E N D
O Lince Ibérico Trabalho realizado por: Frederico Guedes nº9 João Costa nº12 Miguel Gonçalves nº16 |5ºB|
Índice -Introdução -Características do Lince Ibérico I -Características do Lince Ibérico II -Ecologia -Reprodução -Futuro -Estatuto -Factos -Factores de ameaça -Conclusão -Bibliografia
Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o Lince Ibérico, como vive, as suas características, o futuro do Lince, onde se situa... O Lince Ibérico é o felino mais ameaçado do MUNDO!!!
Características do Lince Ibérico I -Família: Felidae -Espécie: Lynx pardinus -Comprimento: 80-100 cm -Cauda:12-16 cm -Garrote:40-55 cm -Peso: 8-14 kg -Dentição: 28 dentes -Cor: Castanho-Amarelado -Outros nomes: Liberne; Cerval
Características do Lince Ibérico II -Características: “Pincéis” nas orelhas; cauda curta; longas patilhas -Gestação:65-72 dias -Cio: Janeiro-Fevereiro -Parição: Março-Abril -Nº de crias: 1-4 crias, vulgarmente duas
Ecologia O Lince Ibérico é um carnívoro nocturno que se alimenta de coelhos-bravos,roedores, aves e crias de cervídios. Os seus habitats são os bosques, os matagais mediterrânicos e Espaços abertos.
Reprodução Os linces acasalam entre Janeiro e Março. Após um período de gestação, entre 65 e 72 dias, nascem vulgarmente duas crias, que se tornam independentes depois de cumprido um ano de vida.
Futuro O futuro do lince pode ser «sorridente», se a recuperação em cativeiro funcionar.
Estatuto Uma das espécies em vias de extinção registadas nos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN é o Lince Ibérico. É considerada uma espécie prioritária pela Directiva de habitats.
Factos Em finais de 2008 estará pronto o novo centro de criação em cativeiro de Linces Ibéricos no Algarve, em Silves.
Factores de Ameaça As principais ameaças que levam o Lince à extinção são a diminuição do nº de coelhos-bravos, a destruição do seu habitat e a caça furtiva.
Conclusão Com este trabalho aprendemos muitas coisas sobre o Lince Ibérico. Gostámos muito de fazer este trabalho, porque foi divertido.
Bibliografia www.diariodigital.es www.lynxpardinus.naturlink.pt www.pt.wikipedia.org\wiki\Lince Ibérico www.carnivora.fc.ul.pt\lince.htm www.ambiente.dec.uc.pt/~pxavier/lince.html www.sotaodaines.chrome.pt/sotao/lince.html www.lynx.uio.no/jon/lynx/lyxpt02p.htm