1 / 26

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!. III ETAPA DA JORNADA PEDAGÓGICA Conteúdo Programático: A mediação da Equipe Pedagógica no Currículo: Políticas Curriculares, Proposta Pedagógica Curricular e Livro Didático (PNLD e LDP); A Lei nº 11645/08 e o Projeto Político Pedagógico.

waite
Download Presentation

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

  2. III ETAPA DA JORNADA PEDAGÓGICA • Conteúdo Programático: A mediação da Equipe Pedagógica no Currículo: Políticas Curriculares, Proposta Pedagógica Curricular e Livro Didático (PNLD e LDP); A Lei nº 11645/08 e o Projeto Político Pedagógico.

  3. Possibilitar a mediação na escolha do Livro Didático e na implementação da Lei 11645/08.

  4. COMO ANDAM NOSSAS CERTEZAS EM RELAÇÃO AO NOSSO TRABALHO?

  5. Almoço na relvaPablo Picasso, 1963(Após 27 óleos e mais de 150 desenhos)‏

  6. Almoço na relvaPablo Picasso, 1960

  7. Almoço na relvaPablo Picasso, 1960

  8. Almoço na relvaEdouard Manet, 1866

  9. 1985 – Criação do PNLD *Indicação dos livros professores

  10. Prover as escolas com livros de qualidade. • Organização do processo de escolha do livro de forma coletiva e consciente.

  11. As escolhas e as características dos livros didáticos e o uso que os(as) professores(as) fazem dele em suas práticas de ensino.

  12. Texto principal ( conteúdo/ o que se espera) • Texto secundário ( conteúdo/ o que se espera) • Imagens ( conteúdo; o que se espera) • Atividades (Reforço/Reafirmação do conteúdo?/ação que se espera?)

  13. É importante o registro dos pontos relevantes para justificar sua escolha na hora da discussão em grupo;

  14. Por que escolher um livro? • Para quê? • Para quem? • O que você espera do livro didático? • Quais as conseqüências práticas possíveis de sua escolha?

  15. Projeto Político Pedagógico da Escola DCE’S Proposta Pedagógica Curricular PTD -Trabalho dos professores -Realidade da Escola Processo de escolha deve estar em consonância com:

  16. QUE OBJETIVOS PRETENDEMOS ALCANÇAR COM NOSSO TRABALHO NA ESCOLA? NÃO EXISTE NEUTRALIDADE AO DEFINIRMOS O CURRÍCULO ESCOLAR

  17. O novo nasce do velho; mas às vezes o novo só esconde o velho... Não precisamos abandonar tudo o que sabemos e fazemos

  18. Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. Foto: João Bittar

  19. INDAGAÇÕES... • Na medida em que crescem as pesquisas sobre os livros didáticos, consolida-se a conclusão quanto aos problemas inerentes a obras que seguem basicamente o mercado, e não os interesses do ensino.

  20. INDAGAÇÕES... • A única conclusão positiva nesse campo parece ser a de que nosso ensino seria ainda pior se não fossem os livros didáticos, tal o grau de dependência que o magistério nacional tem para com os mesmos (Freitas, Motta, Costa, 1987).

  21. INDAGAÇÕES... • (análise) O conjunto de livros didáticos pesquisados reflete com alto grau de fidelidade os conteúdos ensinados em sala de aula.

  22. INDAGAÇÕES... • é nesse material que alguns professores procuravam/procuram a orientação sobre o que ensinar e como ensinar.

  23. A QUE CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS CHEGAMOS: • Contrapor-se a utilização dos livros didáticos (e\ou outro material didático: revistas, jornais...) na escola, penalizando-os, é olhá-los, exilados do seu contexto de ação.

  24. Portanto, se ignorarmos esses fatores (de análise), corremos o risco de superficializar nossas análises, apontando somente as imperfeições destes materiais, e de exilá-los da finalidade social da escola.

  25. Por isso, nossa tarefa (Equipe Pedagógica) na escola, “também” é entender melhor, em que medida o conhecimento escolar se afasta e/ou se aproxima nos livros didáticos.

More Related