130 likes | 384 Views
Maria, Estrela da Manhã. Para chamar Maria de “Estrela da Manhã” os poetas se inspiraram no texto de Apocalipse 22,16: “Estrela radiosa da manhã”. É um dos últimos versículos da Bíblia e se refere a Jesus e a sua segunda vinda. .
E N D
Para chamar Maria de “Estrela da Manhã” os poetas se inspiraram no texto de Apocalipse 22,16: “Estrela radiosa da manhã”. É um dos últimos versículos da Bíblia e se refere a Jesus e a sua segunda vinda.
Mas Maria é também a Estrela da Manhã porque anuncia o sol nascente, a luz do alto que veio nos visitar: Jesus de Nazaré (cf. Lc 1,78). Ela é a Nova Aurora que precede o “dia do Senhor”, pois dela nasceu o Salvador. Um dos hinos mais antigos, belos e conhecidos é este:
Ave, Maris Stella,Dei mater alma, Atquesemper Virgo,Felix caeli porta. Traduzindo: Ave, do mar EstrelaDe Deus mãe bela, Sempre virgem, da morada Celeste Feliz entrada.
Diz ainda de modo muito poético o Salmo 129: “Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espere Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção”. Cada um de nós ao seu modo é um vigia esperando o sol da manhã.
Como disse Jesus: “Vigiai e orai”. Nossa vida deve ser vivida nesta “Vigilância”. Estamos acampados na história, mas não temos aqui morada permanente. A qualquer momento Deus pode nos chamar. Estamos preparados? Vigiai!
Certa vez participei de um momento de oração com jovens durante toda a noite. Foi um acampamento ao ar livre e sobre uma montanha. Lembro bem que antes de surgirem os primeiros raios da aurora, vimos uma estrela de luz muito forte. Alguém disse: - “Olhem, a estrela da manhã”.
Em poucos momentos era dia e já podíamos ver o sol. Foi assim que aconteceu. Maria surgiu na história com uma estrela de luz muito forte. Mas sua luz não é suficiente para iluminar o dia. Ela não é o sol. Maria não salva, mas aponta para o rumo da salvação. Ela indica a estrada que leva para o seu filho, Jesus.
São Pedro em sua carta dá exatamente este conselho: “Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações” (2Pd 1,19). Veja que Maria não é única estrela. Antes da vinda de Jesus, a humanidade assistiu a uma constelação de numerosos astros e estrelas.
Podemos recordar Moisés e todos os profetas, Davi todos os reis e pastores, Levi e tantos sacerdotes. Na plenitude dos tempos Deus nos deu seu próprio Filho que é profeta, sacerdote e rei-pastor. Para anunciar a sua vinda o maior dentre os nascidos de Mulher: João Batista. E para dizer sim em nome de toda a humanidade, Deus escolheu uma jovem menina de Nazaré. Ela é a Estrela da Manhã.
Este novo dia foi prenunciado pelos profetas: “Um astro sairá de Jacó” (Nm 24,17). Maria é esta luz que vai à nossa frente. É como a Estrela Guia. O concílio Vaticano II, no final do documento que trata da Igreja, a Lumen Gentium, diz claramente tudo isso:
“A Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrino, até que chegue o dia do Senhor” (LG 68). Maria é luz na terra e reluz para sempre no céu. Estrela da Manhã, rogai por nós.
Texto – Pe. Joãozinho – Música – Hino Ave Stela – Imagens – Google Formatação – Altair Castro 28/01/20122