420 likes | 491 Views
Projeto Redação Veja. PROJETO MULHERES MAIO DE 2010. Objetivos da pesquisa. O principal objetivo da pesquisa é traçar um perfil das mulheres metropolitanas brasileiras. BA/PE. DF. MG/ RJ. PR / RS. SP. Com quem falamos. 1.000 Mulheres Das classes ABC Com idade a partir de 18 anos.
E N D
Projeto Redação Veja PROJETO MULHERES MAIO DE 2010
Objetivos da pesquisa • O principal objetivo da pesquisa é traçar um perfil das mulheres metropolitanas brasileiras.
BA/PE DF MG/ RJ PR / RS SP Com quem falamos • 1.000 Mulheres • Das classes ABC • Com idade a partir de 18 anos • Moradoras das cidades de:S.Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Salvador, Recife, São José do Rio Preto e Campinas Representam 9 milhões e trezentas mil mulheres brasileiras PE BA DF MG SP RJ PR RS
Perfil (%) Classe Social Atividade Estado Civil Idade Escolaridade Base: Amostra 1000
As mulheres acreditam que:não existe igualdade de direitos (%) • . • . Existeigualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil? Base: amostra (1000) Quanto maior a escolaridade, maior a incredulidade na aplicação da Constituição Brasileira no tocante à igualdade de direitos
A crença na DEMOCRACIA predomina entre as mulheres (%) Vivemos numa democracia? Base: amostra (1000)
O Trabalho é bastante valorizado entre as mulheres metropolitanas. (%) Mulher deve trabalhar mesmo que não precise? Essa opinião é compartilhada mesmo entre as mulheres que não trabalham. A valorização do trabalho é um pouco menor entre as mulheres com menor escolaridade.
Independência Financeira e pessoal são as principais razões para a mulher trabalhar fora Base: acham que a mulher deve trabalhar fora (821)
Os principais motivos declarados pelas mulheres (minoria) que acham que a mulher NÃO deve trabalhar fora são: o cuidado com os filhos e com a organização da casa Base: acham que a mulher não deve trabalhar fora (99)
As mulheres metropolitanas confiam em si eacreditam que atualmente conseguem ter o mesmo êxito que o homem no trabalho A mulher consegue ter o mesmo êxito que o homem no trabalho? (%) As mulheresocupamounãopostosexecutivosnasempresas? E acreditam queelas ocupam postos executivos nas empresas.
A minoria que não acredita, atribui as seguintes razões: Base: responderam que não ocupma (109)
A mulher quetrabalha fora é mais felizdo que a que fica em casa (%) Quem é mais feliz? Base: amostra (1000)
Vários motivos levam a mulher que trabalha fora ser mais feliz: Base: quem respondeu que é a mulher que trabalha fora (725)
AMINORIAque acredita que a mulher queFICA EM CASA É MAIS FELIZjustifica: “Cuida dos deveres de casa e dos filhos com mais dedicação.” Base: quem respondeu que é a mulher que fica em casa (24)
A valorização profissional pode ser um dos fatores que levam à opinião de que NÃO BASTA SER MÃE, ESPOSA E DONA DA CASA para SUA PLENA REALIZAÇÃO. (%) Plena realização: basta ser esposa, mãe e dona da casa?
A maternidadeNÃO ATRAPALHA A CARREIRA PROFISSIONALna opinião de 66% das mulheres urbanas (%) Filhos atrapalham a carreira profissional? O inverso não é bem assim: aCARREIRA ATRAPALHA A MATERNIDADEna percepção de 41% das mesmas Carreiraprofissionalatrapalha a maternidade? Base: amostra (2010=1000)
O PAI É TÃO IMPORTANTEquanto A MÃEna educação dos filhos é a opinião que prevalece (%) O pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos? Base: amostra (1000)
O PAI TRANSMITESERIEDADE E VALORES (%) Por que o pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos?
Por que o pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos? Seriedade O pai é mais duro, rígido, inflexível, impõe mais limites A presença do homem transmite mais respeito A presença do pai se impõe mais do que a da mãe Agrega Valores A presença do pai é importante na formação para ser um cidadãocumpridor de seus deveres A figura paterna ajuda a construir a identidade dos filhos A integridade do pai na vida profissional pode servir de exemplo para os filhos É importante na educação de filhos homens, principalmente na puberdade
Por que o pai é tão importante quanto a mãe na educação dos filhos? Comprometimento É importante a participação do pai na vida escolar dos filhos É importante transmitir experiência de vida Emocional A figura paterna traz equilíbrio emocional O contato com o pai é importante para se sentir acolhido O pai e a mãe tem igual importância Os dois são importantes na educação dos filhos É responsabilidade da mãe e do pai a educação dos filhos Os filhos precisam da educação do pai e da mãe Referências à mãe A mãe tem a tendência de agir com o coração e não com a razão A mãe passa a mão na cabeça. Encobre os erros e a rebeldia dos filhos
AMINORIAque acredita que oPAI NÃO É TÃO IMPORTANTE,justifica: Valorização O pai não faz tanta falta quanto a mãe Presença/ convívio O pai não dá muita atenção aos filhos Preocupações financeiras O pai se preocupa mais em trabalhar/ trazer dinheiro pra casa A mãe participa mais A mulher assume papéis que o marido deveria assumir em diversas situações A mulher dá mais atenção aos filhos
O CASAMENTO faz parte dos desejos das solteirasmasNÃO MAIS das mulheres queJÁ PASSARAM POR ESTA EXPERIÊNCIA (%) Quer casar? Quer casar de novo?
A maior parte das mulheres CASADASCONSIDERA-SE FELIZ NO CASAMENTO (%) O quantovocê se considerafeliz no casamento? (escala de 1 a 5) 77% Entretanto, uma parcelajá arrependeu-se de ter casadoem algum momento (%) Arrependeu-se de tercasado/ de tervidaemcomum com um companheiro?
Cerca de 76% das mulheres casadas afirmam que seus MARIDOS GANHAM IGUAL OU MAIS DO QUE ELAS Emtermos de rendimentosalarial o seumarido/ companheiroganhamais, menosouigual a você? (%) Já a maior parte das mulheres MAIS VELHAS GANHA IGUAL OU MAIS que seus maridos (apenas 36% das mulheres acima de 51 anos afirmam que seus maridos ganham mais)
É predominante a opinião de que aFALTA DE DINHEIRO PODE COMPROMETER A HARMONIA CONJUGAL Falta de dinheiropodecomprometer a harmonia conjugal? (%) Talvez por isso, a maior parte das mulheres (cujo marido não possui um negócio próprio)GOSTARIA que O MARIDO TIVESSE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO AUMENTO DE RENDA???? Gostariaque o marido/ companheirotivesseseupróprionegócio? (%)
A MAIOR parte das mulheres acredita queNÃO TEVE UMA BOA EDUCAÇÃO SEXUAL DOS PAIS Recebeu de seuspaisuma boa educação sexual? (%) Base: amostra (1000) Uma BOA EDUCAÇÃO SEXUAL dada PELOS PAIS é mais percebida entre as mulheres MAIS JOVENS Afirmamquereceberam de seuspaisuma boa educação sexual (%)
Pouco mais da METADE DAS MULHERES ACREDITA QUE ELAS TÊM a MESMA NECESSIDADE DE SEXO QUE OS HOMENS A mulher tem a mesmanecessidade de sexoque o homem tem? (%) MAS O SEXO NÃO É A COISA MAIS IMPORTANTE NUMA RELAÇÃO O sexo é a coisa mais importante na relação ? Base: amostra (1000)
AINFIDELIDADE CONJUGAL NÃOÉ JUSTIFICÁVEL EM NENHUM DOS SEXOS (%) Justifica a infidelidade da mulher em alguns casos? Justifica a infidelidade do homem em alguns casos? Base: amostra (1000)
O ABORTO É ADMISSÍVEL em casos extremos O aborto é admissível em casos extremos? (%) AS MULHERES DE MENOR GRAU DE INSTRUÇÃO tendem a ser MAIS RETICENTES AO ABORTO
A HOMOSSEXUALIDADE NÃO É PERCEBIDA COMO UMA DOENÇA (%) Considera a homossexualidade uma doença? Base: amostra (1000) O PRECONCEITO é MAIOR entre as MAIS VELHAS, DE MENOR GRAU DE INSTRUÇÃO, e as que NÃO TRABALHAM. (%) Afirmamque a homossexualidade é umadoença
OS PAIS INFLUENCIAM A VIDA DE UMA GRANDE PARCELA DAS MULHERES URBANAS (%) Seuspaistêmmuitainfluênciaemsuavida? Base: amostra (2010=1000) A influência acontece mais entre as mulheres MAIS JOVENS Afirmamqueseuspaistêmmuitainfluênciaemsuavida
As mulheres metropolitanas brasileiras ACREDITAM EM DEUS e POUCAS em algum momento DUVIDARAM DE SUA EXISTÊNCIA (%) Acredita em Deus? Duvidou da existência de Deus?
OS PADRES DEVERIAM PODER CASAR-SE (%) Padres deveriam poder casar-se? Base: amostra (1000)
As mulheres acreditam que LIDAM IGUAL OU MELHOR do que os HOMENS NAS REDES SOCIAIS (%) Objetos de tecnologia e redes sociais: a mulher lida pior, igual ou melhor que os homens? Base: amostra (1000)
A MAIOR PARTE das mulheres acredita ser BASTANTE FELIZ. A grande MAIORIA das mulheres metropolitanas CONSIDERA-SE FELIZ Você se consideraumapessoafeliz? O quantovocê se considerafeliz? (%) (%) 85% Base: amostra (1000)
MESMO SENDO FELIZES, AINDA FALTA ALGO (%) Faltaalgumacoisaparaplenafelicidade? Aspectos relacionados à realização pessoal e profissional são os mais mencionados entre as jovens de 18 a 34 anos Entre as mulheres mais velhas (de 35 anos ou mais), os aspectos mais citados referem-se à: Realização pessoal Realização pessoal Casa própria Concluir a formação (18 a 24 anos) Casar Ter filhos (25 a 34 anos) Casa própria Viajar (51 ou mais) Estabilidade Financeira Realização profissional Falta dinheiro (51 ou mais) Emprego Na própria área Cargo melhor Salário melhor Saúde Melhorar a saúde
Considerações Finais • A mulher brasileira, metropolitana de hoje está consciente e feliz. • O trabalho é um dos principais pilares de realização: • Convívio social • Independência financeira • Auto estima • Novos aprendizados • Realização profissional • Ela confia na sua capacidade profissional e na possibilidade de ascensão, chegando a ocupar cargos executivos.
Considerações Finais A mulher já lida melhor com as questões de maternidade e carreira profissional, procurando conciliar tais atividades e percebendo que é possível. É importante, entretanto, um equilíbrio nas relações. As classes mais altas questionam um pouco mais essa conciliação. A experiência e vivência do dia-a-dia faz com que as opiniões possam ir mudando ao longo dos anos. As mulheres mais velhas já encontram-se em uma fase diferenciada. Muitas ganham mais do que seus maridos, estão realizadas profissionalmente e agora possuem outros planos, como viajar. Entretanto, tem outros problemas, tais como a saúde.
Considerações Finais As mais jovens estão descobrindo a vida e possuem muitos planos, entre os quais graduação, emprego, casamento e filhos. A casa própria continua sendo um dos sonhos da brasileira para sentir-se plenamente feliz. A mulher encontra-se um pouco mais dividida com relação a questões sobre sexo, mas tendem a falar sobre o assunto sem tanta inibição. Boa parte percebe uma igualdade entre homens e mulheres quanto ao desejo sexual e não admitem traição (nem feminina nem masculina). Nestas questões, a diferença de opiniões é um pouco maior conforme a diferença de instrução e a religião.
Considerações Finais O Governo não merece a confiança destas mulheres metropolitanas mas elas acreditam na democracia e escolhem seus governantes. Acreditam que o país pode ficar melhor se governado por mulheres, indicando novas possibilidades no cenário político.