1 / 27

ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE OFICINAS REFERENTES AO MÓDULO SOBRE O PRIMEIRO TESTAMENTO ROBERTO BOCALETE

ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE OFICINAS REFERENTES AO MÓDULO SOBRE O PRIMEIRO TESTAMENTO ROBERTO BOCALETE. INTRODUÇÃO GERAL: COMO TRABALHAR O PRIMEIRO TESTAMENTO NA CATEQUESE. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento.

sasilvia
Download Presentation

ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE OFICINAS REFERENTES AO MÓDULO SOBRE O PRIMEIRO TESTAMENTO ROBERTO BOCALETE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESEOFICINAS REFERENTES AO MÓDULO SOBRE O PRIMEIRO TESTAMENTOROBERTO BOCALETE INTRODUÇÃO GERAL: COMO TRABALHAR O PRIMEIRO TESTAMENTO NA CATEQUESE

  2. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • O Primeiro Testamento precisa ser trabalhado na catequese fundamentalmente como parte integrante da economia da salvação • Momento existencial da comunicação/experiência de Deus com seu povo, por meio de personagens concretos com nomes, terra e costumes

  3. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • A busca do profundo sentido de nossa vida: recorremos às nossas raízes (judaico-cristã) • Resposta vocacional e existencial: povo eleito; benção para as nações…

  4. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Origem e fundamento: criação do mundo, da vida e da humanidade; eleição e histórias familiares dos patriarcas e das matriarcas, destacando os antepassados de Israel; o nascimento do povo na passagem do mar e a história de seu amadurecimento; • Período monárquico: monarquia davídica e salomônica, divisão do reino e as profecias como instancia crítica e religiosa social (pré-exílio); • As crises: a infidelidade a Javé como motivação da catástrofe do desterro de Babilônia, as dificuldades de convivência com outros povos e culturas, o período helenista e a pluralidade do judaísmo.

  5. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Mas como transmitir o Primeiro Testamento? • Como explicar a identidade de Israel? • Como transmitir as histórias de um povo e suas etapas de interpretação do projeto salvífico? • A identidade de Israel não pode ser separada de sua relação com Deus • Toda história que Israel conta de si mesmo e transmite às gerações futuras tem um marcante selo relacional com Deus.

  6. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Nas histórias das origens e fundamentos encontra-se a declaração de excelência humana na criação, as histórias familiares, as origens e as bênçãos (Gênesis), o êxodo do Egito e a aliança com as leis fundamentais para a convivência e a regulamentação do povo (Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio), a conquista da terra prometida (Josué e Juízes).

  7. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Os grandes temas dessas narrações são a imagem do Deus criador e libertador, o significado da passagem rumo à liberdade, a aliança e o nome de Deus, a terra que simboliza a identidade, o dom da lei e da norma conforme o momento histórico.

  8. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Outro momento da identidade de Israel estará no assentamento do povo e no nascimento de instituições políticas e religiosas. Os livros de Samuel e Reis, como também das Crônicas, narram o nascimento, auge e decadência da ambígua monarquia de Israel.

  9. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Paralelamente, realiza-se o estabelecimento de outra grande instituição: a profecia, em não poucas ocasiões, contrária à política monárquica. • Os profetas são eleitos por Deus para proteger a identidade de Israel, animar sua vida social, política e religiosa; são a voz lamentosa de Deus por seu povo e o chamado insistente à conversão, já que para Javé sempre há uma segunda oportunidade

  10. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Por meio dos livros históricos e proféticos (Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Rute, Tobias, Ester, Macabeus, Isaias, Ezequiel, Jeremias, Daniel, e os demais profetas menores), encontramos uma imagem de Deus de traços múltiplos: colérico, exigente ou justiceiro, dialogante, paciente, de entranhas de misericórdia e de perdão, adaptado ao momento histórico como resposta aos desafios.

  11. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Na dimensão sapiencial e poética de Israel, o povo une a vida e a fé de múltiplas maneiras: reza narrando liturgicamente os grandes acontecimentos da salvação, escuta a crítica e o anúncio do profeta, faz perguntas de respostas impossíveis.

  12. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • O Deus que se revela nos livros do Primeiro Testamento é de rosto múltiplo, revelado de acordo com as diferentes épocas, pedagogicamente adaptado para cada momento do povo e de sua capacidade de compreensão. Um Deus de variada expressividade que devemos reconstruir a partir da perspectiva que Jesus oferece nos evangelhos.

  13. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Alguns pressupostos são fundamentais para a catequese do Primeiro Testamento: • 1- O catequista precisa deixar claro ao catequizando a importância do Primeiro Testamento para a compreensão do Segundo Testamento. • Risco: preconceitoaoPrimeiroTestamento, sendoque Jesus fazreferênciaconstante a ele

  14. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • 2- O catequista precisa desenvolver a consciência no catequizando da distância temporal, língua distinta, diferentes época, espaço e cultura entre o Primeiro Testamento e nós que entramos em contato com ele, permeados de nossa mentalidade do século XXI. • Risco: não respeitar o texto em seu contexto

  15. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • 3- Deveremos desenvolver um grande respeito na forma como transmitimos a mensagem. Um poema, antes de ser explicado, deve ser adequadamente proclamado, escutado e sentido a fim de produzir o impacto nos ouvintes como aquele pretendido ao escrevê-lo. • Risco: perder de vista o fato da Bíblia ser livro de fé

  16. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • 4- Atenção e sensibilidade aos contextos históricos. No Primeiro Testamento há contextos culturais racistas (escravidão), patriarcalistas (benção dada aos homens), classicistas (exclusividade de alguns grupos) e sexistas (destaque ao gênero masculino). Não se pode transmitir a história de Jacó, suas duas esposas e duas criadas sem deixar claro o contexto. • Risco: não considerar que as próprias concepções éticas foram se amadurecendo com o decorrer do tempo

  17. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • 5- Cuidados: • 5.1. com o conceito de verdade (evidencia histórica documental verificada e contrastada cientificamente). • 5.2. atualização imediata do texto bíblico (o que este texto diz para mim hoje?). • 5.3.reducionismo de uma mentalidade racionalista, no primeiro caso, e num utilitarismo imediato do plano da fé no tocante ao segundo caso. • 5.4. erro de tornar as narrativas em mágicas histórias de um deus caprichoso.

  18. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Esclarecimentos: • Na perspectiva de gênero não se deve esquecer a mentalidade o patriarcal evidente nas páginas dos textos, para tanto, a catequese não pode deixar de trabalhar as múltiplas mulheres presentes nas Escrituras judaicas. Faz-se necessário explicar a inadequação dos modelos sexistas, culturais, excludentes, a partir dos evangelhos, com referencia expressa de Jesus para cada gênero.

  19. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Na perspectiva das idades deve-se ter consciência pedagógica que para cada momento de amadurecimento da fé há a necessidade de explorar uma modalidade bíblica: • 1. Para as crianças o ideal seriam as narrativas, aproveitando a capacidade imaginativa e fabuladora dos pequenos, por isso o catequista deve vigiar sua tendência a oferecer explicações racionalistas ou projeções de seus interesses adaptados à mente infantil.

  20. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Para os adolescentes o substancial é uma boa e séria introdução às Escrituras, com análise histórica, social e teológica, despertando uma forma de pensamento religiosa. Não se devem esquecer as dúvidas e crises dos adolescentes, para esse momento os profetas como Jeremias, Ezequiel, seria interessante, ou até Jó, textos que contribuem numa clarificação ajuda e libertação

  21. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Para os jovens e adultos, devemos investir na leitura orante da Bíblia, no círculo bíblico, na meditação dos salmos, acentuando uma leitura crítica do Primeiro Testamento. É importante ajudá-los a prestar atenção na complexidade e ambiguidade que caracterizam as histórias, situações e personagens do Primeiro Testamento. Seria desejável uma análise social e política adequada da forma da intervenção de Deus na vida da humanidade.

  22. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Aos adultos deve-se favorecer a maturidade na capacidade interpretativa adequado conforme o contexto, o gênero literário, advertindo sempre o catequista a provocar perguntas e não precipitar-se nas respostas.

  23. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • 3 a 6: apresentação externa (conhecer o livro, saber como se chama, contar a mesma história bíblica por diversas vezes); • de 6 a 8: apresentação externa ampliada (histórias contadas em filmes, readaptadas, encenações); • de 9 a 11: textos concretos e movimentos (leitura e releitura, diálogo com personagens);

  24. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • de 11 a 12: personagens heróicos (patriarcas, Moisés); • de 12 a 15: personagens mais emotivos/vocacionais (profetas), fazendo com que sintam e vivenciem os sentimentos dos personagens; • de 15 em diante: todos os textos estão prontos para serem ouvidos, meditados, contemplados e discutidos, podendo utilizar a leccio divina nos encontros, principalmente com os adultos, explorando o bibliodrama e o diálogo pessoal com o texto

  25. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • É fundamental tomar o cuidado com explicações moralistas ou reducionistas: a moralidade das histórias pode ser interpretada por quem as ouve, sem manipulação ou respostas prontas; precisamos confiar que o texto bíblico faz ressoar e causa alguma coisa naquele que o escuta.

  26. Escola Diocesana de Catequese: oficinas referentes ao módulo sobre o Primeiro Testamento • Conclusão: • A catequese sobre o Primeiro Testamento, com forte modalidade narrativa, pode converter-se em verdadeira escola de fé e de humanidade, de compromisso social e transformador para os catequizandos. Na catequese a função do catequista é a de transmitir a Palavra de Deus, ou seja, ensinar os princípios normativos do caminho do Senhor que permeiam todo o Primeiro Testamento.

  27. TRABALHO DO MÓDULO DO PRIMEIRO TESTAMENTO • Leitura e respostaelaborada das questõesdaobra: O Livro do Gênesis: Origemdavida e dahistória.(IvoStorniolo; EuclidesBalancin) DisponívelnaPaulusnapromoção R$8,00 dia 27 de abril (haverá 30 livros) Entrega: próximomódulo (semfalta!)

More Related