250 likes | 878 Views
O Que é um BURACO NEGRO ?. Um buraco negro é um objecto com um campo gravítico incrivelmente poderoso que “suga” toda a energia que por lá passe, até a luz, o que o torna invisível.
E N D
O Que é umBURACO NEGRO? Um buraco negro é um objecto com um campo gravítico incrivelmente poderoso que “suga” toda a energia que por lá passe, até a luz, o que o torna invisível. Em tempos, estes “monstros” foram estrelas que depois de milhares de anos a brilharem esgotaram com a sua reserva de energia e acabaram por implodir num ponto minúsculo onde toda a matéria fica concentrada.
Como se formam os BURACOS NEGROS??? Ao mesmo tempo, ocorre outro processo gravidade que tende a empurrar todo o hidrogénio novamente para dentro. Nas estrelas ocorre o processo fusão nuclear que tende a empurrar o hidrogénio dentro da estrela para fora dela. Estas duas forças estão em equilíbrio em grande parte da vida da estrela.
Mas, passados milhares de anos, o hidrogénio começa a escassear e a gravidade toma conta da estrela que, devido a esta grande força, desmorona sobre si mesma numa implosão chamada supernova. Nas estrelas de M<8x a do Sol, esta implosão pára e forma-se uma anã branca. Mas as estrelas de M>8x a do Sol são donas de uma grande força gravitacional e a implosão não pára até toda a matéria estar concentrada num único ponto.
Como se “vêem”? Como estes fenómenos estelares são negros, não se podem observar directamente. Existem técnicas novas para os podermos detectar. • 1- Sistemas binários. O buraco Negro faz-se acompanhar por uma estrela da qual vai sugando matéria e energia.
Quando a matéria da sua estrela companheira é “aprisionada” do disco de acrecação, vai aquecendo muito e emite uma forte fonte de raios-X. Estes podem ser detectados por telescópios de raios-X que orbitam fora da atmosfera da Terra. • 2- Raios-X.
3- Quando o buraco negro se situa entre uma estrela e a Terra. A luz da estrela passa pelo buraco negro e a maior parte é sugada, mas aquela que passa pelo horizonte de acontecimentos (onde a gravidade é igual à velocidade da luz) consegue escapar. Da Terra vê-se a luz da estrela que deveria ser mais brilhante.
Distorção do Espaço/Tempo Pensa-se que o tempo, nos buracos negros, simplesmente páre. Os buracos negros provocam um “poço gravitacional” que faz com que o tempo decorra mais devagar e um aumento das distâncias à medida que nos aproximamos da massa central. Esta poderia ser a solução para viagens interestelares, mas se o campo gravitacional é tão forte que comprime e espreme toda a matéria, como nos conseguiríamos aproximar?
Recapitulando… • Os buracos negros formam-se quando uma estrela de M>8x a do Sol implode numa explosão chamada supernova. • São formados pela singularidade (no centro), o disco de acrecação, o horizonte de acontecimentos e, alguns, por jactos de gás. • Só podem ser observados através de métodos indirectos: sistemas de duas estrelas; por raios-X e quando este se situa entre uma estrela e a Terra. • Os buracos negros criam um “poço gravitacional” que faz com o tempo ande mais devagar e as distâncias sejam maiores.