1 / 9

Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo

Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo. Posso ser dura como pedra ou suave como o ar. Não tenho cheiro nem cor, nem tão pouco sabor. A mim deves a vida, já conseguiste adivinhar?. Sou…. A Água. Porque chove?. Como nascem os rios?. Porque é que, chovendo tanto, a água não acaba?.

tea
Download Presentation

Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo Posso ser dura como pedra ou suave como o ar Não tenho cheiro nem cor, nem tão pouco sabor A mim deves a vida, já conseguiste adivinhar? Sou…

  2. A Água

  3. Porque chove? Como nascem os rios? Porque é que, chovendo tanto, a água não acaba? E, já agora, o que é isso de Ciclo da Água?

  4. O sol aquece a água, que passa ao estado gasoso (evapora-se). Minúsculas partículas (vapor de água) vão subindo até ao céu.

  5. No céu, as partículas de água juntam-se todas muito apertadinhas, formando as nuvens. Quanto mais carregadinhas de gotículas estão as nuvens, mais escuras se tornam. As nuvens são levadas pelo vento e, quando chegam a um sítio frio, o vapor de água torna-se líquido – dá-se a condensação – e cai sob a forma de chuva.

  6. Se as nuvens passarem por um sítio muito, muito frio, a água líquida torna- -se sólida (solidificação) e cai como neve, saraiva ou granizo.

  7. Uma parte da chuva infiltra-se no solo e forma, debaixo da terra, lençóis de água. É dos lençóis de água subterrâneos que vem a água do poço… Quando esse lençóis encontram uma abertura no solo, forma-se uma nascente. A água da chuva faz com que o leito do rio vá alargando cada vez mais. Por fim, a chuva rega as plantas e sacia a sede dos animais. … e também aquela que chega às nossas casas!

  8. Vários rios pequenos vão-se juntando formando rios sempre maiores. Todos eles correm para o mar. O local onde o rio se junta ao mar chama-se foz. MAR

  9. Chegámos ao Oceano! A nossa viagem acabou, mas a da água nunca acaba! Agora, o Sol vai aquecer a água e tudo começará de novo!

More Related