1 / 9

CDIJ MOSAICO

CDIJ MOSAICO. Casa do Povo de Vila Franca do Campo. Público alvo. MOSAICO. - Jovens dos 12 aos 21 anos que se encontram em situações de insucesso/abandono escolar e /ou outras situações de risco.

tonya
Download Presentation

CDIJ MOSAICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CDIJ MOSAICO Casa do Povo de Vila Franca do Campo

  2. Público alvo MOSAICO - Jovens dos 12 aos 21 anos que se encontram em situações de insucesso/abandono escolar e /ou outras situações de risco. - O MOSAICO procura realizar o despiste precoce e encontrar as motivações/interesses do grupo alvo, por forma a promover um sistema inovador de formação sócio—pedagógica caracterizada por uma intervenção, simultaneamente, complementar e alternativo à escola.

  3. Zona Geográfica Vila Franca do Campo é sede de um pequeno município com 78,00 km² de área e 11 150 habitantes (2001), subdividido em 6 freguesias e situado na zona sul da ilha de São Miguel.

  4. Objetivos Promover a criação de respostas complementares e alternativas à escola com vista à diminuição do insucesso e /ou abandono escolar;  Criar dispositivos flexíveis e integrados de orientação/formação/inserção de crianças/jovens e famílias oriundas de grupos sociais desfavorecidos;  Desenvolver no grupo alvo o gosto pela aprendizagem e pelo trabalho, a partir das motivações e experiências pessoais;  Através dos Campos de Férias e Intercâmbios criar oportunidades de descoberta do eu e do outro, promovendo a integração social;  Aumentar a participação ativa das famílias no processo de desenvolvimento sociopedagógico dos filhos;

  5. Atividades Desenvolvidas Ateliers:

  6. Atividades desenvolvidas  PIA- Plano Individual de Acompanhamento;  Intercâmbios e Campos de Férias;  Campanhas de Sensibilização e Informação;  Acompanhamento e envolvimento das famílias;  Parcerias com diferentes instituições locais;  Visitas sociopedagógicas.

  7. Campos de férias; Mobilidade; Inscrição no centro de emprego; Criação de pequenos estágios na comunidade; OTL; Formação acreditada de curta duração no âmbito treino de competências para a empregabilidade;

  8. Campanhas de sensibilização - com o objetivo de desenvolver mecanismos de divulgação de informação fidedigna e de “empowerment”; Encaminhamento de jovens para unidades de formação profissional;  Utilização de redes sociais e da comunicação social para divulgação das atividades; Criação de parecerias locais; Atividades que incentivam o envolvimento e acompanhamento das famílias.

  9. Fim Elaborado por: Graziela Medeiros 10/12 Novembro 2011 Bruxelas

More Related