180 likes | 696 Views
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS. Semântica. Conceito de semântica. Abrange uma grande variedade de questões relacionadas com o significado. Estuda as relações das palavras com os objectos por elas designados e através do processo indutivo conclui quais as leis que regem essas relações.
E N D
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS Semântica
Conceito de semântica • Abrange uma grande variedade de questões relacionadas com o significado. • Estuda as relações das palavras com os objectos por elas designados e através do processo indutivo conclui quais as leis que regem essas relações. • É fundamental para o estudo da comunicação porque é de extrema importância na organização social. • Focaliza a sua investigação nos vários modos de manifestação do significado.
Conceito de semântica • Explica aspectos da interpretação que dependem só do sistema linguístico e não de como os falantes o usam. • Trata do que é constante na interpretação das expressões linguísticas, seja qual for a forma como uma dada expressão é enunciada. • Focaliza a sua investigação nos vários modos de manifestação do significado.
Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal • O significado é essencial para que as interacções humanas se realizem de forma perfeita. • O significado pode assumir diversos aspectos, ou pode manifestar-se de diferentes maneiras: 1) Através da ligação sistemática entre as formas linguísticas e as coisas ou aspectos do mundo (a língua permite-nos falar acerca do mundo e transmitir essa informação, partilhá-la com o outro)= Significância Informacional
Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal 2) Não sendo mera transmissão de informação, a relação que é estabelecida (entre o eu, o mundo e o outro) é mediatizada por falantes que percepcionam, pensam e interpretam a realidade, e para que essa relação seja plenamente realizada é necessário que os interlocutores desse processo partilhem o mesmo mundo = Significância Cognitiva
Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal • Por exemplo: 1. “Isto é uma planta.” (a frase só pode ser interpretada se o interlocutor tiver acesso a que entidade do mundo se refere isto). Mas frases como: 2. “O rapaz saiu.” podem descrever um número potencialmente infinito de situações e por isso mesmo não podem dizer que o seu significado é um elo directo entre uma situação e uma frase. Compreender qual a informação veiculada por uma frase é fundamental para a compreensão do seu significado.
Significância informacional e cognitiva da linguagem verbal • Uma língua também permite tornar públicos estados mentais ou atitudes acerca dos quais se pode saber que situações descrevem. Uma frase como: 3. “A Maria quer um gelado” ilustra uma forma de exteriorizar uma experiência interna e nessa medida pode dizer-se que a língua permite partilhar com outros falantes desejos, crenças, esperanças, sonhos, etc. É neste sentido que se pode dizer que o significado envolve sempre significância informacional, pois através de elos entre a linguagem e fenómenos (físicos ou mentais) consegue-se fazer passar informação.