550 likes | 649 Views
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO Departamento de Ciências da Natureza Profa Dra. Fernanda Britto Bolsistas Ana Carolina Melo e Michele Serafini. Projeto UCA Tutorial Programa Etoys. Porto Alegre, setembro de 2011. Parte I Introdução ao Squeak Etoys.
E N D
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO Departamento de Ciências da Natureza Profa Dra. Fernanda Britto Bolsistas Ana Carolina Melo e Michele Serafini Projeto UCATutorial Programa Etoys Porto Alegre, setembro de 2011
Parte I Introdução ao Squeak Etoys
O Squeak Etoys é um aplicativo que permite o aprendizagem através da linguagem de programação. O que é o Squeak Etoys?
É um método padronizado para expressar instruções para um computador. Com o Squeak, faremos a montagem de scripts para o movimento de objetos e, como resultado, teremos uma animação. O que é programação?
Scripts são “roteiros” de uma animação. No exemplo abaixo, a estrela gira na velocidade 5. O que são scripts?
Barra de Ferramentas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1 Botão Ajuda 2 Nome do Projeto 3 Botão voltar 4 Botão avançar 5 Ferramenta desenho 6 Ferramenta suprimentos 7 Trocar idioma 8 Tela cheia 9 Salva/Exportar Projeto 10 Abrir/Importar Projeto 11 Fechar Squeak Etoys 12 Esconder/Mostrar Barra de Ferramentas
Este fundo em branco do Squeak é chamado de “mundo”. É para onde arrastaremos os comandos de movimento para montar os scripts.
Ajuda Mostrar/esconder guias de ajuda
Ferramentas. Parte 01/02 Balde: preenche superfícies delimitadas, utilizando a cor selecionada Pincel: Pinta superfícies com a cor selecionada Extrator de cores: seleciona uma cor de qualquer superfície Espessura: define a espessura do pincel ou da borracha Cores recentes: lista de cores utilizadas Carimbos: selecionar e carimba uma superfície repetidamente Linhas e polígonos: para desenhar linhas e polígonos
Ferramentas. Parte 02/02 Borracha: apaga superfícies ao clicar ou arrastar Espectro de cores: com o mouse sobre essa ferramenta, abre o espectro de cores Botão Volta: desfaz a última alteração Botão Fica: clicar ao terminar a edição para salvar o desenho Botão Limpa: apaga toda a edição Botão Lixo: apaga todas as alterações feitas
Suprimentos/Acessórios Clicar e arrastar para o projeto
Menu Mover Segurar Eliminar Duplicar Minimizar Programar Continuar desenhando Criar uma etiqueta dizendo “esboço” Redimensionar Girar
Parte II Revisando a matéria: Transcrição
Relembrando... As proteínas podem ser descritas como peças-chave na constituição dos organismos. E o plano para fabricação de proteínas está no DNA da célula.
A síntese de proteínas é realizada em duas etapas: Transcrição e Tradução. * O processo de Transcrição consiste na síntese do RNA mensageiro (RNAm) a partir da fita-molde do DNA. * O processo de Tradução na Interpretação do RNAm no Ribossomo através da leitura de códons (trinca de aminoácidos)
Lembre-se: o DNA é uma molécula de fita dupla, sendo uma fita codificante e a outra fita chamada de fita-molde (a partir da qual o RNAm será sintetizado, de maneira complementar). Este RNAm será equivalente à fita de DNA codificante. Na animação que vamos montar, faremos apenas a fita-molde, para simplificar.
Vamos então preparar a primeira animação (transcrição) utilizando o Squeak Etoys. A ideia é facilitar o entendimento da matéria através da construção e visualização do processo. O tutorial tem a finalidade de introduzir conceitos básicos do programa. Posteriormente, você desenvolverá o roteiro das animações e simulações!
Parte III Construindo um Projeto: Transcrição
2. Vamos desenhar as fitas de DNA e RNAm. Clique na aquarela e desenhe uma fita reta, larga o suficiente para que se escrevam letras nela. Quando terminar, clique em “fica”.
3. Clique com o botão direito na fita. Clique nos dois quadrados em verde para duplicar o desenho e puxe para baixo.
4. Após duplicar, clique no lápis em cinza para continuar desenhando a nova fita.
5. Esta segunda fita será o DNA. Mude-a de cor e, utilizando a reta, desenhe as letras correspondente às bases nitrogenadas.
6. Clique onde está escrito “esboço 1” e nomeie o objeto como “DNA”.
7. A fita de cima será a de RNAm, sintetizada a partir da de DNA. Clique com o botão direito na fita azul e depois clique no lápis para desenhar as bases nitrogenadas do RNAm. Lembre-se que estas devem ser complementares às da fita de DNA. Após desenhar, nomeie a fita como “RNAm”.
8. Vamos desenhar uma última figura: a RNA polimerase. Ela deve ser maior do que a largura das fitas.
9. Coloque o nome na figura, assim como fizemos com as fitas. Depois clique no olho azul.
10. Vamos começar a montar os scripts (movimentos para animação). Clique em “básico” e selecione “movimento” no menu.
11. Arraste a ação “RNA polimerase avançar de 5” para o mundo.
12. No mundo aparecerá o novo script da RNA polimerase. Miniminize o menu de ações como indicado.
13. Clique com o botão direito no RNAm (fita azul) e depois no olho. No menu, clique em “básico” e selecione “movimento”. Em “testes”, localize “Testar Sim Não” e arraste para o mundo.
14. Localize “RNAm avança de 5” e encaixe ao lado de “Sim” no script, como indicado.
15. Arraste “RNAM's está sobre a cor” e encaixe ao lado de “Testar” no script.
16. Primeiro, escolha a cor do item “Testar” do script do RNAm. Clique na cor como indicado e clique em cima da RNA polimerase. Depois, minimize o menu de ações do RNAm.
18. Clique com o botão direito no RNAm para mudar a direção de avanço.
19. Segurando a tecla shift, puxe com o mouse a seta verde e direcione-a para baixo.
20. Mude a direção da RNA polimerase também: puxe a seta verde para a direita.
21. Agora vamos ajustar as velocidades. Coloque o RNAm para avançar a 1 e a RNA polimerase para avançar a 9, conforme indicado.
22. Coloque o DNA (fita rosa) por cima do RNAm para escondê-lo.