1 / 18

ANÁLISE TEXTUAL

ANÁLISE TEXTUAL. Aula 7: Parágrafo. Estrutura do parágrafo. Conteúdo Programático desta aula:. Definir e identificar a estrutura do parágrafo. Reconhecer o tópico frasal e seu desenvolvimento.

takara
Download Presentation

ANÁLISE TEXTUAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ANÁLISE TEXTUAL Aula 7: Parágrafo. Estrutura do parágrafo.

  2. Conteúdo Programático desta aula: • Definir e identificar a estrutura do parágrafo. • Reconhecer o tópico frasal e seu desenvolvimento..

  3. §- Temos dois s unidos, abreviação do latim signum seccione. Indica, como o nome diz, um sinal de corte, fragmentação, secção. Essa é a ideia do parágrafo: ele contem uma unidade, que é parte de um todo. O parágrafo estabelece a necessidade de demarcar, na construção de nosso texto, a mudança de enfoque em relação ao assunto. Nesta sinalização, auxilia a leitura, pois indica ao leitor que estamos trabalhando posições, idéias sobre o assunto. .

  4. Dessa forma, mesmo que eu não leia o que está escrito no parágrafo, apenas a percepção da sua presença já pode me trazer uma série de interpretações e, em decorrência, um protocolo de leitura em relação ao texto.. Chamamos de protocolo de leitura uma certa disposição para ler um texto. Assim, estabeleço expectativas em relação ao que lerei de acordo com a classificação prévia que faço do texto. Por exemplo, se leio uma matéria jornalística, espero que o seu conteúdo seja verdadeiro; o mesmo não acontece quando faço a leitura de um poema. Assim, pela minha experiência de leitor, determino as expectativas em relação ao texto.

  5. Organização do texto Os parágrafos auxiliam no processo de leitura, de não cansar o leitor. De modo geral, dizemos que o “bom parágrafo” tem introdução e desenvolvimento. Isto é, traz uma síntese do assunto que será abordado, de preferência no início. Denominamos essa síntese: TÓPICO FRASAL. Funciona o tópico frasal como um resumo daquilo que vai ser dito ao longo do texto ou ainda como um recurso para introduzir uma ideia. Geralmente se constitui em uma frase ou duas no início do parágrafo. Existem diferentes tipos de tópicos.

  6. Tipos de tópico frasal: DECLARAÇÃO INICIAL - o autor declara uma opinião por meio de uma frase afirmativa ou negativa. Exemplo: A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. DEFINIÇÃO – trata-se de um bom recurso didático; defino algo quando delimito o seu significado dentro de um campo semântico. Exemplo: O jornal é um meio de comunicação feito com papel em que se imprimem textos.

  7. DIVISÃO – o parágrafo pode se iniciar dividindo o assunto, indicando como será tratado em seu desenvolvimento. EXEMPLO: as informações tomam dois caminhos para atingir o receptor: o jornal impresso e a televisão.. INTERROGAÇÃO – o autor quer aguçar a curiosidade do leitor acerca do tratamento dado a um determinado tema, mediante uma pergunta. Exemplo: O crescente uso da internet provocará o fim do jornal?

  8. ALUSÃO HISTÓRICA - o autor faz referência a um fato histórico, um exemplo, uma lenda ou,até mesmo, uma piada, com o objetivo da prender a atenção do leitor. É um recurso muito comum em início de texto. EXEMPLO:Conta a tradição que comer manga e, em seguida, tomar leite tem como resultado morte certa. Assim é a política brasileira, votam-se em antigos nomes apenas porque são conhecidos, mesmo não havendo uma razão séria para perpetuá-los no poder. O medo da mudança assombra os eleitores. O parágrafo não se limita ao tópico. O texto que se segue ao tópico no espaço do parágrafo chama-se desenvolvimento. de fato, é o desenvolvimento da ideia introduzida no tópico. 

  9. Assim, o parágrafo do exemplo de alusão histórica foi desenvolvido mediante a apresentação de uma comparação com a crendice popular, no sentido de aproximar as duas ideias. Em outras palavras: as razões pelas quais mantemos os maus governantes no poder são históricas e sem fundamento.

  10. TIPOS DE DESENVOLVIMENTO EXPLANAÇÃO DA DECLARAÇÃO INICIAL: o autor esclarece a afirmação ou negação que fez no tópico.  EXEMPLO: A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. Somos bombardeados todo o tempo por relatos de agressões, via televisão, rádio e jornais. Parece até que o objetivo é tornar normal a barbaridade, repetindo os feitos dos bandidos vezes sem conta, até a exaustão.

  11. ENUMERAÇÃO DE DETALHES– Trata-se de um tipo de desenvolvimento muito específico, pois é bastante comum em parágrafos descritivos. É um tipo de texto em que o autor procura formar uma imagem mental de algo, um lugar ou alguém. Nesse sentido, há uma preocupação em apresentar detalhes da afirmação que foi feita de maneira mais genérica no tópico. Usando o exemplo anterior, imagine que façamos um novo desenvolvimento do parágrafo: Exemplo: a violência foi banalizada pelos meios de comunicação. Os jornais só falam de sangue e tragédia. a televisão prioriza as mazelas como forma de manter a audiência. Até a internet, embora seja um meio jovem, não se diferencia dos seus antecessores, pois é ela também meio de prática de crimes de pedofilia, por exemplo.

  12. COMPARAÇÃO – Há quem faça distinção entre analogia e contraste, distinguindo as formas de comparação. Assim, a analogia seria uma comparação entre semelhantes, enquanto o contraste se configuraria pela aproximação de termos acentuando suas diferenças. Para nós, apenas vai interessar a comparação. Um bom exemplo foi aquele que usamos para desenvolver o tópico frasal do tipo alusão histórica. Lembra? Exemplo: conta a tradição que comer manga e, em seguida, tomar leite tem como resultado morte certa. Assim é a política brasileira, votam-se em antigos nomes apenas porque são conhecidos, mesmo não havendo uma razão séria para perpetuá-los no poder. O medo da mudança assombra os eleitores. RESUMINDO

  13. CAUSA E CONSEQUÊNCIA – o desenvolvimento apresenta uma relação de causas para a declaração feita no tópico, ou dela decorrentes, ou consequências, ou ambas. Exemplo: o crescente uso da internet provocará o fim do jornal? Algumas pessoas já fazem uma previsão disso, pois cada vez mais a utilização da internet invade nossas vidas, e como podemos ter acesso a várias informações, o jornal pode ser colocado de lado.

  14. Exemplos de tópico frasal: A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a ideia central. Exemplos: Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado. RESUMINDO

  15. TÓPICO FRASAL DESENVOLVIDO POR ENUMERAÇÃO: EXEMPLO: A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

  16. Os estudos sobre parágrafos que apresentamos e os exemplos de diferentes organizações de tópico frasal mostram as possibilidades de organização de textos. Claro que essas possibilidades envolvem as diferentes intenções que o autor possui ao organizar um texto: fazer suspense com um texto narrativo, descritivo. Exemplificar com textos dissertativos/ argumentativos etc.. Importante é perceber que o tópico frasal marca uma organização do assunto, e que, a partir dele, a ideia necessita ser desenvolvida.

  17. OBRIGADA. ATÉ A PRÓXIMA AULA!

More Related