1 / 17

ICTERÍCIA

ICTERÍCIA. Prof. Rafael Fighera, Méd. Vet., Me., Dr., Membro CBPA Departamento de Patologia Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal de Santa Maria. O que é icterícia?.

taniel
Download Presentation

ICTERÍCIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ICTERÍCIA Prof. Rafael Fighera, Méd. Vet., Me., Dr., Membro CBPADepartamento de Patologia Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal de Santa Maria

  2. O que é icterícia? “Icterícia é a coloração amarela do soro/plasma, das mucosas, da pele e de outros tecidos corporais que ocorre pela deposição de bilirrubina.”

  3. Quais os tipos de icterícia? Icterícia pré-hepática Icterícia hepática Icterícia pós-hepática

  4. Quais os tipos de icterícia? Icterícia pré-hepática Icterícia hepática Icterícia pós-hepática Icterícia extra-hepática

  5. O que é icterícia pré-hepática? “Icterícia pré-hepática é o tipo de icterícia em que o excesso de bilirrubina decorre da diminuição da vida média dos eritrócitos, ou seja, por distúrbio hemolítico (hemólise).”

  6. O que é icterícia hepática? “Icterícia hepática é o tipo de icterícia em que o excesso de bilirrubina decorre da incapacidade dos hepatócitos em captar, conjugar ou eliminar a bilirrubina, ou seja, por lesão aos hepatócitos.”

  7. O que é icterícia pós-hepática? “Icterícia pós-hepática é o tipo de icterícia em que o excesso de bilirrubina decorre da incapacidade do sistema biliar (ductos hepáticos, cístico e colédoco) em eliminar a bilirrubina.”

  8. O que é icterícia extra-hepática? “Icterícia extra-hepática é o tipo de icterícia em que o excesso de bilirrubina decorre da metabolização dos eritrócitos que deixaram o sistema circulatório (após hemorragia), ou seja, do metabolismo da hemoglobina a partir de eritrócitos perdidos para cavidades ou para o terceiro espaço.”

  9. Quais os tipos de icterícia? Icterícia clínica Icterícia subclínica

  10. O que é icterícia clínica? “Icterícia clínica é a coloração amarela dos tecidos visíveis durante o exame físico, ou seja, mucosas (oral, ocular e/ou genital), pele e esclera, que ocorre pela deposição de bilirrubina.”

  11. O que é icterícia subclínica? “Icterícia subclínica é a coloração amarela do soro/plasma, mas não das mucosas visíveis (oral, ocular e/ou genital), que ocorre pela deposição de bilirrubina.”

  12. Quais os valores de bilirrubina para que ocorra icterícia? Ausência de icterícia: 0,1 a 0,5 mg/dl* Icterícia no soro/plasma: ≥1 mg/dl Icterícia na mucosa: ≥2 mg/dl Icterícia na pele: ≥ 3 mg/dl Icterícia na esclera: ≥ 5 mg/dl Icterícia na íris: ≥ 20 mg/dl *Para alguns autores: 0 a 0,4 mg/dl.

  13. Qual a real importância da determinação das frações da bilirrubina a fim de estabelecer a patogênese da icterícia? “Nenhuma, principalmente porque faltam critérios específicos na literatura para essa diferenciação, mas também porque tem-se notado que após 3-5 dias da crise hemolítica os níveis de bilirrubina conjugada predominam (>50%) e tornam-se idênticos aqueles vistos em doenças primariamente colestáticas (hepáticas e pós-hepáticas), o que torna inútil a aplicação clínica de tal parâmetro.”

  14. Alterações nas frações da bilirrubina em relação a cada tipo de icterícia Icterícia pré-hepática Inicialmente: ↑↑↑ BI Após alguns dias (3-5): ↑↑↑ BI e ↑↑↑ BD Icterícia hepática Inicialmente: ↑↑↑ BI e/ou ↑↑↑ BD Após alguns dias (3-5): ↑↑↑ BI e ↑↑↑ BD Icterícia pós-hepática Inicialmente: ↑↑↑ BD Após alguns dias (3-5): ↑↑↑ BD e ↑↑↑ BI Icterícia extra-hepática Inicialmente: ↑↑↑ BI Após alguns dias (3-5): ↑↑↑ BI e ↑↑↑ BD

  15. Como saber se a icterícia é hepática ou é hemolítica? “Através dos exames de laboratório e da presença ou ausência de esplenomegalia.”

  16. Qual o exame de laboratório fundamental para a diferenciação das icterícias hepática e hemolítica? “Hemograma”

  17. Qual o exame de laboratório que isoladamente não permite a diferenciação das icterícias hepática e hemolítica? “Determinação da atividade das enzimas de vazamento (alanina aminotransferase [ALT])”

More Related