260 likes | 574 Views
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco. TREINAMENTOS :. São cuidados imediatos prestados a alguém com uma doença ou ferimento. Uma atuação nos primeiros minutos pode definir se a vítima irá se recuperar completamente ou não.
E N D
profflavio.com.br Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco TREINAMENTOS :
São cuidados imediatos prestados a alguém com uma doença ou ferimento. Uma atuação nos primeiros minutos pode definir se a vítima irá se recuperar completamente ou não. Pode significar também a diferença entre a vida e a morte da vítima. profflavio.com.br O QUE SÃO OS PRIMEIROS SOCORROS?
OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL.) Todo cidadão é obrigado a prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas para fazê-lo: Atender, Auxiliar quem esteja atendendo ou Solicitar auxílio. Exceções da lei (em relação a atender e/ou auxiliar): menores de 16 anos, maiores de 65, gestantes a partir do terceiro mês, deficientes visuais, mentais e físicos (incapacitados). profflavio.com.br Aspéctos legais :
Se a vítima estiver responsiva, apresente-se antes de ter qualquer contato físico: “Meu nome é João da Silva e tenho treinamento em primeiros socorros. Posso ajudar?” Se a vítima concordar, você pode prestar os primeiros socorros. Se a vítima recusar sua ajuda, telefone para o atendimento de emergência (192) e permaneça com a vítima até a chegada de um socorrista para assumir o caso. Se a vítima estiver confusa ou não responder, considere que ela queira que você a ajude. profflavio.com.br Como agir :
Evite ao máximo contato com fluidos corporais da vítima, como sangue, urina, saliva e outros. Se possível, usar equipamentos de proteção individual (luvas, máscara, etc.). profflavio.com.br Preucações :
Incline a cabeça da vítima para trás, abrindo a via aérea; Avalie a respiração . profflavio.com.br Abertura das vias aéreas:
Fazer 2 ventilações, seguidas de 30 compressões. Obs. Realizar 4 ciclos e avalia o pulso. profflavio.com.br Rcp – adulto :
profflavio.com.br 1-Coloque a vítima de barriga para cima em superfície dura e plana. 2-Ajoelhe-se ao lado da vítima. 3-Afaste ou remova as roupas da parte anterior do tórax para que não possam atrapalhar a realização das compressões. 4-Ponha o calcanhar de uma mão no centro do tórax entre os dois mamilos e o calcanhar da outra mão sobre a primeira. 1- como aplicar a compressão :
5-Pressione o tórax até que ele abaixe 4 ou 5 cm. 6-Aplique compressões em uma frequência de 100/min. 7-Após cada compressão, libere a pressão do tórax para que ele volte ao normal. profflavio.com.br 1- como aplicar a compressão :
profflavio.com.br dea-desfibrilador externo automático :
1-Incline a cabeça da vítima, tracionando a cabeça para trás. 2-Eleve o queixo da vítima, colocando os dedos na parte óssea. 3-Eleve o queixo, movendo a mandíbula para trás. profflavio.com.br 2- Ventilação :
1-Mantenha as vias aéreas abertas com a manobra de inclinação da cabeça e elevação do queixo. 2-Aperte as narinas com os dedos da mão. 3-Inspire normalmente e cubra a boca da vítima com sua boca, criando uma ventilação que impeça o escape de ar. 4-Aplique 2 ventilações de 1 segundo cada, observando a expansão do tórax. profflavio.com.br 3- como aplicar a ventilação :
Aplique 5 ciclos de 30 compressões e 2 ventilações; só após acione a emergência. Profundidade das compressões: pressione ½ da profundidade do tórax. profflavio.com.br RCP EM CRIANÇAS (de 1 a 8 anos)
Coloque dois dedos de uma mão imediatamente abaixo a linha dos mamilos; Pressione o osso esterno do lactante ½ de profundidade do tórax, aplicando compressões rápidas da mesma forma que são feitas em crianças. profflavio.com.br RCP EM LACTANTES :
Obstrução leve: Incentivar a tosse Obstrução grave: Compressões abdominais profflavio.com.br OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS :
1-Pergunte se a pessoa está engasgada. Caso esteja, diga-lhe que irá ajudar. 2-Fique de pé atrás da pessoa e passe seus braços ao redor da vítima de modo que suas mãos se encontrem na frente dela. 3-Feche o punho de uma mão. profflavio.com.br COMO DESOBSTRUIR :
4-Coloque a mão com o polegar voltado para cima um pouco acima do umbigo da vítima. 5-Segure o punho com a outra mão e aplique compressões abdominais rápidas. 6-Aplique compressões até que o objeto seja forçado a sair da via da aérea e a vítima consiga respirar, tossir ou falar. profflavio.com.br
5 tapas entre as escápulas com 5 compressões torácicas (linhas dos mamilos profflavio.com.br Com bebês :
Ocorre quando o sangue para de chegar em uma parte do cérebro. Geralmente é muito repentino. profflavio.com.br AVCACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Dormência; • Fraqueza súbita na face, braço ou perna em um lado do corpo; • Confusão metal súbita; • Dificuldade para compreender e falar; • Dificuldade para engolir; • Dificuldade para enxergar; • Dificuldade para caminhar; • Tontura; • Perda do equilíbrio ou coordenação motora; • Dor de cabeça súbita e intensa, de causa desconhecida. profflavio.com.br Sinais de avc :
Certifique-se que o local seja seguro. Telefone para a emergência. Se a vítima parar de responder, inicie a RCP. profflavio.com.br Como agir :
Desconforto no peito ( pressão, aperto ou dor). Desconforto em outras regiões da parte superior do corpo. Falta de ar. Sudorese, náusea, tontura. profflavio.com.br Ataque cardíaco - sinais :
Mantenha a vítima sentada e quieta; • Procure ver se ela toma algum remédio e se os tem; • Ligue para a emergência; • Se a vítima não se tornar responsiva, inicie a RCP. profflavio.com.br Como agir :
192 – SUS 193 – Bombeiros -resgate profflavio.com.br Telefones de emergência :
profflavio.com.br Fim .