90 likes | 244 Views
Aulas Nr 1 e 2 Introdução a simulação de sistemas físicos Prof. José V. C. Vargas. Grupo de Energia e Ciências Térmicas da UFPR. MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO. O MODELO DE ELEMENTOS DE VOLUME.
E N D
Aulas Nr 1 e 2 Introdução a simulação de sistemas físicos • Prof. José V. C. Vargas Grupo de Energia e Ciências Térmicas da UFPR
O MODELO DE ELEMENTOS DE VOLUME VARGAS, J. V. C. ; STANESCU, G. ; FLOREA, R. ; CAMPOS, Marcos Carvalho . A numericalmodel to predictthethermalandpsychrometricresponseofelectronic packages. AsmeJournalofElectronicPackaging, v. 123, n. 3, p. 200-210, 2001. DILAY, E., VARGAS, J. V. C., SOUZA, J. A., ORDONEZ, J. C., YANG, S., MARIANO, A. B. A volume elementmodel (VEM) for energysystems engineering. InternationalJournalof Energy Research, 2014, in print.
Modelo de Trocador de Calor Regenerador Sistema 1: grade metálica do regenerador e tubo (parte sólida – em preto na Figura) Hipóteses: • Grade soldada com tubo interno • Grade não tem contato físico direto com o tubo externo Aplica-se a 1ª Lei da Termodinâmica ao sistema 1, de acordo com o diagrama da Figura, obtendo a seguinte equação:
Modelo de Trocador de Calor Regenerador A porosidade é um parâmetro importante no modelo porque afeta a resposta térmica do regenerador. É possível expressar as áreas nas Equações como funções da porosidade, da seguinte maneira: . A massa total do EV j é expressa como uma função do volume total de grade e tubo no EV j, como se segue: . As condições de contorno são definidas por: Primeiro elemento de volume (célula): Último elemento de volume (célula):
Modelo de Trocador de Calor Regenerador Sistema 2: fluido quente em movimento (em amarelo na Figura) Aplica-se a 1ª Lei da Termodinâmica ao sistema 2, de acordo com o diagrama, e adotando variáveis sem subscrito para se referir ao fluido quente, obtém-se a seguinte equação:
Modelo de Trocador de Calor Regenerador Sistema 3: fluido interno em movimento (em cinza na Figura) Aplica-se a 1ª Lei da Termodinâmica ao sistema 3, de acordo com o diagrama da Fig. 8.7, obtendo a seguinte equação: . As condições de contorno são: