1 / 18

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE. “ Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como ciência, ser aprendido a brincar”.

trula
Download Presentation

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE “ Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como ciência, ser aprendido a brincar”. Allan Kardec: O Livro do Médiuns, cap. III - Do Método.

  2. EDUCAÇÃO MEDIÚNICA Pode contar um médium, de maneira absoluta, com os seus guias espirituais, dispensando os estudos? O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação. Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que foi confiada, cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e à verdade EMMANUEL: O Consolador, questão 392

  3. A TAREFA ASSISTENCIAL E A PRÁTICA MEDIÚNICA Porque, assim como o corpo sem o Espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago, 2:26. Sem que nos afeiçoemos ao serviço, que ajude o semelhante, a própria mediunidade estará reduzida a um poço de águas estagnadas. Bezerra de Menezes: Dicionário da Alma, p. 253.

  4. PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC Um curso regular de espiritismo seria professado para desenvolver os princípios da Ciência e para difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curdo tem a vantagem de fundar a unidade de princípios, d e fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.Considero este Curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre as suas conseqüências Allan Kardec: Obras Póstumas, Projeto 1868

  5. CURSO DE EEM – INFORMAÇÕES GERAIS O Curso de EEM está assentado em duas orientações básicas, fundamentadas em Kardec e em Jesus, tais sejam: • Conhecimento doutrinário, extraído da Codificação Espírita ou Kardequiana e das obras complementares. • Conduta espírita, ética e moral, segundo as orientações de Jesus, contidas no Evangelho. É importante destacar, porém, que a freqüência a cursos de estudo e educação da mediunidade, nem sempre indica que as pessoas estejam em condições de participar de grupos mediúnicos. É necessário verificar se a pessoa possui a devida capacitação doutrinária, e condições espirituais e psicológicas para o desempenho da tarefa mediúnica.

  6. ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE - INFORMAÇÕES GERAIS - PÚBLICO-ALVO PARA GRUPOS DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE • PROGRAMA I - Espíritas que possuem conhecimentos básicos da Doutrina Espírita, oriundos de cursos regulares (ESDE). • PROGRAMA II – pessoas que tenham concluído o programa I ou cursos semelhantes. O ENCAMINHAMENTO AOS EM GRUPOS MEDIÚNICOS: pessoas que concluíram os programas do EEM, ou que , excepcionalmente, estejam freqüentando tais programas.

  7. CURSO DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I: 1998(1.ed.) E 2001 (2.ed.) Revisada e Modificada

  8. PROGRAMA II 2000 (1.ed.) 2003: Subdivisão em dois fascículos, sem revisão

  9. ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II – 2.ªPARTE: PRÁTICA • Esta parte, no Programa II do EEM, refere-se á prática mediúnica, propriamente dita. As orientações para esta estão resumidas no Suplemento Didático - Manual de Apoio – Exemplar do professor. • O exercício mediúnicotem como finalidade propiciar condições para o desenvolvimento harmônico e equilibrado: • da mediunidade, para as pessoas que oferecem condições naturais para tal; • De outras faculdades psíquicas, tais como: percepção espiritual, concentração mediúnica, irradiação mental, sintonia com Espíritos esclarecidos, equilíbrio espiritual etc.

  10. ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–3.ª PARTE: ATIVIDADE COMPLEMENTAR A atividade complementar (facultativa) prevê a resenha de obras espíritas necessárias ao aperfeiçoamento do candidato à pratica mediúnica. Sugere-se a utilização da ficha de resenha e demais a orientações contidas no Suplemento Didático - Manual de Apoio – Exemplar do professor ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–4.ª PARTE:CONDUTA ESPÍRITA Trata-se de exercícios que avaliam o conhecimento teórico e prático por meio de análises reflexivas de textos que se reportam a fatos reais.

  11. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA- CURSOS DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE MONITORES PARA O EEM CRITÉRIOS PARA A INSCRIÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS CRITÉRIOS PARA O ENCAMINHAMENTO AOS GRUPOS MEDIÚNICOS

More Related