150 likes | 315 Views
Cores: estímulo visual no PDV. Fonte: Adaptação – Livro Cores no varejo, as emoções com determinadas cores e iluminação, Gilberto Strunck & Cores e Sensações no Varejo, Flávio Radamarker. Estratégia Visual no PDV.
E N D
Cores: estímulo visual no PDV Fonte: Adaptação – Livro Cores no varejo, as emoções com determinadas cores e iluminação, Gilberto Strunck & Cores e Sensações no Varejo, Flávio Radamarker.
Estratégia Visual no PDV A percepção sensorial no ponto de venda é de grande importância. A organização dos produtos e o desing do layout não são as únicas estratégias de venda. Passam pelos olhos dos clientes o ambiente de consumo oferecido pelas lojas que vai muito além disso. A partir disso, tem se notado cada vez mais estratégias sensoriais no PDV. Diversos estudos têm se desenvolvido com o objetivo de estimular as vendas a partir do estimulo sensorial de seus consumidores. Busca-se explorar de forma mais eficiente possível os sentidos com o olfato, paladar, tato e visão. Uma das estratégias é influenciar o consumidor pela percepção visual no ponto de venda. Uma tática pertinente passa pela organização e apresentação das cores do PDV e dos produtos à venda. As cores estimulam sensações e são capazes de influenciarem o comportamento de consumo. De acordo com a apresentação de uma fonte de luz ou de objetos coloridos cada um interpreta essa informação visual de forma a ser atraente ou não. Portanto, é imprescindível determinar o público-alvo a fim de melhor trabalhar seu estilo, e com isso tornar o negócio mais rentável.
Fatores de atração do consumidor: • 85% dos compradores colocam a cor como o primeiro fator de atração para a escolha de um produto. • 80% reconhecem inicialmente pela cor os produtos que já compraram. • 93% dos compradores fazem suas escolhas baseados na aparência visual dos produtos. • Fonte: Color Marketing Group
Cores e tons: • Corres claras: agradam a maioria das pessoas, ampliam visualmente o espaço. Deve evitar ambientes excessivamente claros, porque podem tornar fria a percepção do ambiente. • Cores escuras: remetem sensações quentes (bebidas, romance e força) e tornam mais acolhedoras lojas de ambiente muito grande. • Tom pastel: tem a capacidade de trazer calma ao ambiente. Não deve ser usado em varejo popular. • Tom forte: devem ser usadas apenas em detalhes.
Combinação de cores e seu efeito: • -Laranja, preto e azul-real: atraem mais compradores impulsivos. Indicada para outlets; • Verde-água e azul escuro: para compradores que têm um limite para comprar. Indicada para grandes lojas de departamento; • -Rosa e azul-claro: preferida pelos consumidores mais tradicionais. Indicada para lojas de roupas.
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: VERDE: transpassa saudabilidade, relaxamento . Simboliza produtos naturais, ecológicos e sustentável. Exemplo:
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: PRETO: transpassa poder e força. Simboliza produtos de luxo. Exemplo:
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: LARANJA: transpassa energia. Estimula as pessoas a agir. Exemplo:
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: VERMELHO: transpassa atenção, perigo e urgência. Cor utilizada para destaque de liquidação e restaurantes fast-foods. Exemplo:
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: AMARELO: transpassa otimismo e juventude. Cor utilizada nas vitrines para chamar atenção.
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com o consumidor: AZUL: transpassa calma, credibilidade e segurança. Cor utilizada em instituições financeiras e seguradoras. Exemplo:
As cores e sua capacidade intrínseca de se comunicar com as pessoas: ROSA: transpassa feminilidade e romantismo. Cor utilizada em produtos femininos Exemplo:
Aspecto psicológicos influenciados pelas cores: Branco: Pureza, higiene, frescor, calma. A combinação com as demais cores denota harmonia. A predominância desta cor em um ambiente aumenta a luminosidade. Preto: Distinção, sofisticação, curiosidade, luxo, mistério e superioridade. Cor ligada também à morte na cultura ocidental. Cinza: Sabedoria, neutralidade. Em uma concepção contemporânea remete também a aspectos urbanos e modernos pela sua ligação com o concreto e o cimento. Vermelho: Ação, dinamismo, vibração e emoção. Muito utilizada para estimular o consumo relacionado ao apetite. Amarelo: Credibilidade, alegria, divertimento. Estimula a criatividade e interação pessoal. Laranja: Mudança, expansão, energia, dinamismo, criatividade. Assim como o vermelho, também estimula o consumo, principalmente ligado ao apetite.
Aspecto psicológicos influenciados pelas cores: Rosa: Feminilidade, inocência, sonho e pureza. Verde: Natureza, harmonia, concentração, frescor e estabilidade. Remete à ideia de equilíbrio e confiabilidade. Marrom: Confere aspecto conservador a um ambiente. Azul: Produtividade, sucesso, relaxamento, paz. Em tons escuros está relacionado a aspectos similares ao Preto.