100 likes | 393 Views
10 de outubro de 1907. 13 de janeiro de 1973. ODILON FERNANDES. Clique.
E N D
10 de outubro de 1907 13 de janeiro de 1973 ODILON FERNANDES Clique
Dr. Odilon Fernandes, cirurgião-dentista, professor universitário, comerciante, nasceu em 10 de outubro de 1907, em São João do Capivari-S, e falecido em 13 de janeiro de 1973.Casado com Dalva Guido Fernandes, em 1934, deixou 4 filhos. • Professor da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro desde sua fundação, lecionou Clínica Odontológica e, mais tarde, Dentística Operatória.
Aposentado, dedicou-se às pesquisas sobre Hipnodontia, isto é, as aplicações da hipnose e das técnicas de condicionamento mental no alívio das dores do paciente na rotina do trabalho odontológico. • Recebeu honrarias variadas em sua profissão, foi presidente da Associação de Cegos da cidade, em 1946, e transformou-a no Instituto dos Cegos do Brasil Central, no ano de 1947, permanecendo nesse cargo até sua morte, em 1973.
Construiu, para essa agremiação, a sede própria, dando-lhe características de escola para a recuperação de deficientes visuais e não mais apenas as de abrigo de incapacitados. Fundou o Hospital Oftalmológico para atendimento aos cegos da região. • Foi um dos fundadores e incentivadores do Banco de Sangue, ligado ao Hospital da Criança. • Criou a primeira Guarda Mirim de Uberaba, que teve a duração aproximadamente de quatro anos.
Espírito aberto, nunca se negou a proteger, amparar, socorrer os necessitados ou quem quer que fosse. Orador brilhante, sempre procurou abraçar as causas justas, lutando pelo desenvolvimento da sua terra de adoção, dando apoio a dezenas de agremiações sociais, esportivas e culturais. • Espírita por religião e pesquisador por convicção, aprofundou-se nas diversas áreas do conhecimento da mente humana, interessando-se pela Parapsicologia, Psicologia Experimental e Vida Extracorpórea.
Fundou e presidiu até sua morte a ´Casa da Cinza´, templo espírita-cristão. “Casa”, porque representaria um lar para aqueles que precisassem da religião, e “do Cinza”, por ser este o apelido de seu pai, Dr. Ludovice Fernandez. • A Escola de Artes e Ensino Dr. Odilon Fernandes, foi fundada em 1970 na “Casa do Cinza”, por Dulce Fernandes Andrade Ferreira. A Escola nasceu do sonho de dar as pessoas o direito de buscar, com o próprio trabalho, o seu próprio sustento por intermedio da profissionalização.
Sua vida resume-se em poucas palavras, no amor ao próximo, na persistência ao trabalho útil, na fidelidade aos seus princípios, na dedicação completa à comunidade em que viveu. • Por estas razões, a Câmara Municipal de Uberaba houve por bem chamar Dr. Odilon Fernandes, à Avenida onde um dia ele havia projetado construir a sede própria do Hospital Oftalmológico.
Muita Paz Fontes de consulta S8ites : Feparana Biografias espiritas Casa do Cinza- CE em Uberaba MG Musica Imagens da Internet Formatação – cmagoes@gmail.com