1 / 19

Censup 2011 Uma experiência inovadora

Censup 2011 Uma experiência inovadora. Elisabeth de Araújo Ferreira Coordenadora de Informações Gerenciais. Censup 2011. Melhorias : Variedades de Relatórios e consultas; Logística amigável; A melhorar : Integrar aos demais sistemas que se relacionam com o MEC;

shirin
Download Presentation

Censup 2011 Uma experiência inovadora

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Censup 2011Uma experiência inovadora Elisabeth de Araújo Ferreira Coordenadora de Informações Gerenciais

  2. Censup 2011 Melhorias: Variedades de Relatórios e consultas; Logística amigável; A melhorar: Integrar aos demais sistemas que se relacionam com o MEC; Detalhar outras ofertas; Área de indexação de laboratórios; Vinculação de docentes ao curso.

  3. Capacidade Institucional: Campi: 4; Decanatos: 7; Institutos e Faculdades: 26; Departamentos 55; Em torno de 370 laboratórios; Cursos de Graduação Presencial: 87; Cursos de Graduação a Distância: 12; Alunos de Graduação: 32.205.

  4. UnB – Histórico Extrator de dados desde meados da década de 90; Sempre na dependência de um único técnico de TI; A obtenção de dados não informatizados via planilha excel; Documentação técnica sobre as necessidades e demandas de informações insuficientes.

  5. Em busca de melhoria no processo de carga em especial PingIFES e Censup Iniciativa de construção de um repositório de dados integrados, tendo em vista às informações não estarem centralizadas em um único “armazém de dados”, uma grande parcela não automatizadas e alguns sistemas não integrados.

  6. Projeto: Plataforma de Integração de Dados e Provimento de Informações Objetivo – Ter uma base de dados consolidada englobando todos os dados gerais da UnB para atender de forma organizada às demandas interna e externa de informações

  7. Tipo de repositório de dados Construção de “Data Warehouses (DW)” como forma de tentar resolver o problema de manipulação de dados objetivando oferecer condição mais amigável às unidades responsáveis pelo gerenciamento de informações na UnB.

  8. O que é um DW ? “É um banco de dados orientado por assunto. Visto como um sistema que extrai, limpa, organiza e entrega informação transacional e permite a geração de relatórios dinâmicos para apoio a tomada de decisão.”

  9. Vantagens Dados orientados por assunto; Dados integrados; Tempo dos dados variante; Dados integrados.

  10. Justificativas: as tecnologias e metodologias de armazenamento de dados avançaram em relação ao seu tratamento operacional; torna as operações mais rápidas e mais seguras; modelo de dados mais apropriado; integração de bases de dados; dados históricos.

  11. Considerações relevantes para implementação do modelo: envolvimento da administração superior; envolvimento e comprometimento dos detentores do conhecimento da missão institucional (visão do negócio); visão integrada dos processos organizacionais; mapear informações gerais da IFE; especialização na prática de DW; atualização permanente do DW; o gerente do DW deve ser profundo conhecedor do ambiente organizacional;

  12. Expectativas: geração de relatórios dinâmicos para subsidiar a tomada de decisão; automação da carga dos formulários eletrônicos; informações atualizadas em -1; aplicação de ferramentas de TI capazes de acessar, visualizar, analisar, disseminar e monitorar grandes volumes de dados; permite extração, transformação e carga de dados por meio de acesso remoto.

  13. Agenda Síntese das demadas por informações Demandas internas Demandas externas Recursos para os procedimentos técnicos necessários

  14. Demandas Internas Matriz de Partição Orçamentária Interna (OPI) Relatórios de Gestão; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Relatório de Auto Avaliação; Folder UnB em números; Anuário estatístico da UnB.

  15. Demandas Externas PingIFES; Censo da Educação Superior; Indicadores TCU; Editora Abril; Anuário Estatístico do DF;

  16. A despeito da origem das demandas Mapear as informações não automatizadas e unidades responsáveis; Mapear as informações já existentes nos sistemas automatizados da UnB;

  17. Conceitos Modelo de Dados Conceitual, com vistas ao apoio à gestão, contemplando as informações necessárias à atender aos requisitos normativos e à legislação vigente para as  IFES.

  18. Conclusão “Assim é a nossa crença que o destino final, o objetivo do trabalho com informação é promover o desenvolvimento do indivíduo de seu grupo e da sociedade. Entendemos por desenvolvimento de uma forma ampla, como um acréscimo de bem estar, um novo estágio de qualidade de convivência, alcançada através da informação. A ação social maior é fazer a luz brilhar para cada ser humano através da informação como mediadora do conhecimento.”(Barreto,2002); (Capurro,2003b).

  19. Obrigada beth@unb.br

More Related