1 / 13

ADVENTO

ADVENTO. Primeiro Tempo do Ano Litúrgico. Caríssimos,

wanda
Download Presentation

ADVENTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ADVENTO Primeiro Tempo do Ano Litúrgico

  2. Caríssimos, O Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico. Tempo que precede o Natal do Senhor Jesus. Para nós cristãos é um tempo de espera e de preparação. Por isso, é tempo de revisão de vida e de reflexão, para que nossos olhos estejam límpidos para ver o Senhor que vem. Tempo de adquirir roupas alvas da graça, conforme nos diz o livro do Apocalípse 3,18. Meditemos. Carinhosamente, Graziela

  3. O Tempo do Advento é um tempo especial de graça. Tempo de perseverança na provação. É tempo de alimentar a fidelidade a Deus, a virtude santa da Esperança. É tempo de preparação e alegria, de expectativa, tempo de arrependimento e tempo de promover a fraternidade e a Paz.

  4. O Tempo do Advento tem duas características: “É tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e é tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos.” Nas primeiras semanas, a liturgia, aponta mais para o “fim dos tempos”, a partir do dia 17 de dezembro até o dia 24, passa a apontar para o “começo”, visa a preparação para a celebração do Natal.

  5. O Advento é o Tempo Mariano, por excelência, do Ano Litúrgico. Neste Tempo, destaca-se a relação e cooperação de Maria no mistério da Redenção. Nossa Senhora, intercedei por nós neste Advento, a fim de que estejamos abertos para a manifestação do Reino de Deus em nossas vidas e possamos vivenciar o mistério da salvação, tendo Jesus como nossa referência e fundamento. Amém

  6. Símbolos do Advento: Os símbolos nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor, esse tempo. A coroa: tem sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno se acendiam velas ao “fogo do deus sol” com esperança de que a sua luz e o seu calor voltassem. A forma circular é porque o círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também o nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Jesus é o Sol. Cristo é a Luz do mundo. É a aliança entre Deus e os homens.

  7. As velas As quatro velas, simbolizam cada uma as quatro semanas do Advento. Liturgicamente são três velas roxas (cor litúrgica do Advento que nos leva ao recolhimento, conversão e preparação) e uma cor-de-rosa (para o 3º domingo, conhecido como Domingo Gaudete = Alegrai-vos, que nos recorda a alegria da vinda do Salvador)

  8. Entretanto, cadauma das velas poderá ser de cor diferenciada e representará uma reflexão para os fiéis. No primeiro domingo acende-se a vela de cor roxa, simbolizando o perdão a Adão e Eva, e o desejo de conversão de todos os fiéis. Também é o domingo da vigilância na espera da vinda do Senhor.

  9. No segundo domingo do Advento, a segunda vela que será acesa, terá a cor verde representando a fé dos patriarcas que creram no dom da terra prometida. Os fiéis são exortados a refletirem sobre a sua caminhada de conversão.

  10. Para o terceiro domingo a vela terá a cor rosa e simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. Os fiéis são chamados a se alegrarem pelos tempos Messiânicos e pelo testemunho dado pelo Precursor (João Batista). A última vela a ser acesa terá cor branca, e representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça. Todos são chamados a refletirem também sobre a disposição de Maria diante do anúncio do nascimento de Jesus Cristo.

  11. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos, pois o Senhor está próximo” (Fl 4,4-5b)

  12. Visite nosso site: www.tesouroescondido.com Texto - O Ano Litúrgico - Anámnesis 5, Wikipédia e outros Imagens - Google Música - Toquem as trombetas, é o Senhor que chega. Agnus Dei Formatação - Graziela Para receber novos pps envie e-mail para: meditacaosextafeira@gmail.com

  13. VINDE SALVAR-NOS, Ó REDENTOR!

More Related