40 likes | 205 Views
Curiosidades da Copa do do Mundo 2010. Componente: Mariele C. Lopes Turma: 83 Data: Professora: Elaine Mai. Curiosidades:.
E N D
Curiosidades da Copa do do Mundo 2010 Componente:Mariele C. Lopes Turma:83 Data: Professora:Elaine Mai
Curiosidades: • As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos. • Portugale Alemanha (respectivamente 4º e 3º lugares na Copa de 2006) ao se classificarem quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção europeia que fica em 3º ou em 4º lugares no mundial anterior ficava de fora da Copa seguinte. Aconteceu com a França 3º em 1986, Inglaterra 4º em 1990, Suécia 3º em 1994, Países Baixos 4º em 1998 e Turquia 3º em 2002.
Pela primeira vez desde a sua estreia em Copas do Mundo, a Arábia Saudita fica fora de um mundial. • Pela primeira vez a seleção da Austrália disputou, não as eliminatórias da Oceania e sim as eliminatórias da Ásia. • Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, o país anfitrião (no caso, a África do Sul) foi eliminado na fase de grupos. No jogo de estreia, a África do Sul enpatou com o México por 1 x 1. No segundo jogo, perdeu de 3 x 0 para o Uruguai. E no último jogo venceu a seleção francesa por 2 x 1. Com isso, chegou aos 4 pontos, juntamente com o México. Mesmo assim, não foi classificada, devido ao saldo de gols (México com saldo +1 e a África do Sul com -2).
Durante esta edição da Copa do Mundo FIFA, a milícia fundamentalista islâmica Al Shabab (que tenta derrubar o Governo Federal de Transição da Somália) torturou e matou quem assistia ao mundial, apesar da proibição imposta pelo grupo. No fim-de-semana dos dias 12 e 13 de junho, por exemplo, raptaram e torturaram 30 jovens apaixonados por futebol, no distrito de Afgoi, perto da capital Mogadíscio. Noutro local, mais a norte, um rapaz foi baleado e veio a morrer no hospital, enquanto outros dez foram raptados pela Al Shabab durante a partida entre a Alemanha e a Austrália. A milícia chega a passar de casa em casa para efetuar a fiscalização.