60 likes | 194 Views
Team B3. Ricardo Maurício / Helena Lança. Escola Básica 2/3 ciclos de Vale de Milhaços. Vale de Milhaços - Setúbal. 7. 9ºano - Ciências Físico - Química.
E N D
Team B3 Ricardo Maurício / Helena Lança Escola Básica 2/3 ciclos de Vale de Milhaços Vale de Milhaços - Setúbal 7 9ºano - Ciências Físico - Química
Este projecto consiste num carrinho solar que utiliza a tecnologia de conversão eléctrica da energia solar, também designada por energia solar fotovoltaica. Ensaio da exposição dos painéis solares no carro. Espaço de carga.
Planificação: Inicialmente tivemos várias ideias para o modelo e design deste carro, algumas das quais aqui apresentamos, tendo sempre em consideração o regulamento geral, seguindo as características apresentadas, tais como: as dimensões, o sistema de direcção, a selecção de materiais, o módulo fotovoltaico e estrutura de suporte, interruptor on/off, chassis, espaço de carga, autocolantes informativos, motor, rodas e cabine do condutor. Utilizamos para a estrutura do carro decidimos usar wallmate, pois é um material leve e resistente. No início começamos a testar o carro em cerca de 6 painéis solares, actualmente temos 16. Temos ligações em paralelo e em serie em simultâneo. Desmontamos2 desktop, 3 impressoras e 1 portátil. (Todo este material estava completamente estragado e iria para o lixo) Ensaio da ligação dos painéis solares.
Envolvimento dos alunos nas decisões: Foram tomadas varias decisões as quais foram discutidas e decididas por todos os membros do grupo em conjunto. Fontes de informação utilizadas: http://www.cienciaviva.pt/ralisolar/ http://forum.zwame.pt/ http://forum.electronicapt.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar Livro:“ Como funciona 300 aparelhos e máquinas “ , livraria Bertrand; livro Electricidade Básica, Escola Tecnologias Navais da Armada. Dificuldades e decisões: Encontrar um motor equilibrado entre força e potência; escolher o melhor tipo de rodas para o nosso carro (decidimos utilizar rodas de borracha e de esponja). Após termos contactado alguns aeromodelistas tivemos conhecimento da existência de rodas com esponja que nos permitiriam obter um baixo peso, na ordem dos gramas (este material não estava a ser utilizado e iria para o lixo comum, logo decidimos recicla-lo). Também optámos pela utilização de rolamentos diminutos de modo a diminuir o atrito. Após uma procura exaustiva acabámos por encontrar o que pretendíamos através do desmantelamento de computadores e acessórios de videotape. Tempo de execução do projecto: Oitenta e sete dias. Colocação dos painéis solares no carro.
Divulgação do projecto na escola/comunidade: (apoio dos professores, pais, outros) Projecto divulgado a nível da biblioteca da escola e Atelier da Oficina da Matemática. Com o apoio de alguns pais conseguimos dar início ao nosso projecto. Recebemos um painel solar da Ciência Viva, os restantes foram-nos cedidos pela Câmara Municipal. Utilizamos vários conceitos e matérias relacionadas com a disciplina de Ciências Físico-química . Algumas das quais foram: circuitos em serie e em paralelo; corrente eléctrica continua e alternada; diferenças de potencial; intensidade da corrente; materiais condutores da corrente; inércia; atrito e várias leis da física. Dado o curto espaço de tempo que houve entre a proposta deste projecto e a necessidade de o concretizar, não houve oportunidade de efectuar a divulgação fora do meio escolar , por enquanto, deste projecto. Elaboração do chassis. O nosso motor e rodas dentadas . Teste de motores e rodas.
Ficha técnica Professores coordenadores: • Ricardo Maurício • Helena Lança • Ana João Martins Alunos: • Ana Rita Quaresma • Guilherme Chambel • Lara Norte • Miguel Fragoso • Pedro Rafael Martins Apoio Técnico: - António Chambel Carro solar Nosso Símbolo (B3).