150 likes | 574 Views
VÍRUS DA RAIVA. ORIGEM. O vírus da raiva é um vírus do gênero Lyssavirus e que é o causador da raiva. Tais vírus teriam chegado à África Central e Ocidental há 200 anos, levados pelos europeus.
E N D
ORIGEM O vírus da raiva é um vírus do gênero Lyssavirus e que é o causador da raiva. Tais vírus teriam chegado à África Central e Ocidental há 200 anos, levados pelos europeus.
A raiva (também conhecida como Hidrofobia) é uma grave doença infecciosa causada pelo vírus da raiva, de que são portadores alguns animais, principalmente cães e raposas. Esta doença é transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus se propaga até o cérebro, onde provoca unia encefalite.
Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.
Na fase inicial há apenas dores, náuseas, vômitos e mau humor. Na fase seguinte, surgem dores fortes na deglutição, mesmo que de água. O indivíduo ganha um medo intenso ao líquido, chamado de hidrofobia (por isso também conhecida por este nome). Logo que surge a hidrofobia, a morte já é certa.
Outros sintomas são episódios de hostilidade violenta (raiva), tentativas de morder e bater nos outros, alucinações, insônia, ansiedade extrema, provocados por estímulos aleatórios visuais ou acústicos.
tratamento Após a hidrofobia a morte é certa e a terapia consiste apenas em diminuir o sofrimento do doente. A raiva tem um início muito longo, logo é possível vacinar um indivíduo logo após ser mordido por animal selvagem e ainda conseguir ganho de imunidade, antes que se inicie a doença.
A região glútea não deve ser utilizada porque pode ocorrer falha no tratamento. A dose é de 0,5 ml, independentemente da idade, sexo ou peso e tamanho do paciente.
As pessoas que correm o risco de contrair raiva, tais como os veterinários ou os que vivem em regiões onde tenha havido casos desta doença, deverão considerar a hipótese de serem vacinadas.
Por trata-se de uma doença fatal onde o tratamento de animais raivosos é ineficaz, a melhor maneira de evitar a doença é a vacinação dos animais, no3º mês de vida com reforços anuais.
Por iniciativa da Aliança para o Controle da desde 2007 o dia 28 de setembro é dedicado ao combate à doença. O Dia Mundial contra a Raiva foi responsável pela vacinação de 3 milhões de cães, o esclarecimento a 100 milhões de pessoas, em 125 países.
COMPONENTES Rodrigo Lussani Luan Merigo Diego Ceron Fabio Vendruscolo QUÍMICA – VÍRUS DA RAIVA