1 / 12

SOLENIDADE DE CRISTO REI, DIA 20-11-2011 MATEUS 25, 36-41

SOLENIDADE DE CRISTO REI, DIA 20-11-2011 MATEUS 25, 36-41. Domingo é dia de Cristo Rei.

xia
Download Presentation

SOLENIDADE DE CRISTO REI, DIA 20-11-2011 MATEUS 25, 36-41

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SOLENIDADE DE CRISTO REI, DIA 20-11-2011 MATEUS 25, 36-41

  2. Domingo é dia de Cristo Rei. Fim do ano litúrgico.A Festa de Cristo Rei é, também, a festa da soberania de Cristo sobre a comunidade cristã. A Igreja é um corpo, do qual Cristo é a cabeça, é Cristo que reúne os vários membros numa comunidade de irmãos que vivem no amor.Cristo que a todos alimenta e dá vida; é Cristo o termo dessa caminhada que os cristãos fazem ao encontro da vida em plenitude. Esta centralidade de Cristo tem estado sempre presente na reflexão, na catequese e na vida da Igreja?

  3. Festa do Cristo Rei Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Jesus responde a Pilatos quando pergunta se na verdade Ele é o Rei dos judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36).

  4. 1ª Leitura - Ez 34,11-12.15-17 Quanto a vós minhas ovelhas: fareijustiça entre uma ovelha e outra. A profecia de Ezequiel é uma forma de apresentar Jesus na sua realeza divina; também no Antigo Testamento o rei é chamado Pastor: Jesus como Rei-Pastor reunirá o seu Povo e o conduzirá à terra da promissão. <br 2ª Leitura - 1Cor 15,20-26.28 Entregará a realeza a Deus-Pai,para que Deus seja tudo em todos. S. Paulo fala-nos da vitória final de Cristo na consumação dos tempos, quando todas coisas Lhe forem submetidas e Deus será tudo em todos.

  5. EVANGELHO: M,25, 36-41 Em Mateus, "pobres em espírito" não significam ricos bonzinhos, mas sim pobres que, além de sua pobreza material, são abertos à ação da graça do Pai. Eram os pobre os que mais esperavam o Messias, que viria libertá-los de toda injustiça.

  6. Mas será que Jesus é o Messias esperado pelo pobres? A resposta a esta indagação não é dada só por palavras, porque o messianismo não é apenas uma idéia, é uma pessoa concreta, que vem trazer a libertação aos pobres e oprimidos: "os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia" (Mt 11,5).

  7. Para entrar no Reino de Deus, portanto, o caminho é a opção evangélica pelos pobres, vivida com eles na construção de um mundo mais justo e fraterno, isto é, parecido com o rosto de Deus. Em Mt 5, 21-48, recolhemos uma lição que nos ajuda a viver o nosso compromisso com os pobres e como a lei na perspectiva bíblica deve ser entendida. A lei nos mostra como devemos tratar o nosso irmãos: em tudo respeitado e amado como filho de Deus.

  8. É indispensável concluir esta reflexão chamado atenção para um ponto de fundamental importância. O evangelho de hoje Mt 25,31-46 mostra de fato como Jesus entendia o pobre: aquele que passa fome, frio, tem sede, está preso e doente.

  9. Seremos julgados pelo amor que dedicamos a esses pobres. Amor que nos leva a criar novos relacionamentos com Deus, com as Pessoas e com a Natureza. Mas onde está este Jesus? Bem! Jesus está "escondido" nos pobres, oprimidos e marginalizados, nos impedidos de participar de nossa convivência social. É isso mesmo!Seremos julgados pela prática libertadora que tivermos no caminho da libertação de todos os que foram oprimidos. É por isso que Jesus, em toda a sua caminhada, nos convida para: "cumprir toda a justiça" (Mt 3,15). Pe. Carlos Alberto Chiquim

  10. Para melhor entender as reflexões das leituras do próximo Domingo, 20-11-2011,é necssário que você leia na bíblia as leituras citadas acima. Uma santa e feliz semana! Que Cristo Rei , reine no seu coração e em toda sua família. Parapuã, hoje é domingo, 7 de junho de 2014 Agora mesmo são 08:59 h. Marineves de Lima

  11. FONTES CITADAS: BÍBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL Blog Presentepravoce blogspot.com-2011-02-deus-pai-e-aos-que-trabalharao-por.html SITES: www.emtudoavontadededeus. NPDBRASIL A PALAVRA DE DEUS NA VIDA. C. N. B. B. FÉ E VIDA TEOLOGIA

More Related