1 / 17

DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane

DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane. CONCEITOS BÁSICOS. Em termos de Software, é necessário adquirir : Sistema operacional ; Sistema operacional de rede ; Programas do Windows – como Office, Netscape e etc ; Sistema Específico , como o de Consultório ;

Download Presentation

DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane

  2. CONCEITOS BÁSICOS Emtermos de Software, é necessárioadquirir: Sistemaoperacional; Sistemaoperacional de rede; Programas do Windows – como Office, Netscape e etc; SistemaEspecífico, como o de Consultório; Programas de Banco de dados – SQL, Oracle e etc.

  3. CONCEITOS BÁSICOS Sistema operacional – é o programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. Exemplo DOS, Windows, Linux e etc. Sistema Operacional de Rede – é o programa que possibilita a comunicação de diversos computadorese servidores interligados em rede. Exemplo Windows 2003 server, Novell, e etc.

  4. CONCEITOS BÁSICOS • 3. Programas do ambiente Windows – sãoprogramasdesenvolvidosporanalistas e programadores, paraatenderdeterminadosserviços. Exemplo Office (planilha, editor de texto, editor de apresentação e etc.), Netscape (programapara Internet) e etc. • SistemaEspecíficos – é o programadesenvolvidoporanalistas e programadoresparaatenderumaaplicaçãoespecífica, porexemplo, Sistemas de consultório, Comercial, Financeiro e etc. • 5. Sistema de Banco de Dados – é um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de uma base de dados. Exemplo Oracle, SQL , DB2 e etc.

  5. BANCO DE DADOS – MecanismosUtilizados Estrutura Funcinal Estrutura de Interface Usuário - Programa

  6. TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Segundo Albertão (2005, p 71-92) divide ossistemas de Informaçãoemquatrodiferentestipos: • Sistemas de Processamento de Transações (STP): sistemasquesurgiram com oscomputadores de primeirageração (nadecada de 50), processamentosetorizado. Exemplofolha de pagamento, faturamento, controle de estoque e etc. • Sistemas de InformaçãoGerenciais (SIG) ou ERP (Enterprise Resource Planning): surgiram entre osanos 60 e 70, comoumaevolução dos STPs, sendodestinados à tomada de decisõesestruturadas e a integração dos processos da empresa. ExemploSistema de GestãoHospitalar, de GestãoClinica, GestãoEmpresarial, Financeira e etc.

  7. TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Sistemas de Apoio a Decisão (SAD): surgiram entre os anos 1970 e 1980, estes sistemas dão suporte à tomada de decisões mais complexas. Exemplo Portais de indicadores gerenciais. • Sistemas Especialistas (SE): Utilizados para a resolução de problemas específicos, tendo como referencia um conjunto de informações heuristicas e sua relação com as regras usadas para a tomada de decisões adequadas . • Tem como objetivo “formular conclusões, fornecer pareceres especializados, fazer sugestões, imitando o procedimento de profissionais especializados. Exemplo Simulador de vôo.

  8. TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Tem como objetivo “formular conclusões, fornecer pareceres especializados, fazer sugestões, imitando o procedimento de profissionais especializados. Exemplo Simulador de vôo.

  9. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? Um sistema especialista é composto dos seguintes módulos:

  10. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA

  11. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? Base de conhecimento: contém o conhecimento especializado a ser utilizado nas decisões, o qual pode ser estruturado e codificado de diversas maneiras. Por exemplo, os sintomas específicos de uma determinada doença. Base de dados padrão: contém a definição do vocabulário a ser usado, termos, frases, elementos de diagnóstico e tratamento, etc. Pode conter também dados de pacientes individuais.

  12. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? Mecanismo de inferência: é um algoritmo (programa), capaz de elaborar as conclusões a partir dos dados fornecidos pelo usuário do sistema, e do conhecimento armazenado em suas bases. Interface do usuário: tem por objetivo realizar o diálogo entre o usuário e o sistema.

  13. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? Existem três tipos de sistemas especialistas, quanto à maneira como a base de conhecimento é estruturada e, por conseguinte, como funciona o mecanismo de inferência: Sistemas de produção baseados em regras ou em quadros. Sistemas baseados em modelos de causa-efeito. Sistemas baseados em casos.

  14. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? Sistemas de produção baseados em regras ou em quadros. Estas são formas de representação baseadas em associações entre conceitos, como por exemplo: "ondas de Osborne são associadas à hipotermia". Normalmente as regras e quadros não definem relações causa-efeito, mas apenas "receitas" de decisão, muito usadas no dia-a-dia do médico. O mecanismo de inferência testa se as regras são verdadeiras para cada caso, e pode combinar várias regras até chegar a uma decisão com alto grau de probabilidade.

  15. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? Sistemas de produção baseados em regras ou em quadros. Um exemplo de uma regra de produção é:

  16. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? • Sistemas baseados em modelos de causa-efeito- A base de conhecimento especifica associações. O individuo apresenta um determinado sintoma (causa) que provocará um determinado efeito no organismo. • O mecanismo de inferência se baseia em cadeias de relações causais (exemplo: "se o paciente tem icterícia, então tem hiperbilirrubinemia, e se a bilirrubina não conjugada está aumentada, então há comprometimento hepático. Se há febre, então há infeccção viral ou bacteriana. Então pode tratar-se de uma hepatite").

  17. SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA A MEDICINA Como Funcionam? • 3. Sistemas baseados em casos - A base de conhecimento especializada é formada por dados clínicos individuais, os quais relacionam casos típicos com os sinais e sintomas apresentados, achados laboratoriais, diagnóstico e tratamentos utilizados, e qualquer outro fator que o usuário possa achar interessante posteriormente. • O mecanismo de inferência utiliza o raciocínio analógico, também muito usado pelos médicos ("se já tive um paciente com as mesmas condições e diagnóstico que esse, então o mesmo tratamento vai funcionar").

More Related