1 / 22

Educação Contemporânea

Educação Contemporânea. Gerações X, Y e Z. "Mais do que nunca, para entender o mundo é preciso entender estes jovens que são os grandes catalisadores da mudança.". De que geração nós somos? E os nossos professores? E os nossos. De que geração somos? E nossos professores? E nossos alunos?.

thane-bruce
Download Presentation

Educação Contemporânea

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Educação Contemporânea Gerações X, Y e Z

  2. "Mais do que nunca, para entender o mundo é preciso entender estes jovens que são os grandes catalisadores da mudança."

  3. De que geração nós somos?E os nossos professores?E os nossos

  4. De que geração somos?E nossos professores?E nossos alunos?

  5. Como lidar com essa diversidade?

  6. Identificação da geração X (segundo Codrington) • As pessoas dessa geração não têm medo. Seus primeiros anos foram permeados de incertezas e, ao perguntarem aos pais o que estava acontecendo, não conseguiam nenhuma resposta – mesmo porque os mais velhos também não as tinham. • Aprenderam desde cedo que o sistema era na base do cada um por si. • Aos 30 anos, já passaram por mais empregos do que seus pais tiveram a vida inteira. • Aos 35, metade deles está em um trabalho sem nenhuma relação com a área na qual se formou. • O trabalho por sinal não está no topo de suas prioridades. • Querem flexibilidade, viagens, diversão, liberdade. É possível que a profissão só apareça em quinto lugar. • “A Geração X é a geração whatever (tanto faz)”. • “Eles adoram mudanças. Mais do que isso, eles precisam de mudanças. Quando não as têm, eles as criam. E se para vocês isso significa caos, pois bem, eles adoram o caos. E quando não o têm, eles o inventam”. • Geração X conviveram em meio a grandes incógnitas, incertos sobre o que os anos seguintes lhes reservavam. • Para esta geração o trabalho é um meio para pagar as contas.

  7. Referências., parâmetros e valores em plena mutação...

  8. Desafios para a Educação Contemporânea

  9. Adivinhe qual deles é da geração Z...

  10. Geração Z • Essa geração nasceu entre os anos 1990 e 2000 e o Z é principalmente por conta do “zapear”. Ou seja, varia de perfil de consumo com facilidade. • Outro forte elemento presente no dia a dia dessa geração são as redes sociais. Se por um lado é preciso que os pais se preocupem com os crimes na web, por outro, o alívio é grande ao saber que a pesquisa aponta os jovens de hoje como menos transgressores. • Além disso, os jovens de hoje estão mais tolerantes e menos preconceituosos. Prova disso é que para 95% dos que responderam ao estudo da TNS, os idosos merecem respeito. • Do total, 80% têm amigos de outras raças e 40% mantém amizade com pessoas com outra orientação sexual. • Por outro lado, não há novidades sobre o canal que eles preferem usar para obter informações. A TV ainda é o principal já que 84% deles citaram o aparelho, contra 43% que preferem a internet”. • A quantidade de informações que a geração Z recebe diariamente é muito grande, porém, com pouco conteúdo, o que pode ser a vantagem dos Y. “Eles obtém informações em cápsulas. Cada vez mais informação com cada vez menos analise”,

  11. Qual o papel da escola diante deste cenário?

  12. A gestão da escola

  13. A equipe gestora

  14. “As revoluções tecnológicas transformaram as relações humanas, os processos de comunicação, a dinâmica do conhecimento e as formas de trabalho. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são responsáveis por alterarem as formas de se construir conhecimento, uma vez que agora ele se difunde pelas redes, cresce com a participação de diversos sujeitos e não pertence mais a um indivíduo. Ao se somar as descobertas científicas, invenções e inovações técnicas realizadas pelos seres humanos, desde as origens da espécie até os dias de hoje, chega-se à espantosa conclusão de que mais de oitenta por cento de todas elas se deram nos últimos cem anos” (SEVCENKO, 2005)

  15. Olhemos em nossa rotina: Quantos procedimentos realizamos digitalmente? • Relacione todos que lembrarem...

  16. O uso das tecnologias Considerações pedagógicas

  17. O uso das tecnologias INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

  18. A utilização das tecnologias digitais tem afetado a vida dos nossos alunos e ... • Para que eles sejam bem-sucedidos diante dos desafios do século XXI, eles precisam desenvolver competências e habilidades sofisticadas de resolução de problemas, de expressão oral e escrita, de convivência, e continuar aprendendo durante toda a vida. Com isso, a escola precisa contribuir para o desenvolvimento da capacidade de aplicar conhecimentos a situações novas. • As escolas devem propiciar aos alunos métodos para integrar e recriar o significado das coisas, do trabalho em colaboração, da discussão, da negociação e da solução de problemas. Para isso as instituições de ensino repensam o seu currículo com a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção do conhecimento e nos processos de ensino e de aprendizagem.

  19. Desafios Lidar com a resistência

  20. Perfil da Escola Empreendedorismo = visão de futuro

  21. Perfil da Escola A autoavaliação favorece a busca da identidade Exige: coragem, humildade e transparência

More Related