140 likes | 218 Views
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09. Jornadas VII. Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL
E N D
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza2008-09 • Jornadas VII Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL Tel.: 21 468 99 20 | Email: galiza.centrosocial@gmail.com | http://www.salesianas-por.net/galiza/index.html
“Desde Jerusalém e, irradiando até à Ilíria, deiplenamentea conhecer o Evangelho de Cristo ACTIVIDADE MISSIONÁRIA DE PAULO Rom 15, 14 - 21
R O M A Estando a escrever a comunidades que não havia fundado, sente-se no dever de justificar este seu atrevimento . Fá-lo com base na graça do Apostolado, cujos frutos expõe a seguir.
Da Carta de São Paulo aos Romanos No que vos toca, meus irmãos, estou pessoalmente convencido de que vós próprios estais cheios de boa vontade, repletos de toda a espécie de conhecimento e com capacidade para vos admoestardes uns aos outros. Apesar disso, escrevi-vos, em parte com um certo atrevimento, como alguém que vos reaviva a memória.
Faço-o em virtude da graça que me foi dada: ser para os gentios um ministro de Cristo Jesus que administra sacerdotalmente o Evangelho de Deus, a fim de que a oferenda dos gentios, santificada pelo Espírito Santo, lhe seja agradável. É, pois, em Cristo Jesus que me posso gloriar de coisas que a Deus dizem respeito.
Eu não me atrevo a falar de coisas que Cristo não tivesse realizado por meu intermédio, em palavras e acções, a fim de levar os gentios à obediência, pela força de sinais e prodígios, pela força do Espírito. Foi assim que, desde Jerusalém e, irradiando, até à Ilíria, dei plenamente a conhecer o Evangelho de Cristo.
Mas, ao fazê-lo, tive a maior preocupação de não anunciar o Evangelho onde já era invocado o nome de Cristo, para não edificar sobre fundamento alheio. Pelo contrário, fiz conforme está escrito: «Aqueles a quem ele não fora anunciado é que hão-de ver, e aqueles que dele não ouviram falar é que hão-de compreender.» Palavra do Senhor.
São três os aspectos abordados por Paulo acerca da sua actividade missionária:a sua extensão geográfica Ia, já então, desde Jerusalém até à Ilíria, a província junto do Mar Adriático, hoje pertencente à Albânia.
Foi com Barnabé, de Antioquia da Síria para Salamina e Pafos (em Chipre) e subiram até à Ásia Menor, onde pararam em Perga (da Panfília), Antioquia (da Pisídia), Icónio, Listra e Derbe(na Licaónia) regressando pela Atália(da Panfília) até Antioquia da Síria.
Na segunda, com outros colaboradores, voltou a partir de Antioquia da Síria, subiu de novo à Ásia Menor, mas agora passando também pelas províncias da Cilícia, Frígia, Galácia e Mísia, até Tróade; daí avançou para a Grécia, onde parou nas cidades de Filipos, Tessalónica, Bereia (todas da Macedónia), Atenas e Corinto(da Acaia), de onde, após 18 meses, regressou, por Éfeso, a Antioquia da Síria.
Na terceira, passou de novo pelas províncias da Galácia e da Frígia, deteve-se cerca de 3 anos em Éfeso, voltou à Macedónia e à Acaia, de onde regressou a Jerusalém, com paragens em Tróade e Mileto. Só a duração destas viagens (8/9 anos para as duas últimas) já é motivo para perguntar como tudo isto foi possível. E como é que não aparece a Ilíria? A resposta tem a ver, pelo menos em parte, com os restantes aspectos da missionação.
O Método de Evangelização Paulo fala de irradiar… A Palavra do Senhor e a fé em Deus espalhavam-se por todos os lugares. Paulo procurava os grandes centros urbanos. Era mais fácil fundar e manter aí uma ou mais comunidades. Elas se encarregariam depois, de irradiara mensagem por outras povoações, onde novas comunidades se inseriam no mesmo processo de evangelização. Foi assim que o Evangelho terá chegado até à Ilíria ou estava para chegar.
Paulo só anunciava o Evangelho onde Cristo não era conhecido. Apenas lançava os alicerces do edifício, que depois devia crescer pelaforça vivificante da Palavraanunciada. É nela, pois, que está a base inabalável da sua própria expansão. Em que sentido?
O fundamento teológico da missionação: é que Paulo, pela graça de Deus, foi feito Apóstolo dos gentios, os de Roma incluídos. É assim que ele exerce o seu sacerdócio: participando no único sacerdócio de Cristo e no altar da evangelização dos gentios que, acolhendo a Palavra da reconciliação, se tornam uma oferenda, santificada pelo Espírito Santo. Daí que ele se glorie apenas em Cristo e de coisas que a Deus dizem respeito. Só a Ele se deve a expansão imparável do Evangelho que Paulo anuncia, pela força de sinais e prodígios, pela força do Espírito de Deus… e enfrentando inúmeros obstáculos, certamente muito mais do que nós hoje, na tarefa da evangelização. Ainda bem que a sua Palavra chega também até nós. Graças a Deus!