1 / 1

O Filme Clube da Luta e as Obras Cinematográficas

O Filme Clube da Luta e as Obras Cinematográficas. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, CURSO DE SERVIÇO SOCIAL , CAMPUS REGIONAL DO VALE DO IVAÍ/IVAIPORÃ-PR AUTORES: ANTONIO MARCOS DA SILVA MAZZO E MARIANA MARTINS LOURENÇO DOS SANTOS.

salim
Download Presentation

O Filme Clube da Luta e as Obras Cinematográficas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Filme Clube da Luta e as Obras Cinematográficas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, CURSO DE SERVIÇO SOCIAL , CAMPUS REGIONAL DO VALE DO IVAÍ/IVAIPORÃ-PR AUTORES: ANTONIO MARCOS DA SILVA MAZZO E MARIANA MARTINS LOURENÇO DOS SANTOS. ORIENTADORA Profª. Drª.: ELIZETE CONCEIÇÃO SILVA Email: elizetecsilva2007@gmail.com ou mazzoivp@hotmail.com A obra cinematográfica serve de instrumento metodológico de ensino, discussão da realidade social e abre espaço à subjetividade. O espectador retorna às suas vivências individuais e coletivas, suas representações, sentimentos e lembranças vem à tona, o que o torna um instrumento de produção do conhecimento, desvinculando-o da ótica de entretenimento. As imagens, a trilha sonora e as cores contribuem para despertar outros olhares e interpretações à cerca das temáticas abordadas. Torna-se possível elaborar novas formas de pensar, o que contribui para a aceitação da diversidade e beneficia o convívio social. Ao constatar que existem outras maneiras de se pensar e agir, tem-se possibilidade de desenvolver o respeito as diversas alteridades. 1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 3 CONCLUSÃO Para exemplificar a contribuição desta liguagem, reporta-se ao filme Clube da Luta que evidencia as transformações processadas na sociedade, e a reconfiguração dos mais diversos valores. Com as transformações nas ultimas décadas do século XX, a cultura se altera, consequentemente, as esferas pessoais e sociais também se modificam. O ser humano é constituído de natureza e cultura de forma igualitária. As cirurgias plasticas são um exemplo de quando a cultura tenta sobrepor-se à natureza, elas de nada adiantam, levando em consideração que o relógio biológico não para. Os indivíduos buscam cada vez mais negar sua natureza a ponto de querer mudá-la radicalmente. A tomada de consciência do individuo no filme Clube da Luta é violenta. (Tyler): Nossa guerra é espiritual, nossa depressão são nossas vidas; seu emprego não é o que você é, você é a merda ambulante do mundo. MORIN, Edgar. Cinema ou o Homem Imaginário. Relógio D' Água Editores, 1997. SILVA, Elizete Conceição. Subjetividade e Cinema: Vida/Arte/Vida. Maringá: EDUEM, 2012. Filme: Fight Club. Direção: David Fincher, 1999. REFERÊNCIAS

More Related