1 / 44

BNDES

BNDES. Capitalismo Concorrencial , Estado e Regulação. Objetivos do Trabalho. Apresentar a estrutura e objetivos do BNDES Relacionar a teoria Demontrar os segmentos de atuação Demontrar as linhas de crédito Expor as defesas e críticas dessa atuação

sierra
Download Presentation

BNDES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BNDES CapitalismoConcorrencial, Estado e Regulação

  2. Objetivos do Trabalho Apresentar a estrutura e objetivosdo BNDES Relacionar a teoria Demontrarossegmentos de atuação Demontrar as linhas de crédito Expor as defesas e críticasdessaatuação ReferênciasBibliográficas

  3. O BNDES Organizacional

  4. Histórico/ Objetivos O BancoNacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES), empresapública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longoprazopara a realização de investimentosemtodosossegmentos da economia, emumapolíticaqueinclui as dimensões social, regional e ambiental.

  5. Histórico/ Objetivos Desdea suafundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços,oferecendocondiçõesespeciaisparamicro, pequenas e médiasempresas. O Bancotambémvemimplementandolinhas de investimentossociais, direcionadosparaeducação e saúde, agricultura familiar, saneamentobásico e transporteurbano.

  6. Histórico/ Objetivos O apoio do BNDES se dápormeio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Bancoatua no fortalecimento da estrutura de capital das empresasprivadas e destinafinanciamentosnãoreembolsáveis a projetosquecontribuampara o desenvolvimentosocial, cultural e tecnológico.

  7. Histórico/ Objetivos EmseuPlanejamentoCorporativo 2009/2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimentosocioambientalcomoosaspectosmaisimportantes do fomentoeconômico no contextoatual, e quedevem ser promovidos e enfatizadosemtodososempreendimentosapoiadospeloBanco. Assim, o BNDES reforça o compromissohistórico com o desenvolvimento de toda a sociedadebrasileira, emalinhamento com osdesafiosmaisurgentes da dinâmica social e econômicacontemporânea.

  8. Estrutura Porserumaempresapública, o BNDES tem as suasoperaçõesfinanceiras, balanços e políticas de gestãofiscalizadasporcolegiados, compostosporrepresentantes do governo, de entidadesexternas e da sociedade civil. Estes colegiadossão o Conselho de Administração, o Comitê de Auditoria e o Conselho Fiscal. Alémdestasquestões o BNDES possui um código de ética.

  9. Estrutura - Gestão A instituição utiliza o denominado sistema de Gestão Fiscalizada, prática esta de governança pública onde dois conselhos revisam as ações estratégicas e operacionais. O conselho fiscal e conselho administrativo formados por representantes do governo, sociedade civil, Banco Central do Brasil (BACEN) e Conselho Monetário Nacional (CMN). A cada trimestre o corpo diretivo se apresenta ao congresso nacional para prestação de contas do andamento econômico de suas ações. Também é fiscalizado e presta contas ao tribunal de contas da união (TCU), representado neste caso pelo poder legislativo. A entidade também mantém portais de informação na internet com o numerário e relatos de suas ações gerenciais.

  10. Teoria Organizacional

  11. Teoria

  12. O "capital" não é o estoque de bens reais de uma comunidade, mas sim,uma reserva monetária que capacita ao empresário ter o "poder de controle" sobre os fatores de produção, deslocando-se dos velhos empregos e canalizando-os para os novos usos que a inovação exige. É "aquela soma de meios de pagamento que está disponível a qualquer momento a ser transferido aos empresários". Esses recursos de capital são conseguidos nos bancos criadores de crédito. Desempenha, no sistema schumpeteriano, o mesmo papel que uma autoridade planificadora desempenha numa economia entralizada: nesta economia, através de uma ordem da autoridade, os recursos são desviados do emprego corrente para novas formas de utilização e na economia capitalista o crédito nas mãos do empresário permite que o mesmo utilize para seus fins parte da riqueza do sistema.

  13. Segmentos de Mercado Organizacional

  14. Áreas de Atuação/Setores Organizacional

  15. O BNDES Emnúmeros (principais)

  16. Evolução do desembolso do BNDES em2010 – EmBilhões R$

  17. Evolução do lucrolíquido do BNDES– EmBilhões R$

  18. Defesas e Críticas Organizacional

  19. nonon

  20. ReferênciasBibliográficas Organizacional

  21. ReferênciasBibliográficas RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Altas, 1996. WIKIPEDIA, BNDES. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/BNDE >. Acesso em: 08 de Outubro de 2011. WIKIPEDIA, EMBRAER. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer >. Acesso em: 08 de Outubro de 2011. WIKIPEDIA, Banco Mundial. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundial >. Acesso em: 08 de Outubro de 2011. BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento. Disponível em: < http://www.bndes.gov.br>. Acesso em: 08 a 12 de Outubro de 2011. CARDOSO, Fernado Henrique. Cartas a um Jovem Político - Para Construir um País Melhor. São Paulo: Alegro, 2006.

  22. ReferênciasBibliográficas O Globo Online, BNDES. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/08/05/manifesto-de-empresarios-defende-bndes-mas-especialistas-criticam-politica-de-fomento-917328591.asp>. Acesso em: 14 de Outubro de 2011. Revista Veja Online, BNDES. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/economia/desembolsos-de-bndes-viram-alvo-de-critica-dos-economistas>. Acesso em:13 de Outubro de 2011.

More Related