400 likes | 542 Views
Oficina de divulgação de resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Analista de Instrumento de Avaliação : Janaina Ponté. Oficina de Matemática – 5º ano EF Objetivo
E N D
Oficina de divulgação de resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Analista de Instrumento de Avaliação: Janaina Ponté.
Oficina de Matemática – 5º ano EF Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAERJ para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.
O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.
Oficina de Matemática – 5º ano EF Seção 1: Matriz de Referência para Avaliação
Aspectos a serem considerados em uma Matriz • Constitui um parâmetro de orientação; • Apresenta o objeto da avaliação; • Caráter de universalidade; • Orientação na elaboração de itens.
É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:
Em Matemática, as competências englobam três níveis. Veja um exemplo em Geometria. 1)Firmar conceitos e reconhecer figuras geométricas planas ou espaciais. Conceituação 2)Mobilizar conceitos e propriedades geométricas para estabelecer relações ou efetuar cálculos envolvendo elementos de uma figura.Manipulação 3) Utilizar conceitos e propriedades geométricas para resolver problemas. Aplicação
A Matriz de Matemática está estruturada em quatro temas Tratamento da Informação Números, Operações e Álgebra Grandezas e Medidas Espaço e Forma
Aspectos a considerar sobre Descritores • Os descritores têm origem na associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelo aluno que se traduzem em certas habilidades. • Constituem uma sumária “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado. • Implicam, como fundamento, aspectos conceituais ou teóricos relacionados a diferentes áreas do conhecimento a serem avaliadas.
A função dos descritores é, portanto, indicar as habilidades que serão objeto de avaliação, no conjunto de itens que compõe o teste em cada período de escolaridade. • Os descritores: • -- pretendem indicar quais as habilidades que se espera que os alunos tenham desenvolvido; • --constituem a referência para a elaboração dos itens que devem compor o teste de desempenho. • É a matéria-prima para elaboração dos itens.
O QUE É UM ITEM? O item é uma questão do teste de larga escala, que avalia uma única habilidade. Portanto o item é unidimensional.
O ITEM E SUAS PARTES Página 20
O item avalia a habilidade de os estudantes calcularem o resultado de uma subtração de números naturais. Essa subtração envolve o reagrupamento da casa das dezenas para a casa das unidades. Uma possível estratégia é usar o algoritmo da subtração alinhando as parcelas à direita de modo que os algarismos de cada ordem fiquem posicionados verticalmente. Na resolução da operação pelo algoritmo ou através do cálculo mental, utiliza-se a decomposição dos algarismos, efetuando a subtração de cada ordem para compor o resultado final. A alternativa correta foi assinalada por 65% dos estudantes avaliados. A escolha da alternativa B (16,0%) indica que esses estudantes não dominam o processo de resolução do algoritmo da subtração, pois subtraíram, em cada ordem, o menor algarismo do maior. A realização de cálculos que envolvem a subtração possibilita que os estudantes utilizem a decomposição das escritas numéricas, além de estimular a memorização de fatos básicos da subtração. É importante que esses estudantes compreendam o significado da subtração no contexto de sua aplicação.
Composição dos testes Itens do bloco CAED. Itens NOVOS comuns Saeb 2009. Itens comuns com o Saerj 2010. Itens comuns com o teste do 9EF (itens novos). Itens NOVOS 2011.
Oficina de Matemática – 5º ano EF Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados
8 524 alunos. 7 012 alunos. 3 637 alunos. 1020 alunos.
98 alunos. 200 alunos. 140 alunos. 52 alunos.
21 alunos. 48 alunos. 44 alunos. 20 alunos.
Dada uma trajetória entre duas localidades no mapa, identifica a descrição textual que representa esse deslocamento. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices utilizando nomenclatura abscissa/ordenada.. Identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás Identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Realiza atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. RJ ESCOLA CR
Uso dos ResultadosProfessor • Intervenção pedagógica • Elaboração de projetos especiais • Foco nos alunos com dificuldades • Ações de reforço escolar • Planejamento das ações de sala de aula • Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, devem ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." ( Rubem Alves )
MUITO OBRIGADA! Janaina Aparecida Ponté Coelho janaina@caed.ufjf.br