580 likes | 1.39k Views
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS. Produção e formatação:VAL RUAS. “ Porque em verdade vos digo, que se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível.” ( Mateus, XVII: 14/19). A fé é um sentimento inato, no homem.
E N D
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Produção e formatação:VAL RUAS
“Porque em verdade vos digo, que se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível.”(Mateus, XVII: 14/19)
A fé é um sentimento inato, no homem. É germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa.
A fé e a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou verificação. É a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim.
A fé acompanha absoluta abstinência da dúvida. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.
Jesus disse que quem tiver fé do tamanho de um grão de mostarda, terá capacidade para remover montanhas. As montanhas são um simbologia dos nossos problemas: angústias, dificuldades, vícios, enfim de nossas imperfeições.
Alan Kardec define a fé como sendo uma força de vontade direcionada para um certo objetivo, ou seja, a vontade de querer. E esta força pode ser aplicada em dois campos distintos: o material e o espiritual.
FÉ HUMANA É a fé direcionada para o campo material, usada para conseguir objetivos materiais e intelectuais. EX: a casa própria, promoção no trabalho, a compra de um carro, passar em um concurso, vestibular, etc.
Todos nós temos que ter esta fé, que é a crença em nossa própria capacidade de realizar uma tarefa material, mas ela deve ser aliada à humildade e à racionalidade, para não se transformar em orgulho e em ambição desmedida.
FÉ DIVINA É a fé direcionada para o campo espiritual, a crença em uma força superior a tudo e a todos. É a descoberta do nosso lado imortal. É a religiosidade aflorando em nosso ser. Essa fé pode ser cega ou raciocinada.
A Fé cega, não examina nada, aceita sem nenhum controle tanto o falso como o verdadeiro, e se choca, a cada passo, contra a evidência e a razão, mas não admite o erro. Quem tem essa fé vive em constantes conflitos.
Se acham donos da verdade, combatentes a tudo e a todos que não estão de acordo com seus pontos de vista. Essa fé levada ao excesso produz o fanatismo religioso que causa tanto mal para a humanidade.
"Fé inabalável é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade.” (Allan Kardec)
A fé verdadeira não é nem anti-racional, nem irracional, não desconhece nem renega o saber, fundamenta-se na razão. Se apóia sobre os fatos e a lógica, não deixando atrás de si nenhuma dúvida.
A Razão e a Fé pertencem à essência da natureza humana. São, pois, atributos do Espírito, conjugados em torno de um eixo que é a Vontade (livre arbítrio).
Esta fé que se baseia na busca do entendimento e do discernimento é a “Fé raciocinada.”
Daí Allan Kardec dizer que a Fé Raciocinada: -não pode ser prescrita ou imposta por aquele que a tem; -ninguém a poderá tirar daquele que a possui; - e àquele que não a tem ninguém poderá dar. -Diz o Codificador que "a Fé é sinal evidente de progresso
“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Thiago 2, 14 )
A Fé sem obra não vale nada, mesmo a Fé Raciocinada, pois só o conhecimento não salva ninguém. É uma Fé Passiva.
É importante aplicarmos o que estamos aprendendo e o que já sabemos, primeiramente para nós mesmos e depois para os outros. (Fé ativa)
O que fazer para aumentar a nossa fé?-Ter vontade; - Renovação da alma (reforma íntima); - buscar o conhecimento e estudo; (“Conheça a Verdade e a Verdade vos libertará”-Jesus)
Aquele que, a um grande poder fluídico (magnetismo) junta uma Fé ardente, pode operar a cura.
Lembre-se de Jesus: “Ele” sempre colocou a fé como condição para que houvesse a cura. Quando curava alguém dizia: “tua fé te curou”, “tua fé te salvou”. A fé é o canal pelo qual o Poder Benéfico da Cura se realiza.
“Portanto, meus amigos, se quisermos ter uma fé verdadeira deveremos buscar o conhecimento, o estudo, além da reforma íntima, tão necessária para o nosso crescimento moral e espiritual.Seguindo por esses caminhos iremos alcançar a possibilidade de não mais dizer apenas “eu creio”, mas afirmar com toda a certeza da nossa alma,"eu sei”. . . Que Jesus abençoe a TODOS!!!“A fé representa a bússola, a lâmpada acesa a orientar-nos os passos através dos obstáculos.” (Emmanuel) Val Ruas mensagens www.valruas.wordpress.com