1 / 14

Sal da Terra e Luz do Mundo

Sal da Terra e Luz do Mundo. Bem-Aventurados. No ano litúrgico A, que estamos celebramos, o evangelho de Mateus será nosso companheiro. Mateus apresenta cinco longos discursos, nos quais ele junta "ditos" e ensinamentos proferidos por Jesus em várias ocasiões e contextos.

ryann
Download Presentation

Sal da Terra e Luz do Mundo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sal da Terra e Luz do Mundo Bem-Aventurados

  2. No ano litúrgico A, que estamos celebramos, o evangelho de Mateus será nosso companheiro. Mateus apresenta cinco longos discursos, nos quais ele junta "ditos" e ensinamentos proferidos por Jesus em várias ocasiões e contextos.

  3. Escrevendo aos judeus, desejava mostrar nesses cinco discursos a NOVA LEI, destinada a substituir a antiga Lei, dada ao Povo por meio de Moisés e escrita no Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia). No domingo passado, iniciamos o Primeiro: o Sermão da Montanha, cuja introdução são as BEM-AVENTURANÇAS. (Na liturgia, ficou substituído, pela festa da apresentação do Senhor);

  4. Hoje continuamos o Sermão da Montanha. JESUS mostra, mediante 2 símbolos, o compromisso no Reino de Deus: ser: SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO. A1ª Leituraapresenta as condições para ser Luz. Não basta o cumprimento de ritos estéreis e vazios, precisa o compromisso concreto que leva o homem a ser um sinal do amor de Deus no meio do povo.(Is 58,7-10)

  5. A 2ª Leitura avisa que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo. (1Cor 2,1-5) No Evangelho, Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo". (Mt 5,13-16)

  6. Para que serve o Sal? - Para dar SABOR à comida e CONSERVAR os alimentos... O que o Sal é para a comida, o cristão deve ser para o irmão: * Tornar a Religião apetitosa e agradável... Ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com seu entusiasmo, seu otimismo, sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem. * Ser um elemento que preserva o mundo de hoje da corrupção...

  7. - Sua PRESENÇA na comida é discreta, mas atua eficazmente. O sal se dissolve nos alimentos e se perde em agradável sabor. * Assim o cristão: Ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável. - O Sal jamais PERDE A QUALIDADE de sal... * Os cristãos podem fazer o sal perder seu sabor: tirando o sabor da mensagem de Jesus, das exigências do evangelho... O que fazer deles? "De nada mais serve senão ser jogado fora".

  8. E Cristo reforça a verdade, ilustrando com outra figura: "Vós sois a LUZ DO MUNDO". + O que é a Luz para nós? Sinal de vida, de calor, dinamismo, trabalho... - Na Bíblia: a Luz tem um significado muito rico...: * Na Criação: A Luz recorda o 1º ato do Criador... * No Êxodo do Egito, a Coluna de fogo guiava o povo para a Terra Prometida. * Isaías: O Servo de Javé: "Luz das nações".

  9. * Jesus: "Eu sou a Luz do Mundo"... A Luz por excelência é o esplendor do Pai... É a Luz que dá sentido à vida, à dor e à própria morte... - E Cristo não quer ser Luz sozinho: Por isso, nos convida a também nós sermos LUZ:

  10. + Para que serve a Luz? - Para mostrar o caminho... as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos... * O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade... - Para iluminar os objetos, não para ser olhada em si mesma... nem para ficar escondida... * Cristão não a "Luz", mas um "reflexo da Luz", que mostra as coisas bonitas que a ação de Deus realizou em nós.

  11. "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (Mt 5,16) Jesus ensina que os homens devem enxergar "as boas obras" e glorificar o Pai (não a nós).

  12. + Ninguém é Luz por si próprio: é ligado a uma FONTE geradora: * Como a Lâmpada depende do Gerador, assim nós dependemos do gerador que é Cristo para iluminar. E iluminamos na medida em que estivermos ligados ao Senhor. Essa união se faz pela meditação da palavra de Deus, pela comunhão eucarística e pela oração

  13. Essa é a nossa Missão: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo... SAL que preserva da corrupção e dá gosto das coisas de Deus... LUZ que ilumina e se consome a serviço dos irmãos, iluminando o caminho que leva ao Pai... Se não, seremos INÚTEIS jogados fora... Peçamos a Deus muita LUZ para compreender essa missão e muita FORÇA para sermos de fato: Sal da Terra e Luz do Mundo... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 09.02.2014

  14. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Sal da Terra Pe. Zezinho Paulinas COMEP http://www.buscandonovasaguas.com

More Related