1 / 11

Introdução à Filosofia Aula 10

Introdução à Filosofia Aula 10. Invenção Política, origem e finalidade da vida política Professora Edna Ferraresi. A invenção da política O surgimento da cidade .

saad
Download Presentation

Introdução à Filosofia Aula 10

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução à Filosofia Aula 10 Invenção Política, origem e finalidade da vida política Professora Edna Ferraresi

  2. A invenção da política O surgimento da cidade Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma ,há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política: 1º é a forma da propriedade da terra; 2º o fenômeno da urbanização; 3º o modo de divisão territorial das cidades.

  3. Luta das classes pedia uma solução Essa solução foi política. Transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.

  4. Chefes Políticos 1º - legisladores: a) introduziram uma divisão no território das cidades; b) diminuir o poderio das famílias ricas agrárias que eram os artesãos e comerciantes urbanos ricos. c) satisfaziam a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres.

  5. Quem nascesse num demos = povo ou numa tribo, independentemente de sua situação econômica, tinha assegurado o direito de participar direta ou indiretamente das decisões da cidade.

  6. Os principais traços da invenção da política • Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque: • Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família, separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante. • Separaram a autoridade militar do poder civil, subordinando a primeira ao segundo.

  7. Criação do Erário Criaram a instituição do erário, dos bens e recursos que pertencem a sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos o que deveria impedir a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes. Criaram o espaço político ou espaço público a Assembleia grega e o Senado romano. Possuíam direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões, defendiam seus interesses, deliberavam em conjunto e decidiam por meio do voto, revogar uma decisão tomada.

  8. Gregos e romanos tornaram a política inseparável do tempo e também conceberam ação ligada a noção do impossível . Com isso, não só conceberam e praticaram a política como ação humana, como também inauguraram a ideia e a prática da criação continua da realidade social ou de sua transformação isto é a história.

  9. O significado da invenção da política A política é inventada de um modo que, a cada solução encontrada, um novo conflito ou uma nova luta podem surgir, exigindo novas soluções. Em lugar de reprimir os conflitos de tal modo que o fracasso nesse trabalho é a causa do uso da força da violência. A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República Romana Fundaram a ideia e a prática da política na cultura ocidental.

  10. Motivo Eis por que os historiadores gregos, quando a Grécia caiu sob o domínio do Império de Alexandre da Macedônia, e os historiadores romanos, quando Roma sucumbiu ao domínio do império dos césares, falaram em corrupção de decadência da política na cultura ocidental. Para eles, o desaparecimento da pólis e da res publica significava o retorno ao despotismo e o fim da vida política propriamente dita.

More Related