,6 x 10^-2 (2 algarismos significativos)
AlgarismoDuvidoso O últimoalgarismosignificativo, contado-se daesquerdapara a direita é ditoalgarismoduvidoso, vejamos o porquê: Quando se mede o crescimentoemlarguraouestatura de umaplanta e, mensura-se umaalturaequivalente a 1,56m e umalarguraoberva-se entãoque 1,56 : possui 3 algarismossignificativossendo o 6 o duvidosojáquemesmomedindo-se com o mesmoaparelho e emseguidapode-se encontrar 1,54, porisso, diz-se queemestatura a plantaapresenta 1,55m
Arredondando Quando o número possui muitos algarismos decimais, por conveniência, arredonda-se. O arredondamento, para não tornar-se algo discrepante, segue algumas normas quanto ao algarismo duvidoso e o último algarismo significativo: • Algarismo duvidoso < 5 subtrai-se 1 unidade ao último algarismo significativo • Algarismo duvidoso > 5 acrescenta-se 1 unidade ao último algarismo significativo • Algarismo duvidoso = 5 ou algarismos à direta = 50 se algarismo anterior for par, não se altera, se ímpar, acrescenta-se 1. • Algarismos á direita 51 a 59 acrescenta-se um ao anterior.
Grandezas Físicas • Grandezas Físicas Quando queremos medir ou avaliar um fenômeno, recorremos as grandezas que expressem quantitativamente o ocorrido. Estas variáveis recebem o nome de Grandezas Físicas. Podemos classificar grandezas físicas de duas maneiras: - Natureza de sua existência; - Grau de complexidade.
Grandezas Físicas • Natureza: Grandezas escalares ou vetoriais Uma grandeza é considerada escalar quando precisa apenas de um valor numérico e uma unidade de medida, exemplo: - Tempo, não precisamos de nada alem do valor numérico e a unidade de medida para definir claramente o tempo; 15 segundos, 10 dias, 17 horas.
Grandezas Físicas • Natureza: Grandezas escalares ou vetoriais Uma grandeza é considerada vetorial quando precisa de um valor numérico, unidade de medida e sua direção e sentido, exemplo: - Espaço, podemos dizer que um carro se deslocou 1 km mas para onde? A resposta é a direção e o sentido por exemplo: em uma pista horizontal a minha direita, com essas informações fica claro e evidente para onde o o automóvel se deslocou.
Grandezas Físicas Tabela de grandezas físicas importantes, classificadas como escalares e vetoriais:
Grandezas Físicas • Complexidade: Grandezas Fundamentais e Derivadas As grandezas fundamentais são aquelas que podem ser medidas diretamente, como por exemplo: - Massa; - Comprimento; - Tempo. As grandezas derivadas são aquelas que obtemos a partir das grandezas fundamentais, como por exemplo: - Densidade; - Aceleração; - Potência.