120 likes | 266 Views
SOLENIDADE DE CRISTO REI, DIA 20-11-2011 MATEUS 25, 36-41. Domingo é dia de Cristo Rei.
E N D
SOLENIDADE DE CRISTO REI, DIA 20-11-2011 MATEUS 25, 36-41
Domingo é dia de Cristo Rei. Fim do ano litúrgico.A Festa de Cristo Rei é, também, a festa da soberania de Cristo sobre a comunidade cristã. A Igreja é um corpo, do qual Cristo é a cabeça, é Cristo que reúne os vários membros numa comunidade de irmãos que vivem no amor.Cristo que a todos alimenta e dá vida; é Cristo o termo dessa caminhada que os cristãos fazem ao encontro da vida em plenitude. Esta centralidade de Cristo tem estado sempre presente na reflexão, na catequese e na vida da Igreja?
Festa do Cristo Rei Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Jesus responde a Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36).
1ª Leitura - Ez 34,11-12.15-17 Quanto a vós minhas ovelhas: fareijustiça entre uma ovelha e outra. A profecia de Ezequiel é uma forma de apresentar Jesus na sua realeza divina; também no Antigo Testamento o rei é chamado Pastor: Jesus como Rei-Pastor reunirá o seu Povo e o conduzirá à terra da promissão. <br 2ª Leitura - 1Cor 15,20-26.28 Entregará a realeza a Deus-Pai,para que Deus seja tudo em todos. S. Paulo fala-nos da vitória final de Cristo na consumação dos tempos, quando todas coisas Lhe forem submetidas e Deus será tudo em todos.
EVANGELHO: M,25, 36-41 Em Mateus, "pobres em espírito" não significam ricos bonzinhos, mas sim pobres que, além de sua pobreza material, são abertos à ação da graça do Pai. Eram os pobre os que mais esperavam o Messias, que viria libertá-los de toda injustiça.
Mas será que Jesus é o Messias esperado pelo pobres? A resposta a esta indagação não é dada só por palavras, porque o messianismo não é apenas uma idéia, é uma pessoa concreta, que vem trazer a libertação aos pobres e oprimidos: "os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia" (Mt 11,5).
Para entrar no Reino de Deus, portanto, o caminho é a opção evangélica pelos pobres, vivida com eles na construção de um mundo mais justo e fraterno, isto é, parecido com o rosto de Deus. Em Mt 5, 21-48, recolhemos uma lição que nos ajuda a viver o nosso compromisso com os pobres e como a lei na perspectiva bíblica deve ser entendida. A lei nos mostra como devemos tratar o nosso irmãos: em tudo respeitado e amado como filho de Deus.
É indispensável concluir esta reflexão chamado atenção para um ponto de fundamental importância. O evangelho de hoje Mt 25,31-46 mostra de fato como Jesus entendia o pobre: aquele que passa fome, frio, tem sede, está preso e doente.
Seremos julgados pelo amor que dedicamos a esses pobres. Amor que nos leva a criar novos relacionamentos com Deus, com as Pessoas e com a Natureza. Mas onde está este Jesus? Bem! Jesus está "escondido" nos pobres, oprimidos e marginalizados, nos impedidos de participar de nossa convivência social. É isso mesmo!Seremos julgados pela prática libertadora que tivermos no caminho da libertação de todos os que foram oprimidos. É por isso que Jesus, em toda a sua caminhada, nos convida para: "cumprir toda a justiça" (Mt 3,15). Pe. Carlos Alberto Chiquim
Para melhor entender as reflexões das leituras do próximo Domingo, 20-11-2011,é necssário que você leia na bíblia as leituras citadas acima. Uma santa e feliz semana! Que Cristo Rei , reine no seu coração e em toda sua família. Parapuã, hoje é domingo, 7 de junho de 2014 Agora mesmo são 08:59 h. Marineves de Lima
FONTES CITADAS: BÍBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL Blog Presentepravoce blogspot.com-2011-02-deus-pai-e-aos-que-trabalharao-por.html SITES: www.emtudoavontadededeus. NPDBRASIL A PALAVRA DE DEUS NA VIDA. C. N. B. B. FÉ E VIDA TEOLOGIA