280 likes | 566 Views
Prof. Paulo Roberto de Melo Reis. Departamento de Biomedicina. Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos. Granulações tóxicas Corpos de Döhle Vacúolos citoplasmáticos Célula de Mott Anomalia de Pelger-Huët Anomalia de Alder-Reilly Anomalia de May-Hegglin Anomalia de Chediak-Higase.
E N D
Prof. Paulo Roberto de Melo Reis Departamento de Biomedicina
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Granulações tóxicas Corpos de Döhle Vacúolos citoplasmáticos Célula de Mott Anomalia de Pelger-Huët Anomalia de Alder-Reilly Anomalia de May-Hegglin Anomalia de Chediak-Higase
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Granulações tóxicas neutrófilos CARACTERISTICAS: Presença de grânulos imaturos de mucopolissacarídeos com coloração azurófila no citoplasma OCORRÊNCIA: Infecções inflamações gravidez anemia aplástica
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Granulações tóxicas neutrófilos ORIGEM: maturação incompleta do neutrófilo associada à liberação na corrente sangüínea RELATÓRIO: Granulações tóxicas em ___ % dos neutrófilos.
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Granulações tóxicas neutrófilos
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Granulações tóxicas neutrófilos
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Corpos de Döhle Célula afetada: NEUTRÓFILOS Características morfológicas: Corpúsculos azuis-claros na periferia do citoplasma.
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Corpos de Döhle Origem: Inclusões basofílicas de RNA desnaturada no citoplasma. Formado pelo empilhamento de retículo endoplasmático e grânulos de glicogênio. Ocorrência:Infecções, inflamações, queimaduras, gravidez, agentes citotóxicos (quimioterápicos). Características associadas: alterações tóxicas e elevação reativa dos neutrófilos
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Corpos de Döhle
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Vacúolos citoplasmáticos Célula afetada: NEUTRÓFILOS/MONÓCITOS Características morfológicas: Estruturas circulares sem fixação de coloração distribuídas unitariamente ou em número variável.
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Vacúolos citoplasmáticos Origem: Resultante da fusão de grânulos com vacúolo fagocitário. Ocorrência: infecções, terapia com G-CSF e GM-SF, intoxicação alcoólica, anomalida de Jordan (deficiência de carnitina), intoxicação por benzeno
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Vacúolos citoplasmáticos Artefato: Provocado por anticoagulante. Relatório: Vacúolos citoplasmáticos em xx % dos Neutrófilos e ou monócitos.
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Vacúolos citoplasmáticos
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Célula de Mott Ocorrência: Doença de Jordan, doença de Tay-Sachs e Mucopolissacaridoses Causas: Alterações metabólicas com excessiva formação de lipídeos no citoplasma Na doença de Tay-Sachs ocorre retardo mental, flacidez muscular e estado vegetativo. A morte é comum na infância
Anormalidades Morfológicas dos Leucócitos Célula de Mott
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de PELGER-HÜET Célula afetada: Neutrófilos melhor observado, linfócitos e monócitos Características: Cromatina grosseira e núcleos em forma de bastão, bilobulado em halteres semelhante a óculos “Ray-ban” no sangue periférico. Durante processo infeccioso aparece neutrófilos não segmentados com núcleo redondo ou ovais.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de PELGER-HÜET Herança: Rara, autossômica dominante. Encontrada entre holandeses, alemães, suíços, asiáticos e negros. Características associadas: A anomalia é benigna e não tem significado clínico. As células afetadas não se mostram funcionalmente anormais.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de PELGER-HÜET
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de MAY-HEGGLIN Aparecem grandes corpos de Döhle, localizados próximo ao centro do citoplasma Condensação anormais de RNA como inclusões levemente basofílicas no citoplasma do neutrófilo Doença rara, autossômica-dominante.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de MAY-HEGGLIN Características associadas: trombocitopenias e plaquetas gigantes Embora alguns pacientes apresentem manifestações hemorrágicas, a maioria dos indivíduos afetados não apresenta anormalidades clínicas.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de MAY-HEGGLIN Inclusões basofílicas no citoplasma
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de ALDER Anomalia de Alder-reilly Célula afetada: Neutrófilos, linfócitos e monócitos. Características: presença de grânulos coloração púrpura intensa nos neutrófilos.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de ALDER Anomalia de Alder-reilly Herança: Rara, autossômica recessiva Características associadas:A anomalia é benigna e não tem significado clínico. As células afetadas não se mostram funcionalmente anormais.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de ALDER Anomalia de Alder-reilly
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de CHEDIAK-HIGASE Anomalia de CHEDIAK-HIGASE-STEINBRINCK Gigantismo congênito dos grânulos de peroxidase Célula afetada: Todos os leucócitos Características morfológicas: Grânulos enormes, com cores variáveis de cinza a vermelho.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de CHEDIAK-HIGASE Anomalia de CHEDIAK-HIGASE-STEINBRINCK Gigantismo congênito dos grânulos de peroxidase Origem: Grânulos primários anormais causados por rara doença autossômica recessiva, que provoca: albinismo óculo-cutâneo parcial, infecções recorrentes e sangramentos. Características associadas:Anemia, trombocitopenia, neutrofilia, icterícia.
Anormalidades hereditárias na morfologia dos leucócitos Anomalia de CHEDIAK-HIGASE Anomalia de CHEDIAK-HIGASE-STEINBRINCK Gigantismo congênito dos grânulos de peroxidase
Artefato de coloração Presença de água no metanol