650 likes | 890 Views
Sistemas Realimentados. Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols. Introdução. O Diagrama Polar é frequentemente chamado de Diagrama de Nyquist: é um gráfico do módulo de G(j w ) versus o ângulo de fase de G(j w ).
E N D
Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols
Introdução O Diagrama Polar é frequentemente chamado de Diagrama de Nyquist: é um gráfico do módulo de G(jw) versus o ângulo de fase de G(jw). É o lugar dos vetores com w variando de 0 a ∞. Como medir o ângulo de fase: Positivo: É medido no sentido anti-horário a partir do eixo real positivo Negativo: É medido no sentido horário a partir do eixo real positivo. É importante indicar os valores da freqüência ao longo da curva.
Fatores Quadráticos Porção relativa à baixa freqüência Início do Diagrama Polar Porção relativa à alta freqüência Final do Diagrama Polar
Exemplo 2 Obs.: Decrescimento monotônico de módulo e fase a medida que w aumenta!
Carta de Nichols Diagrama de Módulo em dB versus Ângulo de Fase (ou margem de fase ) Curva graduada em freqüência
Carta de Nichols Os diagramas de G(jω) e de 1/G(jω) são assimétricos com relação à origem, pois: |G(jω)| em dB = - |1/G(jω)| em dB; Φ(G(jω)) =- Φ(1/G(jω)).
Critério de Estabilidade de Nyquist Determina a estabilidade de um sistema de malha fechada com base: na resposta em freqüência de malha aberta; e nos pólos de malha aberta.
Critério de Estabilidade de Nyquist O critério de estabilidade de Nyquist relaciona a resposta em freqüência de malha aberta ao número de zeros e pólos de que se situam no semiplano direito do plano s. A estabilidade absoluta pode ser determinada graficamente a partir das curva de resp. em freq.