460 likes | 640 Views
CAMINHOS DA VIDA. Dizer “sim “ a vida, apesar da idade..... Aprendendo a “viver” uma nova etapa: como fazer “emergir” meu eu como um ser”idoso- cidadão/social”?. Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes, infância, adolescência
E N D
CAMINHOS DA VIDA Dizer “sim “ a vida, apesar da idade..... Aprendendo a “viver” uma nova etapa: como fazer “emergir” meu eu como um ser”idoso- cidadão/social”?
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes, infância, adolescência maturidade e velhice. Quase correto. esqueceram de nos dizer, que entre a maturidade e a velhice (entre os 50 e 65 anos) existe a “ envelhecência”que nada mais é do que uma preparaçãopara entrar navelhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Sou um envelhecente?!?
O terrível deste momento, 50 anos,foi me deparar com “fatos” que não podia controlar,como: minha sexualidade “falhando”, meu corpo mudando, meus filhos saindo de casa e uma grave crise no casamento. Ah! Ainda o anúncio que deveria assumir uma “aposentadoria inadiável” .Me senti muito mal! O que fazer!!!!?
E eu ???!!! -Quando cheguei aos 50 anos quase descompensei! A menopausa “entrando”,o ninho ficando “ vazio “,a aposentadoria batendo “a porta” e ocasamento se desmanchando!Me olhei no espelho,surpresa e estarreci! O que fazer? Entrei em depressão!!!!!?
Chegando aos 50 anos,dói muito ao perceber : -mudanças tão marcantes do meu “eu”em relação aos outros!-nossa “segurança afetiva” correndo perigo? Teremos chance de felicidade? -quanto tempo dispomos ainda?- Como responderá meu corpo com todas essas mudanças?
NOVOS PAPÉIS...????? Não sei se se tenho condições para assumir !?!?. ”Novos PLANOS ..Um novo projeto de vida? Nem pensar,começar tudo de novo! LIDAR COM PERDAS afetivas, sociais e orgânicas ´é muito doloroso... Adaptar-se a novas tecnologias, computador,etc.é um desafio que bloqueia!
Constatamos ,de forma ,muito dramática : -o vazio existencial ,tomando conta de nossa vida “ -“ a fragilidade do nosso corpo” - -:como viver “os problemas de relacionamentos conflitantese sofrer ao -identificar os preconceitos que puluem a nossa mente!
Descubro meus defeitos, meu viver ansioso e o ficar irritado muitas vezes, por ter muitos medos quando alguém fala em“mudanças”,enfim, estou em “crise” da idade! Mas alguém me diz: não esqueça que a vida é a maior empresa e o maior presente do mundo, e que ela é nossa por inteiro
Como podemos evitar que nossa vida ,essa empresa maravilhosa , entre em falência?
De repente fazemos umadescoberta .... • Me aproximando dos 60 anos, me olhei no espelho! • . E mais uma vez me surpreendi.. Só que agora.me vi como alguém em mudanças. E, o que é mais importante:aceitei que realmente podia ser alguém diferente sem ter vergonha ou tristeza!Posso mudar!
Vou tentar... vou aprender...
Eu aprendi... ... que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular; ... que debaixo da “casca grossa” existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada
Eu aprendi... ... que é o AMOR, e não o TEMPO, que cura todas as feridas... ... que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você.
Eu aprendi... ... que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência, e dizer “estou legal”. ... que devemos sempre ter palavras doces e gentis , pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las.
Aprendi chegando nesta idade. que ....Quando não arriscastua liberdade para tê-la,começas a perdê-la...porque a liberdade que tens se comprovaquando ousas ,optando e decidindo,mudando e agindo,porém ,sempre compartilhando....
Aprendi que ... mágoas e ressentimentos são bagagens que devemos deixar para trás Não existe preço ao Perdão e Esquecimento mas uma belíssimarecompensa para quem os utilizam comdesprendimento de alma ...
"Pedras no caminho? Guarde todas, um dia construirá um castelo..."
Aprendi no caminho da vida a paradoxal lição da experiência: Sempre ganhas o que deixas e perdes o que reténs... Portanto ama com liberdade para saber que ,livre, o ser amado sempre volta...
Nossa vida é composta de caminhos” que podem trazer ao nosso dia a dia o sabor especial do “agora”daquele sonho! Descobrir que hoje é o “ dia d” para realizar meu sonho, transformar ‘aquele” desejo em preciosa realidade, por mais “ridículo” que possa aparecer aos olhos dos mais jovens é meu desafio!
Aprendi também que ..oninho “vazio” e “separação do casal” são dois caminhos dolorosos de trilhar, quando o exagerado“apego, a posse e o egoísmo” dominam nossos sentimentos!
Aprendi que ...Ser feliz,depois dos 60 anos, é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
Aprendi que Quando escondes teu afeto, teu carinho, tua coragem, teus sonhos, teu entusiasmo,começas a “petrifica-los”,mumifica-los porque tudo só tem “sentido” quando o dirigimos a alguém ou a alguma “causa”.
Estou aprendendo aos 60 anos ,olhando pra mim mesma ,que nem todas as pessoas podem mais se olhar no espelho. Saio de casa e “ouso”conquistar o mundo...
Compreendi , ao sair pelo mundo , que não somos “ilha” e que formamos parte de uma comunidade na qual “minha vida está inserida.”” Então decidi que eu tenho que “assumir”,sem medo, a escolha de minha qualidade de vida e só posso fazê-lo se ....
...eu participar de um grupo! Mas, vale a pena me comprometer com outras pessoas ? É como fazer uma sociedade ? O que devo fazer?
Na minha idade ??? Aprender a participar de um grupo e sugerir idéias ? Eu quero saber ....! Qual é o meu papel? Como intervir? o que eu devo aprender para participar? ...????!!!!!????
1º -Como será minha participação?" =Dialogando,trocando idéias sobre: como melhorar nossa vida,debatendo no grupo,encontrando e criando soluções ,apresentando idéias eprojetos econtrolando o que está sendofeito em relação às propostas apresentadas! -"Dialogar"significa "fazer política “ "diálogo" é o resultado de um trocar de idéias ou seja” de um encontro político”.
- No diálogo sefazem "combinações"que devem ser “boas e justas” para “todos nós -os sócios desta Comunidade”
Combinar- ações ?-Essas sugestões resultantesdos "diálogos” acontecidos nos encontros de grupos na Comunidade devem ser de conhecimento de todos(transparência nas decisões)..-E como elas nasceram dentre os “sócios”dessa Comunidade,essas combinações serão as sementes das"políticas “sociais públicas"
Quando o esforço dessa comunidade coesa, aberta,inteligente,participativa,bem organizada se concretiza levará o nome dos atores a quem se destinam essas “ações” “” Por exemplo sendo os "idosos" os sócios principais e beneficiarios desse empreendimento comunitário, chamaremos esse conjunto de ações... Por
Com esta experiência aprendemos então: 1)Como discutir idéias e dar sugestões que beneficiem a Comunidade .Eu posso decidir..!. 2)... Como fazer uma “rede de apoio”,integrando a todos os interessados em que essas sugestões se tornem uma realidade legal para a Comunidade! 3|Reconhecer e assumir responsabilidades pelo sucesso daquela”sociedade” compartilhada e implementada por todas as pessoas do grupo.
Devo estar atento,aprendendo, estudando que diz, por exemplo no : Estatuto do Idoso Lei nº 10.741 /Jan- 2004 e o que foi escrito na Política Nacional do Idoso Lei nº 8842/1994 e ainda ,saber quais são "nossos papéis “ e qual pode ser nossa contribuição positiva e construtiva no Conselho Municipal do Idoso
"combinações " nascidas do grupo Aprendi que Esse conjunto de que visam beneficiar a todos os indivíduos de uma comunidade Reafirmando sua autonomia , inserção social e sentimento de inclusão São as chamadas “Políticas Públicas” e que eu sou um cidadão que decido também,sobre elas!
Essas "ações" buscam Auto-estima Dizer "sim" à vida Criatividade Cultura Saúde lazer Direitos humanos e inclusão social Autonomia
Resultados : Melhor qualidade de vida para todos nós !!! (eu sou parte da Comunidade, portanto....) Vitória da união de todos Participação c/ responsabilidade e Controle social
Sou um idoso Cidadão ou um cidadão idoso? Desafio..... • ”Qual é mesmo meu papel? • Será que eu quero “assumir? • Estou entendendo a minha contribuição para ajudar a formatar as “políticas públicas”que irão melhorar minhas condições de vida ? • Ou vou deixar que os “outros” sempre decidam o que é melhor para mim,me acomodando, pela minha idade ?
Poema “Seiscentos e sessenta e seis” A vida é uns deveres que nós trouxemos, para fazer em casa.... Quando se vê, já são 6 horas, e não há mais tempo.... Quando se vê, já é 6ª feira,passou a semana Quando se vê já é Natal, e o ano se foi!!! quando se vê, passaram 60 anos.....
E se me dessem, um dia ... Uma outra oportunidade! Eu nem olhava o relógio, seguia sempre em frente... Faria realidade os meus sonhos! E iria jogando pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas!!! Mario Quintana
E assim, quando eu chegar aos 70 anos e olhar pra mim mesma verei sabedoria, risos,habilidades... Sairei para o mundo e ...aproveitarei a vida ,da forma,como ela é!
E aos 80 anos não me importarei muito em olhar pra mim mesma. Simplesmente vou pôr umchapéu violeta e vou me divertir, simplesmente com a vida!!!
Autora deste trabalho: Dra. Zhélide Quevedo Hunter Psicóloga- Gerontóloga e Sexóloga -Educadora- Coordenadora da Política do Idoso da Prefeitura de Porto Alegre-Gestão 2005-2009 Fone 51- 3336 1925(POA) E-mail zhelide @ ig.com.br Palestras -Cursos e treinamentos - Consultoria de projetos - Psicoterapia e OrientaçãoSexual Treinamento para Agentes de Saúde Área Gerontológica