160 likes | 257 Views
A Era da Info rmação. Web writing. é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais. Conteúdos digitais. São todas as informações emitidas por uma mídia digital, sejam elas símbolos, ícones, imagens ou um simples texto. Usuário.
E N D
Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
Conteúdos digitais São todas as informações emitidas por uma mídia digital,sejam elas símbolos, ícones, imagens ou um simples texto.
Usuário É o receptor no esquema de comunicação digital. É ele quem decodifica, baseado em suas experiências, a informação. Possui um comportamento peculiar, está sempre aprendendo enquanto navega no meio. Você cria para ele.
Se o usuário não descobrir em aproximadamente 1 minuto como usar um site, ele sai e não volta mais. - 0,1 seg. é o tempo limite para resposta. - em torno 1,0 seg. o fluxo do pensamento ainda não se interrompe. - a partir de 10 seg. a concentração do usuário se vai. O excesso de informação ao qual ele está exposto gera um estado de angústia o que implica em um grau de risco e incerteza na tomada de decisões no meio.
Cognitivo Relativo ao conhecimento, à cognição. É o processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. É um estado relativo a um saber dedutível e a resolução de tarefas e problemas determinados. É a classificação que resulta de constatações, percepções e/ou ações que direcionam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica na utilização do pensamento e linguagem.
Semiótica Teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (lingüísticas ou não), enfatizando especialmente a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram. É o estudo dos fenômenos culturais considerados como sistema de significação, tenham ou não a natureza de sistema de comunicação.
Mídias digitais A leitura na tela é 25% mais lenta que no papel, podendo chegar a até 50% dependendo das cores utilizadas e de outros fatores como banners e etc. A concorrência na web não se restringe só a outras empresas de um determinado setor. Com os fundamentos do webwriting, a usabilidade de um site melhora em até 124%.
Os Fundamentos Objetividade Visibilidade Navegabilidade
Objetividade Vá direto ao assunto, ofereça a informação sem rodeios Utilize um texto base como entrada Desdobre o texto com links, não há limites num hipertexto O texto não necessita ser curto, porém não deve ultrapassar 20 linhas por tela
Visibilidade Usuários não lêem telas, escaneiam Títulos atraentes, com palavras chaves bem usadas, fisgam o usuário Utilize blocos de texto variando de 2 a, no máximo, 5 ou 6 linhas Não transforme seu texto num mar de hiperlinks Uma tela carregada de informações é um convite para o usuário sair e não voltar mais
Navegabilidade Evite hiperlinks nas primeiras linhas Um click e lá se foi o texto principal Links externos no corpo do texto são um perigo O excesso de hiperlinks podem transformar seu texto num labirinto sem volta Pense, ofereça aquilo que realmente importa
Estilo Usuários se identificam mais com textos simples e semi-informais Converse com o usuário, um bom texto é um convite à navegação Credibilidade é fundamental Nunca use o gerúndio em nomenclatura de botões e links
Seja honesto com o usuário, é assim que você terá credibilidade. Nunca tente conduzi-lo, deixe-o a vontade para ir e vir ou entrar e sair, o importante é que ele se sinta bem e encontre facilmente o que deseja. Com o lado racional conquistado, seduza seu usuário pela emoção, ele espera por isso. Convença o internauta de que sua informação é de suma importância para ele. Pronto, mais um usuário fiel. Argumento lógico (afirmações) + Apelo emocional (idéias e imagens) = Credibilidade (dados). Desperta o interesse e inspira confiança.
Produção de Conteúdos Webtextos Arquitetura da Informação Prepare-se para as mídias digitais Informações: redator@web.de (61) 326 3628