1 / 40

Oficina de divulgação de resultado do Sistema de Avaliação da Educação do

Oficina de divulgação de resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Analista de Instrumento de Avaliação : Janaina Ponté. Oficina de Matemática – 5º ano EF Objetivo

vianca
Download Presentation

Oficina de divulgação de resultado do Sistema de Avaliação da Educação do

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Oficina de divulgação de resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Analista de Instrumento de Avaliação: Janaina Ponté.

  2. Oficina de Matemática – 5º ano EF Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAERJ para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

  3. O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.

  4. Oficina de Matemática – 5º ano EF Seção 1: Matriz de Referência para Avaliação

  5. Aspectos a serem considerados em uma Matriz • Constitui um parâmetro de orientação; • Apresenta o objeto da avaliação; • Caráter de universalidade; • Orientação na elaboração de itens.

  6. É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:

  7. Em Matemática, as competências englobam três níveis. Veja um exemplo em Geometria. 1)Firmar conceitos e reconhecer figuras geométricas planas ou espaciais. Conceituação 2)Mobilizar conceitos e propriedades geométricas para estabelecer relações ou efetuar cálculos envolvendo elementos de uma figura.Manipulação 3) Utilizar conceitos e propriedades geométricas para resolver problemas. Aplicação

  8. A Matriz de Matemática está estruturada em quatro temas Tratamento da Informação Números, Operações e Álgebra Grandezas e Medidas Espaço e Forma

  9. Aspectos a considerar sobre Descritores • Os descritores têm origem na associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelo aluno que se traduzem em certas habilidades. • Constituem uma sumária “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado. • Implicam, como fundamento, aspectos conceituais ou teóricos relacionados a diferentes áreas do conhecimento a serem avaliadas.

  10. A função dos descritores é, portanto, indicar as habilidades que serão objeto de avaliação, no conjunto de itens que compõe o teste em cada período de escolaridade. • Os descritores: • -- pretendem indicar quais as habilidades que se espera que os alunos tenham desenvolvido; • --constituem a referência para a elaboração dos itens que devem compor o teste de desempenho. • É a matéria-prima para elaboração dos itens.

  11. Das Matrizes aos itens dos testes de proficiência

  12. Matriz de Referência Matemática - 5º ano EF

  13. O QUE É UM ITEM? O item é uma questão do teste de larga escala, que avalia uma única habilidade. Portanto o item é unidimensional.

  14. O ITEM E SUAS PARTES Página 20

  15. O item avalia a habilidade de os estudantes calcularem o resultado de uma subtração de números naturais. Essa subtração envolve o reagrupamento da casa das dezenas para a casa das unidades. Uma possível estratégia é usar o algoritmo da subtração alinhando as parcelas à direita de modo que os algarismos de cada ordem fiquem posicionados verticalmente. Na resolução da operação pelo algoritmo ou através do cálculo mental, utiliza-se a decomposição dos algarismos, efetuando a subtração de cada ordem para compor o resultado final. A alternativa correta foi assinalada por 65% dos estudantes avaliados. A escolha da alternativa B (16,0%) indica que esses estudantes não dominam o processo de resolução do algoritmo da subtração, pois subtraíram, em cada ordem, o menor algarismo do maior. A realização de cálculos que envolvem a subtração possibilita que os estudantes utilizem a decomposição das escritas numéricas, além de estimular a memorização de fatos básicos da subtração. É importante que esses estudantes compreendam o significado da subtração no contexto de sua aplicação.

  16. Composição dos testes Itens do bloco CAED. Itens NOVOS comuns Saeb 2009. Itens comuns com o Saerj 2010. Itens comuns com o teste do 9EF (itens novos). Itens NOVOS 2011.

  17. Oficina de Matemática – 5º ano EF Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados

  18. Exemplo de resultados de uma escola

  19. 8 524 alunos. 7 012 alunos. 3 637 alunos. 1020 alunos.

  20. 98 alunos. 200 alunos. 140 alunos. 52 alunos.

  21. 21 alunos. 48 alunos. 44 alunos. 20 alunos.

  22. Dada uma trajetória entre duas localidades no mapa, identifica a descrição textual que representa esse deslocamento. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices utilizando nomenclatura abscissa/ordenada.. Identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás Identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Realiza atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. RJ ESCOLA CR

  23. Leitura na vertical

  24. Atividades

  25. Uso dos ResultadosProfessor • Intervenção pedagógica • Elaboração de projetos especiais • Foco nos alunos com dificuldades • Ações de reforço escolar • Planejamento das ações de sala de aula • Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

  26. Atividades

  27. " O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, devem ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." ( Rubem Alves )

  28. MUITO OBRIGADA! Janaina Aparecida Ponté Coelho janaina@caed.ufjf.br

More Related