1 / 13

Luz e Trevas

Luz e Trevas. A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia um "Menino" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. As Leituras falam de LUZ e de TREVAS.

sven
Download Presentation

Luz e Trevas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Luz e Trevas

  2. A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia um "Menino" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. As Leituras falam de LUZ e de TREVAS. A Luz da libertação volta a brilhar, um menino nos foi dado.

  3. Na1ª leitura,Isaías anuncia a chegada de "uma grande Luz", através de "um Menino", da descendência de Davi. Ele eliminará a guerra, o ódio, o sofrimento e inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim. (Is 9,1-6) * Jesus é essa "Luz" que vai iluminar o mundo, dissipando as trevas do egoísmo e do pecado. Ele "veio de Deus" para vencer as trevas e as sombras da morte e instaurar o mundo novo da justiça, da paz e da felicidade.

  4. O nascimento de Jesus que celebramos esta noite significa que este "Reino" chegou e encarnou no meio dos homens. Acolher Jesus, celebrar o seu nascimento, é aceitar esse projeto de justiça e de paz, que ele veio trazer aos homens. Deus não se serve da força e do poder para intervir na História. Através de um frágil "menino", Deus propõe aos homens o seu projeto de salvação.

  5. Na2ª Leitura, Paulo destaca que a graça de Deus se manifestou na Encarnação de Cristo. Mas, se quisermos que a luz se manifeste, precisa viver com equilíbrio, justiça e piedade. (Tito 2,1-14) OEvangelho apresenta a realização da promessa do Profeta: Essa Luz foi trazida ao mundo pelo "Menino" de Belém, e brilhou para os mais pobres... (Lc 2,1-14)

  6. A narrativa de Lucas deseja apresentar uma CATEQUESE sobre Jesus, por isso, nos dá umas indicações importantes: - BELÉM é Lugar do nascimento de Jesus. O objetivo do autor é sugerir que este Jesus é o Messias, da descendência de David, anunciado pelos profetas. O nascimento de Jesus se integra no plano de salvação que os profetas anunciaram e o Povo de Deus aguardava.

  7. - O PRESÉPIO é o Quadro do nascimento. Lucas descreve com pormenores a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura a fazer de berço, os panos improvisados que envolvem o bebê, a visita dos pastores… É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

  8. Os esquemas de Deus não se impõem pela força das armas, pelo poder do dinheiro ou pela eficácia de uma boa campanha publicitária; Deus escolhe vir ao encontro dos homens na simplicidade, na fraqueza, na ternura de um menino nascido no meio de animais, na absoluta pobreza. É assim que Deus entra na nossa história… -OS PASTORESsão as Testemunhas do nascimento. Trata-se de gente pobre, temida e discriminada.

  9. Lucas coloca marginais como as "testemunhas" que acolhem Jesus. Quer dizer, desta forma, que a partir de agora, os pobres, os débeis, os marginalizados, os pecadores, são convidados a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Eles vêm ao encontro dessa salvação que Deus lhes oferece, em Jesus, e são convidados a integrar a comunidade da nova aliança, a comunidade do "Reino" .

  10. - OS TíTULOS dados a Jesus pelos anjos que anunciam o nascimento: Ele é "o Salvador, Cristo Senhor". "Salvador" era usado para designar o imperador ou os deuses pagãos; Lucas, ao chamar Jesus desta forma, apresenta-O como a única alternativa possível a todos os absolutos que o homem cria… "Cristo" equivale a "Messias": aplicava-se a um rei da descendência de David, que viria restaurar o reino ideal de justiça e de paz. "Senhor"expressa o caráter transcendente da pessoa de Jesus e o seu domínio sobre a humanidade.

  11. N A T A L é relembrar e reviver o Nascimento de Cristo, em Belém, há dois mil anos e hoje em todos nós... Cristo nasceu... e está entre nós... Algo de NOVO, nasceu dentro de nós?

  12. O FELIZ NATAL,que lhes desejo, é de muita alegria, muito amor, muita paz, que é possível no humilde presépio de nossas casas, que é possível na pobre manjedoura de nosso coração. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 24.12.2010

  13. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Esta noite é uma noite santa Pe. Zezinho Paulinas COMEP Hoje: quinta-feira, 13 de agosto de 2014 as 04:36:15 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related