1 / 19

Misericórdia Sempre

Misericórdia Sempre. Parábola do Bom Samaritano. Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?.

varsha
Download Presentation

Misericórdia Sempre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Misericórdia Sempre

  2. Parábola do Bom Samaritano

  3. Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou:Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?

  4. Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento e a teu próximo como a ti mesmo

  5. Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:E quem é o meu próximo? Jesus então contou uma história:

  6. Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.

  7. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.

  8. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.

  9. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.

  10. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.

  11. Conta-se que Jesus, após haver lançado a parábola do Bom Samaritano, entraram os apóstolos no exame da conduta dos personagens da narrativa

  12. E porque traçassem fulminativas reprovações em torno de alguns deles, o Cristo prosseguiu no ensinamento para lá do contato público:

  13. “Em verdade – acentuou o Mestre – referindo-nos ao próximo, ante as indagações do doutor da lei, à frente do povo, a lição de misericórdia tem raízes profundas.

  14. Quem passasse irradiando amor na estrada, onde o viajante generoso testemunhou a solidariedade, encontraria mais amplos motivos para compreender e auxiliar.

  15. Além do homem ferido e arrojado ao pó, claramente necessitado de socorro, teria cuidado de apiedar-se do sacerdote e do levita, mergulhados na obsessão do egoísmo e carentes de compaixão.

  16. Simpatizar-se-ia com o hoteleiro, endereçando-lhe pensamentos de bondade que o sustentassem no exercício da profissão

  17. Compadecer-te-ia dos malfeitores, orando por eles, a fim de que se refizessem, perante as leis da vida

  18. E tanto quanto possível ampararia a vítima dos ladrões, estendendo mãos operosas e amigas ao samaritano da caridade, para que se lhe não esmorecessem as energias nas tarefas do bem”

  19. E diante dos companheiros surpreendidos, o Mestre rematou: “Para Deus, todos somos filhos abençoados e eternos, mas enquanto a misericórdia não se nos fixar nos domínios do coração, em verdade, não teremos atingido o caminho da paz e o reino do amor”

More Related