1 / 3

AUTORES:

OBSTRUÇÃO AMÍGDALA/ADENÓIDE E ATIVIDADE ELÉTRICA MUSCULAR EM RESPIRADORES NASAIS E EM RESPIRADORES ORAIS VICIOSOS E OBSTRUTIVOS. AUTORES: Luane de Moraes Boton

yehudi
Download Presentation

AUTORES:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OBSTRUÇÃO AMÍGDALA/ADENÓIDE E ATIVIDADE ELÉTRICA MUSCULAR EM RESPIRADORES NASAIS E EM RESPIRADORES ORAIS VICIOSOS E OBSTRUTIVOS AUTORES: Luane de Moraes Boton Ana Maria Toniolo da Silva Geovana de Paula Bolzan Eliane Castilhos Rodrigues Corrêa Angela Ruviaro Busanello UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- UFSM PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA- PPGDCH LABORATÓRIO DE MOTRICIDADE OROFACIAL

  2. Objetivo Correlacionar o grau de obstrução de amígdala e de adenóide e a atividade elétrica dos músculos orbiculares superior e inferior em crianças respiradoras nasais (RN) e em respiradoras orais viciosas (ROV) e respiradoras orais obstrutivas (ROO) Método Participaram desta pesquisa 59 crianças com idades entre 7 anos e 11 anos e 11 meses, selecionadas a partir de triagem fonoaudiológica e avaliação otorrinolaringológica, que possibilitaram a classificação dos participantes em três grupos: respiradores nasais, respiradores orais viciosos e respiradores orais obstrutivos. Para atingir o objetivo da pesquisa, todas as crianças foram submetidas à avaliação eletromiográfica dos músculos orbiculares, superior e inferior, no repouso, na isometria labial e nas funções de sucção e de deglutição. Para a análise estatística, realizou-se o Teste de correlação de Spearman (p<0,05).

  3. Resultados RN não houve correlação entre a atividade elétrica (RMS) dos músculos orbiculares orais e o grau de obstrução de amígdala e de adenóide. ROV foi verificada correlação entre a atividade elétrica do músculo orbicular inferior e o grau de obstrução da adenóide durante a deglutição. ROO existiu correlação entre a atividade elétrica do músculo orbicular inferior e o grau de obstrução de amígdala nesta mesma situação. Conclusão Concluiu-se que as variáveis graus de adenóide e de amígdala e atividade elétrica não apresentaram correlação, com exceção da atividade elétrica do músculo orbicular inferior durante a deglutição, que por ser uma função dinâmica, foi a que mais sofreu interferências em função da hipertrofia adenoamigdaliana.

More Related