180 likes | 369 Views
A L L A N . K A R D E C. 03.10.1804 31.03.1869. O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA.
E N D
A L L A N . K A R D E C 03.10.1804 31.03.1869
O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA • “F o r a d a c a r i d a d e n ã o h á s a l v a ç ã o”
“QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA “CARIDADE” COMO A ENTENDIA J E S U S ?” • -benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (LE, questão 886)
Hippolyte Léon DenizardRivailnasceu em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804. Estudou com o célebre Pestalozzi. ( Johann Heinrich Pestalozzi - 1746/1827 - emérito pedagogo suíço, considerado, ao mesmo tempo, como um dos precursores da Escola Nova, da Pedagogia Social ou Educação Popular e da Pedagogia Moral, foi quem mais se destacou na tentativa da educação de crianças pobres, valorizando o modelo familiar e o aspecto da formação moral. Dedicou-se ao seu trabalho no Castelo de Yverdon. )
E, entre seus discípulos inclue-seHippolyte Leon DenizardRivail– ALLAN KARDEC – que se tornou um seu eminente aluno e colaborador. Após Yverdon, Kardec foi de grande influência na reforma dos estudos na França e na Alemanha.
Fundou, em Paris – com sua esposa AmélieGabrielleBoudet – um estabelecimento semelhante ao de Yverdun. • Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou, em sua casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada.
Foi em 1854 que Rivail ouviu falar das mesas girantes, fenômeno mediúnico que agitava a Europa. Em Paris, ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo. E, então Interrogava aos Espíritos, anotando tudo. Assim ordenou os dados que obteve.
Médiuns Katherine e Margareth Fox Vendo que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, aplicou à nova ciência o método da experimentação.
Não formulava teorias pré-concebidas, observava com atenção, comparava, deduzia as conseqüências; sempre procurava a razão e a lógica dos fatos. Mais tarde, continuando suas indagações aos espíritos, lançou O LIVRO DOS ESPÍRITOS.Adotou o pseudônimo Allan Kardec, a fim de diferenciar a obra espírita da produção, antes publicada, voltada à Pedagogia. Ficou, desde já, conhecido como O CODIFICADOR.
O lançamento de O LIVRO DOS ESPÍRITOS deu-se em Paris em 18 de abril de 1957. Kardec já informava que os autores da Doutrina eram os Espíritos Superiores, de quem haviam recebido, conforme prometido por Jesus, em João, cap. XV, v.15,16 : Galérie D’Orléans, 13, no Palais Royal, onde foi lançado “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”.
“Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e Ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco: O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber,porque não o vê e não o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo aquilo que eu vos tenha dito”.
Esta obra traz os fundamentos do Espiritismo e expõe, através de respostas dadas por espíritos superiores, a síntese de uma nova filosofia espiritualista. Em sua primeira edição, estava dividida em 3 partes, contendo 501 perguntas. Em sua segunda edição, de 1860, já aparecia dividida em 4 partes contendo as atuais 1018 questões.
OS LIVROS DA CODIFICAÇÃO 1868 - A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Obra de caráter científico e filosófico, dividida em 2 partes: A 1ª, detalha a criação tanto material quanto orgânica e espiritual; a 2ª trata de Jesus, dos milagres e das predições. 1865 - O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo. As penas e gozos futuros. A vida após a morte. A Justiça Divina. 1864 -O Evangelho Segundo o Espiritismo Trata da parte ético-moral da doutrina espírita, trazendo uma nova interpretação do Evangelho Bíblico de Jesus de Nazaré, analisado à luz do Espiritismo. 1861 - O Livro dos Médiuns - trata da mediunidade em seus aspectos teórico e experimental. Considerado o livro científico da doutrina espírita.
Em 1858 Allan Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Também naquele ano lançou a Revue Spirite (Revista Espírita). Em seguida, 1859 publicou o livro “O que é o Espiritismo”. Pequeno livro que traz os princípios básicos da Doutrina Espírita.
Kardec desencarnou em Paris, em 31 de março de 1869, aos 64 anos, pela ruptura de um aneurisma. Seus despojos mortais estão no cemitério PèreLachaise, em Paris. À época, seus amigos reuniram anotações e textos inéditos em um livro, lançado em 1890, com o título de OBRAS PÓSTUMAS. A inscrição no dólmende Kardec sintetiza a concepção evolucionista da Doutrina Espírita:“Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.”
Ante a Revelação Divina, assevera Jesus: - "Eu não vim destruir a Lei." • E reafirma Allan Kardec: • - "Também o Espiritismo diz:- não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução." Exaltando a lei de amor que rege o destino de todas as criaturas, advertiu-nos o Senhor: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." • E Allan Kardec proclama: - "Fora da caridade não há salvação." Salientando o impositivo da educação, disse o Excelso Orientador: - "Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai Celestial." • E Allan Kardec adiciona: - "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações infelizes." Emmanuel - Chico Xavier
Louvando a responsabilidade, ponderou o Senhor: "Muito se pedirá a quem muito recebeu." • E Allan Kardec conclui: - "Aos espíritas muito será pedido, porque muito hão recebido." Exaltando a filosofia da evolução, através das existências numerosas que nos aperfeiçoam o ser, na reencarnação necessária, esclarece o Instrutor sublime: - "Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo." • E Allan Kardec conclama: - "Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei." Consagrando a elevada missão da verdadeira ciência, avisa o Mestre dos mestres: - "Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres." • E Allan Kardec enuncia: - "Fé inabalável só aquela que pode encarar a razão face a face.”
Texto final com base no livro TREVO DE IDÉIAS (Emmanuel), psicografia de Chico Xavier João Cabral-Presidente da ADE-SERGIPE Website: www.ade-sergipe.com.br Novas mensagens de Auto-Ajuda na nossa Rádio Online-Ouça, agora. Aracaju-Sergipe-Brasil Em: 21.08.2011 Assessoria Internacional da ABRADE-Brasil Imagens retiradas da Internet Som : Je t’aime – André Rieu mlvagni@oi.com.br