520 likes | 958 Views
A EUCARISTIA. O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES. O Reino de Deus chegou …. Jesus veio para reunir a todos numa só família…. Jesus enviou os Apostolos.
E N D
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES
O Reino de Deus chegou … Jesus veio para reunir a todos numa só família…
Jesus enviou os Apostolos «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado.E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28)
Estarei sempre convosco Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» (Jo 6,51)
O DOMINGO É O DIA (DA RESSURREIÇÃO) DO SENHOR A comunidade reúne-se para celebrar a Eucaristia
A comunidade: Reunidos no mesmo lugar Onde dois ou três se reúnem em meu nome, Eu estou no meio deles (Mt 18,20) Durante a semana estamos dispersos, cada um nos seus trabalhos e ocupações. No Domingo o Senhor reúne-nos em família para partilhamos o banquete do Reino do Céus. Igreja = Assembleia convocada A Comunidade reunida é sinal de unidade: um sinal visível do projecto de Deus que quer reunir numa só família todas as famílias da terra.
Reunidos "com" Jesus A igreja é um lugar sagrado por causa da presença de Jesus no Sacrário. … sentimo-nos ansiosos, agitados, angustiados, preocupados… Entramos na igreja, Jesus-Eucaristia está à nossa espera… ELE CURA-NOS A igreja é a nossa casa, lá está Jesus: Ele é nosso irmão, juntos formamos a Igreja/família de Deus.
Saimos do nosso tempo e entramos no tempo de Deus, o Eterno Presente. Jesus está no meio de nós como autrora, em Belém, em Nazaré, em Cafarnaum, no mar da Galileia...
O Mistério da fé Jesus torna-se Pão da Vida Eterna, na Eucaristia
Entregou-se por nós «Tomai: isto é o meu corpo.» - «Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que vai ser derramado por todos». (Mc 14,22-24)
Eucaristia = Agradecimento Memorial da Última Ceia, a Eucaristia deveria ser marcada pela tristeza da despedida do Mestre e do anúncio da sua morte próxima, a sua própria morte que Jesus antecipava em mistério na Ceia da Quinta-feira-santa: o pão e o vinho tornam‑se, de facto, o corpo entregue e o sangue derramado (Lc 22, 19‑20). Mas, a celebração desenrola‑se em clima de alegria, é «eucaristia»: bênção, louvor, acção de graças. Banquete festivo de comunhão celebrado à luz da Páscoa. A paixão dolorosa tornou‑se aí "bem‑aventurada paixão" (OE 1), paixão triunfal.
A NOSSA PÁSCOA SEMANAL Em cada Eucaristia Jesus reúne-nos explica as Escrituras reparte o Pão da vida Como fez com os dois discípulos de Emaús
JESUS DEU A SUA VIDA POR NÓS NA CRUZ NA EUCARISTIA JESUS CONTINUA A DAR A SUA VIDA POR NÓS FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM RENOVA-SE POR NÓS O SACRIFICIO DA CRUZ: A NOVA E ETERNA ALIANÇA
A Igreja peregrina em terra e a Igreja triunfante no Céu estão unidas em profunda comunhão. …vivemos exilados, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara...(2Cor 4,6-7)
«Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.» (Lc 22,20) Em cada Eucaristia, Jesus renova a sua aliança connosco, o dom de sí mesmo oferecido gratuitamente, por amor!
Os padres: ministros da Palavra e dos Sacramentos.
Jesus é o único sacerdote da Nova Aliança …temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus. Aproximemo-nos confiantes ao trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia….(Heb 4,14-16)
O SACERDOTE actua em "persona Cristi" RE-PRESENTA JESUS
Pão e vinho fruto do nosso trabalho
«Deixai as crianças vir ter comigo, não as impeçais: pois delas é o Reino do Céu.» (Mt 19,14)
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a Vida Eterna a minha carne é verdadeira comida o meu sangue é verdadeira bebida. Jo 6,54-55
Entrando na igreja, fazer a genuflexão e o sinal da Cruz • Participar activamente na Santa Missa • Comungar estando em graça de Deus • Agradecer depois da comunhão • Visitar Jesus presente em todos os sacrários, adorá-Lo • Confessar-se regularmente
Fazei o que Ele vos disser (Maria, Jo 2,5) Fazei isto em memória de Mim (Jesus) 1Cor 11,24-26 Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em foi entregue, tomou pão e, deu graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto em memória de mim.» Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.
... como outrora em Belém
Pão Vivo e Santo: alimento do homem peregrino a caminho para Deus A eficácia da Eucaristia está bem simbolizada no pão que o anjo levou ao profeta Elias. Pão que lhe deu força para subir o Monte Horeb e encontrar-se com Deus. A EUCARISTIA É O PÃO MILAGROSO QUE JESUS DEU À HUMANIDADE PÃO QUE ALIMENTA PÃO QUE DÁ FORÇA PÃO DA VIDA NOVA PÃO DA VIDA ETERNA
O pecado suja a alma Preparar-se ... O pecador vive nas trevas
VIVER EM GRAÇA SERCRIATURAS NOVAS: FILHOS DE DEUS PAI IRMÃOS DE DEUS FILHO FAMÍLIA DE DEUS (IGREJA) PELO ESPÍRITO SANTO
comungar em estado de graça, com amor
Senhor, não sou digno que entreis em minha morada, dizei só uma palavra e ficarei curado!
Cordeiro de Deus Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo Tende piedade de nós Vós que tirais o pecado do mundo Acolhei a nossa súplica Vós que estais a direita do Pai, Tende piedade de nós (Oração do Glória) EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!
Adorá-Lo Eu sou o Pão Vivo descido do Céu
VISITAR O SACRÁRIO adorá-Lo agradecê-Lo